Pacote de Moldes

Como Fazer um Puff Quadrado em Tecido

Quando você olha para sua sala de visitas, tem a sensação de que está faltando alguma coisa? Que tal confeccionar um puff em tecido para compor a decoração? Caso já tenha algum tecido em casa, que seja fácil de limpar ou que seja resistente, encostado em seu ateliê ou no baú de costura, siga o passo a passo que preparamos e aprenda como fazer um puff quadrado.

Além de decorar o ambiente, os puffs também são utilizados como assento e como apoio – para os pés e para objetos. Se você tem dificuldades com a máquina de costura, não se preocupe! Este projeto é ideal para iniciantes, pois exige conhecimentos básicos de costura. Confira e faça o seu!

Veja também:

Moldes de Feltro

Como Costurar à Mão – 5 Pontos Básicos que Você Precisa Conhecer

Material de Costura: Kit Básico para Começar a Costurar

Como Fazer um Puff Quadrado

Materiais Necessários

  • Cerca de 2 metros de tecido de sua preferência (sugestões: suede – suja pouco e é fácil de limpar, brim e lona (mais resistentes), linho (o sintético é mais durável).
  • Cordão ou viés de tecido (branco)
  • Material para costura (linha, máquina, tesoura, agulha e alfinetes)
  • Enchimento para puff (isopor ou fibra)
  • Giz ou lápis para costura

Passo a Passo

Chegou a hora de aprender como fazer um puff quadrado.

1. Para fazer as laterais do puff, recorte 4 peças de tecido medindo cada uma 33 cm x 48 cm. Para as partes superior e inferior, recorte mais duas peças, cada uma com 48 cm x 48 cm.

2. Com a ajuda de alfinetes, junte pelo lado avesso as 4 peças de tecido que têm o mesmo tamanho (33 cm x 48 cm). Em seguida, junte também a tampa superior do puff.

Dica: Risque antes as margem de costura para manter a simetria da peça e também para facilitar na hora de fazer a costura. Faça as marcações com giz, caneta ou com lápis escuro.

Pacote de Guirlandas em Feltro

3. Antes de costurar, posicione (com auxílio de alfinetes) o cordão branco do lado contrário.

4. Agora passe, cuidadosamente, a costura nas 3 peças ao mesmo tempo e feche tudo que havia juntado com os alfinetes.

Atenção: tenha cuidado para não deixar a costura torta.

5. Repita o mesmo procedimento na parte inferior do puff, desta vez, sem o cordão, mas se quiser colocá-lo, fique à vontade. Feito isso, já é possível visualizar melhor sua peça.

Dica: É preciso deixar um lado sem costura para colocar o enchimento. Posteriormente, o acabamento será feito à mão.

6. Preencha o puff com isopor ou fibra até que a peça obtenha forma.

7. Ao notar que o puff atingiu a forma desejada, é hora de finalizar o trabalho.

Costure, cuidadosamente, à mão, o lado que deixou aberto. Pronto! Você acaba de confeccionar uma linda peça para decorar sua casa.

Gostou do passo a passo de como fazer um puff quadrado? Foi muito fácil montar essa peça, não é mesmo? Mas, espere aí, ainda não acabou! Caso tenha sobrado tecido você pode fazer almofadas estilosas para o seu sofá ou até mesmo para enfeitar a cama. Outra dica é mudar a forma e confeccionar um puff redondo, deixando o ambiente mais despojado.

Além de deixar sua residência um verdadeiro charme, ao fazer esta peça você poderá treinar suas habilidades na máquina de costura. Gostou da ideia?

Siga a página da Revista Artesanato e confira várias ideias de peças maravilhosas e fáceis de montar em casa e, o melhor, gastando pouco!

Imagens e passo a passo: Decorating the Dorchester Way

Veja também:

Como fazer Almofada Redonda em Patchwork

Almofada de Nó Entrelaçado – Passo a Passo Completo

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

One Comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato para Decoração Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email