Pacote de Moldes

Calendário de Feiras de Artesanato de 2020

Quais são os seus planos pra 2020? O ano acabou de começar, mas quem gosta de artes manuais já pode colocar na agenda as feiras de artesanato que acontecem esse ano.

Além de ser um espaço incrível para aperfeiçoar novas técnicas com workshops e oficinas, as feiras são também uma opção muito legal de lazer. Pra quem gosta de conferir as novidades em primeira mão, é um prato cheio!

Para a indústria, este é o momento de lançar novidades de equipamentos, produtos e fazer demonstrações para que os artesãos possam acompanhar bem de perto.

Pra te ajudar no planejamento, listamos as maiores feiras de artesanato que acontecem de Norte ao Sul do Brasil. Anote os detalhes e fique de olho na programação!

Moldes de Feltro

Veja também:
Como Participar de Feiras de Artesanato – Guia do Expositor
Mega Artesanal 2019: Confira Todas as Novidades da Feira

Como participar de uma feira de artesanato?

Artesãos

Se você é artesão, a feira é o lugar perfeito para adquirir produtos e equipamentos, já que muitas lojas fazem grandes promoções especiais para esses eventos. Além disso, você pode participar de palestras, oficinas e workshops das mais diversas áreas de artesanato e até sobre empreendedorismo.

Lojistas

Pacote de Guirlandas em Feltro

Para os lojistas, as feiras permitem um contato mais próximo e direto com o consumidor, gerando bons negócios e fidelizações. E para a indústria de produtos, máquinas e ferramentas, uma feira de grande porte é o local perfeito para lançar tendências e produtos voltados para a produção de artesanato.

Fiart – Natal/RN

24 DE JANEIRO A 02 DE FEVEREIRO

Em 2020, Natal sediará a 25º edição da tradicional Feira Internacional de Artesanato – FIART. O evento, que acontece anualmente durante o mês de Janeiro, é uma das grandes atrações para os mais de meio milhão de turistas que visitam a cidade neste período.

Nesta edição, a FIART terá como tema “Inspiração e Arte, Negócios e Tradição”, referenciando a importância do evento que há um quarto de século coloca o artesanato potiguar em evidência e valoriza os talentos que transforma a criatividade e a tradição em bons negócios.


Onde: Centro de Convenções de Natal
Av. Sen. Dinarte Mariz – Ponta Negra – Natal/RN

Mais informações: feirafiart.com.br | Facebook


Brazil Patchwork & Scrapbooking Show – São Paulo/SP

04 A 07 DE MARÇO

As feiras Brazil Patchwork Show e  Brazil Scrapbooking Show apresentam as novidades e lançamentos de máquinas, ferramentas, produtos, tecidos, aviamentos e acessórios que compõem o universo do Patch e do Scrap. Além de apresentar as tendências, cursos, exposições e demonstrações, tudo num único local.


Onde: Centro de Eventos Pro Magno
Av. Professora Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras – São Paulo/SP

​Mais informações: wrsaopaulo | Facebook


Rio Artes Manuais – Rio de Janeiro/RJ

18 A 22 DE MARÇO

A Rio Artes Manuais, principal feira de capacitação em artesanato do país, chega a sua 14ª edição no Rio de Janeiro. O evento, que acontece em março, traz o mote “Conexões”, com o objetivo de promover a conexão do artesanato ao digital através de negócios.

A feira reúne as maiores indústrias do setor de artesanato, são mais de 50 expositores. O evento espera receber mais de 27 mil visitantes e oferece gratuitamente mais de 20 mil vagas para quem deseja aprender ou se aprimorar em mais de 250 técnicas de artesanato.


Onde: Centro de Convenções Sulamérica
Av. Paulo de Frontin, 1 – Cidade Nova – Rio de Janeiro/RJ

Mais informações: rioartesmanuais.com.br | Facebook


Artesanal Nordeste – Olinda/PE

01 A 05 DE ABRIL

A Artesanal Nordeste é uma feira de produtos e técnicas para arte, artesanato e artes manuais. Com cursos, exposições, demonstrações e lançamentos de novos produtos e novas técnicas. Venda de materiais, máquinas, ferramentas, tecidos, EVA, aviamentos, acessórios, papéis, produtos para confeitaria e muito mais.


Onde: Centro de Convenções de Pernambuco
Av. Professor Andrade Bezerra, s/n. – Olinda/PE

Mais informações: wrsaopaulo.com.br


Limeira Artesanatos – Limeira/SP

15 A 18 DE ABRIL

Em 2020 a Limeira Artesanatos chega a sua quarta edição. Com estimados 120 estandes, a feira reúne os mais diversos tipos de artesanato, itens, insumos e materiais, além de cursos e oficinas. O evento terá entrada e estacionamento gratuitos.


