3 Cortinas Artesanais para Fechar Vãos e Separar Ambientes

3 Cortinas Artesanais para Fechar Vãos e Separar Ambientes

Veja 3 tipos de cortinas artesanais que vão ficar lindas em sua casa

Cortinas são considerados elementos importantes na decoração de interiores, pensando principalmente no controle de entrada de luz nos ambientes. Mas, às vezes, a necessidade de se ter uma cortina não vem exatamente dessa questão. 

Em certos casos, a ideia do uso de cortinas é para o enriquecimento dos cenários ou somente uma tentativa de criação de uma barreira visual, que barre parcialmente a visão para dentro dos cômodos.

Algumas técnicas de artesanato podem resultar em lindos trabalhos de artigos de decoração para casa. 

Aliás, cortinas simples – seja para o fechamento de vão de janelas e armários ou ornamento de cobertura de paredes vazias – podem ser feitas justamente desse jeito. Nós separamos algumas ideias para você. Veja os exemplos de imagens apresentados a seguir e inspire-se.

1. Cortinas de retalhos

A primeira indicação que temos, além de uma ideia super charmosa – tudo a ver com o design tradicional brasileiro – ainda é ecológico. Isso porque é uma oportunidade de você aproveitar restos de tecidos que poderiam ir para o lixo. 

Trata-se das cortinas feitas através da técnica artesanal do patchwork, onde se costura quadrados de retalhos para formar um grande pano de tecido maior.

A moda do patchwork vai e vem em temporadas diferentes. Ela remete às construções mais simples; por isso, cai bem para decoração de casas em estilo campestre, por exemplo. Algo muito característico dessas cortinas é a cor. 

Aliás, o conhecimento da cor – saber unir tons para se chegar a uma combinação harmônica – é base essencial para compor as peças mais bonitas. E você pode depois utilizá-las para fechamento de janelas e balcões.

2. Cortinas de cordões

O jeito como lidamos com a privacidade e delimitação de espaço define demais nossas escolhas de decoração. Podemos justamente tomar decisões que vão ao encontro do pensamento contemporâneo de integração espacial para valorização de ambientes. 

Talvez, em certas ocasiões, preferimos utilizar elementos para transmitir mensagens sutis como “a partir dessa linha a zona pertence a outro morador ou a novas atividades”. 

Queremos dizer o seguinte: nem sempre uma cortina terá a função de bloquear totalmente uma passagem. Ela pode apenas ser um limitador, permitindo que se tenha boa parte da visão e a passagem de luz e vento entre um setor e outro do imóvel. 

É o que se pode ter através das cortinas feitas de fitas em metro. O mais legal desse movimento é o movimento que ele pode proporcionar à decoração, com o balançar das tiras ao vento.

Cordões marcados por amarras e peças de outros materiais, como plástico, bambu, tecido, papel – a exemplo dos Tsurus – e mais também podem formar cortinas. As mesmas não precisam ter a função de ornar portais ou janelas. 

Na verdade, elas podem ser utilizadas frente a paredes, formando um grande painel colorido. Ou podemos separar cordas isoladas para utilizar como prendedores e pingentes decorativos em cortinas comuns.

3. Cortinas de bordados

Vamos finalizar esse texto citando um dos modelos mais tradicionais de cortinas artesanais que podemos fazer para uma casa. 

Estamos falando daquelas peças feitas através de técnicas de rendado, com entrelaçamentos feitos através de fios como de algodão ou seda, conduzido por agulhas, trançado por bilros ou formado por nós. O sistema de crochê também é outra opção; que, aliás, é um tipo de artesanato que está super na moda atual.

De todas as opções de cortinas que listamos até agora, essa é a que requer maior habilidade manual para ser feita. 

Em se tratando de crochê, um dos pontos mais fáceis que pode ser utilizado é o tipo “correntinha” – cuja as casas devem ser aumentadas até se chegar à largura e comprimento desejado de pano para a cortina. Esse tipo de peça super combina com decorações de cozinhas e quartos. 

As imagens a seguir apresentam alguns exemplos super bonitos de cortinas artesanais em crochê. Uma das ilustrações mostra algo como um bandô feito com a junção de peças de flores feitas em crochê, no mesmo sistema que se utiliza para fazer toalhas de mesa, por exemplo. Também vemos cortinas de crochê para varão com um lindo arremate de bordado florido na ponta. Contraste essas peças com uma decoração super moderna.

Dica final: para que os ambientes da sua casa não fiquem carregados demais – ou brega – exponha em primeiro plano essas cortinas artesanais. Deixe que elas sejam as protagonistas nos cenários. 

Já ao redor, coloque móveis e ornamentos – combinando ou não em cores – em design simples e linhas delicadas. Lembre-se que a utilização dessas cortinas precisa fazer sentido na decoração para que o cenários pareça atual.

Cortinas artesanais tem todo charme e, se bem executadas, podem dar aquele toque especial que sua casa merece!Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Revista Artesanato
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*