Decoração – Descubra Como Fazer uma Estante de Caixotes Estilosa para a Sua Casa

O design sustentável – que segue uma vertente ambientalista – chegou à decoração de interiores e conquista cada vez mais adeptos. Suas peças, apesar de serem feitas de material reciclado e reutilizado, são muito bonitas, charmosas e estilosas. Combinam bem com o novo conceito de viver e morar, próprio de uma época cheia de crises econômicas, altos consumos e geração de resíduos em excesso.

Do que seria descartado, pode surgir, por exemplo, um ótimo móvel. Com caixotes de madeira, que seriam descartados ou ignorados depois do uso, pode-se montar uma bela estante para sala de estar. Não é incrível? Basta um pouco de criatividade e muita boa vontade. Vejas as dicas e exemplos apresentados a seguir e comprove como ‘decoração e reciclagem’ podem ser aliadas.

Veja também:

Dicas e Ideias de Decoração com Caixotes de Feira – Lindo, Barato e Funcional

Moldes de Feltro

Mesa de Centro Diferente Feita com Caixotes de Madeira

Como montar uma estante com caixotes – Passo a passo

Obviamente, para fazer uma estante de caixotes a primeira coisa a se deve fazer é reunir o maior número possível de caixotes. Indo a um supermercado é fácil encontrar alguns – negocie a compra com o lojista.

Depois, é preciso limpar as peças e, se necessário, aplicar um produto anticupim. Se a intenção é deixar a estante sem pintura, com a madeira crua, é só passar um verniz incolor e pronto – isso vai aumentar sua vida útil.

Personalizando a estante de caixotes

Agora, se a pessoa resolver que quer um móvel colorido, ela precisa lixar os caixotes e preparar a sua madeira. Uma demão de tinta PVA de fundo, na cor branca, deve ser suficiente.

E, em seguida, aplicar a tinta esmalte a base de água acetinada no tom desejado – rosa, amarelo, azul ou outra –, de preferência com spray ou pincel, pois o rolo pode deixar marcas.

Há também outras formas de personalizar ainda mais essa estante. Uma ideia é encapar os caixotes com tecidos ou formar geometrias com papel contact – o que vai deixar seu visual ainda mais moderno e arrojado.

Tudo vai depender de sua criatividade, é claro; assim como do estilo de sua residência e o efeito que se quer causar com a nova peça mobiliária!

Como combinar uma estante de caixotes com a decoração da casa

Antes de criar a estrutura da estante de caixotes, você precisa definir o posicionamento de seus módulos. É possível colocar as peças tanto na vertical quanto na horizontal; empilhadas ou presas lado a lado.

Se a ideia é fazer um móvel de formato mais uniforme, o ideal é usar caixotes do mesmo tamanho.  Já se a ideia for fazer algo mais assimétrico, então serão necessários caixotes de tamanhos diferentes.

Geralmente, a maioria dos caixotes de madeira é fabricada com material de baixa qualidade. Isso porque a intenção era, justamente, descartá-los o mais rápido depois do uso. O problema é que, por isso, eles apodrecem fácil. Isso quer dizer que, para montar uma estante mais resistente e durável, talvez seja melhor você pesquisar no mercado como conseguir peças novas – que ainda estão limpas, firmes e claras.

Depois que a estrutura do móvel for montada, é vez de fixar os módulos. Eles podem ser presos um no outro como também à parede.

Para isso, não se deve usar parafusos, pois eles poderiam rachar as ripas frágeis da madeira. O melhor são os pregos pequenos e finos – do mesmo tipo que se usa na construção de forros.

estante de caixote de feira

Fonte: Literar

Decorando a estante de caixotes

Agora, chegou à vez de preencher os caixotes. Como decorar este tipo de estante? Bem, certamente, os designers recomendariam que, nos espaços vagos, fossem colocados os mais variados enfeites.

Em uma sala de estar, por exemplo, os nichos podem ser preenchidos com CDs, DVDs e pequenos adereços, como porta-retratos e vasos de flores. Mas, e se esse tipo de móvel estivesse presente na decoração de outros cômodos da casa?

Em dormitórios infantis a estante de caixotes poderia servir para guardar brinquedos, coleção de carrinhos, de bonecos, troféus e mais. Nos home offices, para guardar livros e revistas. E nas cozinhas ou lavanderias – preferencialmente fechada com portas -, viraria uma ótima despensa com alimentos e produtos de limpeza.

estante de caixote de feira

Fonte: Casa Aberta 

E aí, gostou dessa ideia? Que tal montar  uma estante com caixotes em sua casa? Se você tiver habilidades manuais ainda poderá se aventurar a criar outros móveis com o mesmo tipo de material.

Continue sua pesquisa na internet, você verá que é possível montar até mesmo mesas de centro, cômodas, aparadores e muito mais!

Esta dicas de decoração com caixotes de madeira foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:

Como Fazer um Armário de Caixote para Lavanderia

11 Caixotes Decorados Lindos Pra Você Copiar

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende





Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Artesanato para Decoração Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email