Onde: Shopping Nações Limeira
Rod. Dep. Laércio Corte, 4500 – Jardim Res. Graminha III, Limeira/SP

Mais informações: daeventos.com.br | Facebook


Natal Show – São Paulo/SP

16 A 19 DE ABRIL

A Natal Show é a união do setor que traz os lançamentos e os novos conceitos em decoração. Em parceria com a Abup, Associação Brasileira das Empresas de Utilidades e Presentes, favorece a troca de experiência e conhecimento, tecnologias e inovações por meio de encontros, palestras e oficinas para profissionais do setor.

A feira está sempre em sintonia com mercados que se complementam com o objetivo de apresentar soluções práticas, tendências com oportunidades de gerar negócios entre fornecedores e compradores.


Onde: Expo Center Norte
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo/SP

Mais informações: partyx.com.br


Floripa Quilt – Florianópolis/SC

29 DE ABRIL A 02 DE MAIO

O Floripa Quilt – Festival de Patchwork de Florianópolis/SC – mobiliza todo o segmento artístico e comercial que envolve o Patchwork, divulgando os trabalhos locais e nacionais e promovendo oficinas de aprimoramento de várias técnicas.

Como de costume, o evento vai oferecer uma vasta programação que visa promover o intercâmbio de técnicas da arte em tecido, com a participação de convidados de renome nacional e internacional, valorizando o trabalho manual e inovando com a inserção de valores culturais regionais no universo do patchwork.


Onde: SESC CACUPÉ
Estrada Haroldo Soares Glavan, 1670 – Florianópolis/SC

Mais informações: floripaquilt.com.br | Facebook


Fenacce – Fortaleza/CE

5 A 10 DE MAIO

Uma vitrine que apresenta o artesanato cearense, um dos mais ricos do Brasil, com a diversidade de materiais e tipologias. Além do artesanato nacional, trazendo arte, cultura de todos os estados brasileiros.


Onde: Centro de Eventos do Ceará
Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz – Fortaleza/CE

Mais informações: fenacce.com.br | Facebook


Salão do Artesanato – Brasília/DF

06 A 10 DE MAIO

O Salão do Artesanato traz mostras e venda de produtos artesanais: decoração, vestuário, joias, bijuterias, acessórios, brinquedos, instrumentos musicais e utilitários vão encantar os visitantes pela riqueza de detalhes, qualidade de acabamento e identidade cultural que representam.

O Evento conta com o apoio do Programa do Artesanato Brasileiro, que levará para o evento 26 estados e o Distrito Federal, com o melhor da produção artesanal de cada um deles.


Onde: Pátio Brasil Shopping
SCS Q. 07 Bloco A – Asa Sul, Brasília/DF

Mais informações: salaodoartesanato.com.br | Facebook


FEIARTE – Curitiba/PR

15 A 24 DE MAIO

A Feira Internacional de Artesanato, FEIARTE, é um dos maiores eventos de artesanato do Brasil. Com mais de 20 anos de existência, A feira é referência no segmento como um dos principais canais de distribuição e venda de peças artesanais no país.

A FEIARTE traz artesanato de qualidade, produtos exóticos, inéditos e de extremo bom gosto, para um mercado que aprecia novidades.


Onde: Centro de Eventos Positivo
Parque Barigui – Alameda Ecológica Burle Marx, 2886 – Curitiba/PR

Mais informações: feiartepr.com.br | Facebook


Fenearte – Olinda/PE

01 A 12 DE JULHO

Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a Fenearte reúne as mais surpreendentes criações artesanais do Brasil e do mundo podem ser encontradas no evento.

O objetivo é valorizar e difundir os saberes tradicionais, estimular o potencial de crescimento dos artesãos e artesãs, funcionando como importante elemento estruturador da Cadeia Produtiva do artesanato local.


Onde: Centro de Convenções de Pernambuco
Av. Professor Andrade Bezerra, s/n. – Olinda/PE

Mais informações: fenearte.pe.gov.br | Facebook


Mega Artesanal – São Paulo/SP

31 DE JULHO A 05 DE AGOSTO

A Mega Artesanal é uma feira completa, com a participação da Indústria, do Comércio, dos Ateliês, Confeiteiros e Artesãos. Oferece infinitas oportunidades para quem gosta e faz arte, artesanato e artes manuais. Milhares de cursos, demonstrações são oferecidos, além dos lançamentos e  venda de produtos, matérias primas, projetos, desafios, exposições, premiações, encontros, negócios e muito mais!


