Pacote de Moldes

45 Ideias para Organizar a Casa Sem Gastar Quase Nada

Você é daquelas que sempre se propõem a manter a organização, mas dois dias depois daquela faxina a casa já está toda desarrumada? Se sim, saiba que seus problemas têm solução! Neste post, reunimos 45 ideias para organizar a casa de forma prática e acessível.

Não é preciso investir em móveis planejados nem em mil caixas organizadoras para manter a cozinha, sala, quarto e banheiro organizados. Quer descobrir como organizar sua casa sem gastar quase nada? Continue lendo e confira nossas dicas.

Veja também:

17 Truques Inteligentes Para Organizar Uma Cozinha Pequena

Moldes de Feltro

7 Dicas Imperdíveis Para Organizar Quarto Infantil

Como organizar a casa de forma prática

Independente da rotina de limpeza e organização da casa, todas as dicas que demos servem para facilitar o uso e armazenamento dos materiais de toda a casa. Desta forma, fica mais fácil evitar que a bagunça acumule, já que cada coisa terá o seu lugar.

Pegue papel e caneta para anotar os truques! Vamos lá?

Cozinha

Aproveite as paredes

Por e acumular todos os pratos, panelas, e potes dentro dos armários da cozinha se você pode também aproveitar o espaço das paredes?

O melhor é que não é necessário fixar prateleiras para isso. Uma boa ideia, por exemplo, são os painéis de MDF como esses da foto. Eles são cheios de furinhos feitos para pendurar ganchos de metal. Perfeito, não é?

Pacote de Guirlandas em Feltro

Existem dois tipos de uso possíveis: o primeiro é reservar esse espaço para aquelas panelas novas (e mais bonitas), assim sobra mais espaço no armário para os potes sem tampa, panelas maiores, etc; ou pendurar apenas os itens mais usados no dia-a-dia. Assim, tudo fica ao alcance e fácil de usar e colocar de volta no lugar.

O mesmo painel de MDF pode ser usado como suporte para caixas, cestas com utensílios de cozinha ou até mesmo como uma fruteira suspensa.

Outra opção ainda mais barata e acessível é pendurar uma tela de metal acima do fogão ou da bancada para acomodar as conchas mais usadas na hora de cozinhar.

Use embalagens para criar novos organizadores

Os potes de azeitona e palmito podem armazenar mantimentos e isso vai facilitar muito seu dia-a-dia. Assim,você não precisa abrir pacotes plásticos toda vez que precisar de uma colher de farinha, por exemplo.

Fica ainda mais fácil se você usar etiquetas para identificar o conteúdo de cada pote.

As latinhas de metal revestidas com um adesivo ou até mesmo pintadas, podem se tornar porta talheres. O mesmo pode ser feitos com os potes de vidro.

Otimize os espaços

Aproveite as portas de armários para guardar peças mais finas como as tampas de panela, medidores e peneiras. Desta forma, além de liberar um bom espaço para outras coisas, você consegue facilmente visualizar qual tampa está procurando sem precisar revirar tudo dentro do armário.

Outra ideia interessante é usar divisórias nas gavetas para formas e refratários. Você pode fazer isso com palitos de churrasco e até mesmo com elástico.

Organize de forma inteligente! Separe as tampas dos potes e organize as panelas de acordo com frequência de uso: as maiores e menos usadas ao fundo, as menores e mais usadas na frente. Assim você consegue ver todas ao mesmo tempo quando abrir o armário ou a gaveta.

Banheiro

O banheiro, geralmente, é o menor comodo da casa, mas nem por isso ele está livre da bagunça, não é? Muito pelo contrário, porque é comum acumularmos roupas, toalhas e embalagens vazias, aí ele acaba virando uma grande desordem.

O primeiro passo para exterminar a bagunça é manter “a vista” apenas os produtos que você usa no dia-a-dia. As coisas que você não usa muito ou os itens de reposição devem ser guardados dentro do armário, preferencialmente em caixas.

Uma cestinha ou caixa plástica pode se tornar um nicho para a parede também. Ali você pode armazenar as toalhas de rosto limpas e papel higiênico, por exemplo.

Não tem armário no banheiro? Use caixotes de feira. Olha só como fica lindo!

Use vasinhos de plantas para guardar os itens menores que precisam ficar à mão. Você pode pendurá-los com esses ganchinhos de plástico que são muito fáceis de encontrar.

Sala

É mais fácil conter a bagunça na sala, já que o comodo é mais vazio. Uma dica para começar é tirar do chão todos os fios, cabos e carregadores. Aqui vão algumas dicas de como organizá-los.

Quarto

O quarto é, talvez, o maior dos problemas quanto o assunto é organização. Isso porque é lá que fica o guarda-roupas, um lugar com portas perfeito para esconder a bagunça e tudo que não tem lugar na casa.

Mas aqui vão ótimos truques para arrumar o quarto, o guarda-roupas e os sapatos. Começando por esse diagrama completo que ajuda muito na hora de fazer aquela limpa no guarda-roupa. Confira:

Se livrou de todos os excessos? Agora vamos à organização! Separar as peças por cores, além de deixar o armário visivelmente mais organizado, vai te poupar muito tempo.

Anote essa dica de ouro: só guarde roupas na gaveta viradas para cima, assim como na foto abaixo. Mas, por quê? Porque além de otimizar o espaço, organizando as camisas dessa forma, você consegue ver todas as peças ao mesmo tempo. Assim, você não precisa revirar tudo para achar uma blusa que procura e a bagunça não volta a dominar a gaveta.

Os lenços e cachecóis podem ser todos pendurados em um só cabide. Ótima forma de economizar espaço nas gavetas, não é?

E se falta espaço no armário, encaixe alguns lacres de lata de refrigerante no gancho do cabide e pendure um cabide no outro. Assim, você duplica a capacidade do seu guarda-roupa, sem precisar de mais espaço para isso.

Que tal criar uma divisória de papelão para aproveitar uma mesma caixa para guardar coisas diferentes?

Uma boa ideia para guardar as roupas de cama sem bagunça é dobrar todas as peças do conjunto e colocar dentro da fronha correspondente. Fica tudo visível, organizado e muito mais bonito, não é?

Os organizadores que encontramos no mercado costumam ser bem caros. Mas eles podem ser facilmente substituídos por organizadores revista, por exemplo. O resultado é o mesmo!

Gavetas

Não existe desculpa válida para deixar as gavetas bagunçadas. Aqui vão algumas sugestões de divisórias para facilitar o trabalho.

Sapatos

Os sapatos espalhados pela casa têm solução! E você pode criar dos mais variados tipos sapateiras criativas: cano PVC, caixas de papelão, cabides, etc. Tudo isso pode ser transformado em organizadores e já demos algumas ideias mais completas aqui no site, para ver é só clicar aqui.

Viu só como esses truques para organizar a casa não exigem grandes mudanças na rotina? Além disso, todas as dicas são super acessíveis e fáceis de seguir. Agora é só colocar a mão na massa e dar adeus à bagunça!

Você tem alguma outra dica para manter a casa limpa e organizada? Conta pra gente nos comentários.

Veja também:

8 Dicas Imperdíveis para Organizar o Ateliê

7 Modelos de Sapateiras Criativas e Recicláveis + Passo a Passo

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

7 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Organização Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email