Onde: São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo/SP

Mais informações: wrsaopaulo.com.br | Facebook


Limeira Patchwork – Limeira/SP

9 A 12 DE SETEMBRO

Com uma trajetória que já dura 10 anos, a Limeira Patchwork em 2020 reúne mais de 170 estandes em único espaço. A feira se consolidou como a maior do Brasil neste gênero que engloba também máquinas de costura e acessórios, tecidos, linhas de costura, agulhas, itens prontos entre outros. 

A décima edição da Limeira Patchwork, em setembro de 2019, teve 172 estandes e registrou a incrível marca de 243 caravanas.


Onde: Shopping Nações Limeira
Rod. Dep. Laércio Corte, 4500 – Jardim Res. Graminha III, Limeira/SP

Mais informações: daeventos.com.br | Facebook


Festival Internacional de Quilt e Patchwork – Gramado/RS

23 A 26 DE SETEMBRO

O Festival Internacional de Quilt e Patchwork em Gramado, antecede a recebe visitantes do país e do exterior para a troca de experiências e conhecimento em palestras, cursos, feira, mostras e competições.

Além da programação montada cuidadosamente para quem se dedica a arte do quilt e patchwork, a cidade de Gramado é o cenário perfeito para curtir a natureza e o clima da serra gaúcha.


Onde: Centro de Eventos da FAURGS
R. São Pedro, 663 – Centro, Gramado/RS

Mais informações: festivalquiltpatchwork.com.br | Facebook


Natal Limeira – Limeira/SP

11 A 14 DE NOVEMBRO

A feira Natal Limeira estreou superando expectativas. Foram mais de 60 estandes e um público médio de 10.800 pessoas. Em 2020, a segunda edição promete continuar esta trajetória que começou de maneira positiva.

A intenção da D.A. Produções e Eventos é movimentar este setor na cidade, dar mais uma oportunidade aos artesãos e profissionais, além de oferecer mais uma opção ao público de Limeira e região.


Onde: Shopping Nações Limeira
Rod. Dep. Laércio Corte, 4500 – Jardim Res. Graminha III, Limeira/SP

Mais informações: daeventos.com.br | Facebook


Artesanal Sul – Porto Alegre/RS

17 A 20 DE NOVEMBRO

A Artesanal Porto Alegre agora é Artesanal Sul. A feira reúne indústrias, lojas, ateliês e artesãos de várias partes do Brasil, representando os mais variados segmentos: tintas, pincéis, máquinas, patchwork, tecidos, scrapbooking, MDF, EVA e outros.

O número de empresas do setor interessadas em expor também aumenta a cada ano com a certeza da realização de bons negócios.


Onde: Centro de Eventos FIERGS​
Av. Assis Brasil, 8787 – Sarandi, Porto Alegre/RS

Mais informações: wrsaopaulo.com.br


Feira Nacional de Artesanato – Belo Horizonte/MG

1 A 6 DE DEZEMBRO

A Feira Nacional de Artesanato que acontece na capital mineira, recebe 1100 stands com artesãos de todos os estados do Brasil e representantes de outros países.

A ideia da feira é levar aos mais de 140.000 visitantes o que existe de melhor e mais interessante em nosso país. Serão sabores, produtos e informações sobre a potencialidade de nosso território.


Onde: Expominas
Av. Amazonas, 6200 – Gameleira – Belo Horizonte/MG

Mais informações: feiranacionaldeartesanato.com.br | Facebook


Se você se interessou por um (ou mais) eventos, já comece a se planejar. Mesmo que a feira não aconteça na sua região, você pode se organizar com antecedência pra participar.

Muitos eventos recebem caravanas de outros estados e provavelmente tem algum ônibus saindo da sua cidade para as maiores feiras do Brasil, como a Mega Artesanal, por exemplo.

Uma boa forma de encontrar as caravanas é acompanhando os eventos oficiais no Facebook. Lá fica mais fácil encontrar os organizadores ou até mesmo criar sua própria excursão.

Se a ideia é expor seus trabalhos, corra para regularizar todas as formalidades e entre em contato com os organizadores o quanto antes.

Como visitante, aproveite cada oportunidade ao máximo. Não deixe de conversar com outros artesãos que estiverem expondo na feira. Cada um carrega uma bagagem e um conhecimento que podem ser aproveitados no seu negócio.

E aí, já listou as feiras de artesanato você quer participar neste ano? E você conhece alguma feira que ficou de fora da lisa? Compartilhe com a gente nos comentários!

Veja também:
Como Vender Artesanato pela Internet e Ganhar Dinheiro
5 Artesanatos que Vão Fazer Sucesso em 2020

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

4 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Feiras Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email