Pacote de Moldes

50 Dicas e Ideias para Pintar Parede de Forma Simples e Criativa

Pintura de folhas com stencil

Se você está querendo mudar a decoração da sua casa, mas está sem grana e/ou sem tempo para investir nessa mudança, uma boa sugestão é dar cara nova às paredes dos cômodos utilizando tinta. E é isso o que você vai ver neste artigo: ideias para pintar parede

A pintura nas paredes é uma solução simples e criativa para mudar o visual dos ambientes da sua casa, sejam eles internos ou externos. Além disso, ao fazer essa arte nas suas paredes, você deixa o seu lar ainda mais com a sua cara.

Por isso separamos para você dicas que vão te auxiliar nesse processo, fotos para te inspirar e tutoriais em vídeo de diferentes maneiras de pintar, como pintura livre, com stencil, meia parede, entre outras. Confira!

Veja também:
Personalize a Decoração Usando Tecidos nas Paredes
35 Inspirações para Você Fazer uma Parede Decorada sem Tinta

Moldes de Feltro

50 Inspirações de pinturas em paredes

Veja algumas ideias para pintar parede e dê uma cara nova à sua casa já no próximo final de semana.

1. Stencil

Você sabe o que é stencil para parede? Ele é um molde de um desenho vazado utilizado para estampar as superfícies. Basta escolher o desenho, recortar, aplicar e passar um rolo de tinta por cima.

Você tanto pode comprar o stencil pronto como produzi-lo ele em casa – que é uma tarefa bem mais complicada, requer mais tempo e ainda corre o risco de ficar torto, com defeitos perceptíveis. 

Passo a passo:

Seguem algumas dicas para fazer uma boa pintura com stencil:

  • Antes de aplicar o stencil, pinte a parede. Caso você deixe a pintura antiga, com a tintura vencida, o efeito não será o mesmo. 
  • Se o stencil utilizado for bem alegre e colorido, utilize uma cor neutra para o fundo da parede, como branco, bege e cinza. Ou você também pode fazer o contrário: utilizar cores fortes na parede e tons neutros no stencil.
  • Não utilize stencil grande, pois o desenho pode ficar diferente em algumas partes. Por isso é melhor usar figuras menores.

Para aplicar o stencil você vai precisar de:

  • Molde vazado
  • Tintas
  • Rolinho de tinta 
  • Fita crepe
  • Pincel

Veja no tutorial abaixo como aplicar o stencil na parede. 

2. Rolo decorativo

Uma outra forma de fazer desenhos na parede é utilizando um rolo decorativo. Ele vem com uma ilustração impressa. Para aplicá-lo na parede, você só precisa colocar a tinta no recipiente acoplado ao rolo. 

Vá a uma loja especializada e escolha o desenho que mais lhe agrade!

3. Pintura degradê

Com a pintura degradê é possível dar um toque divertido e cool aos ambientes da sua casa. 

Passo a passo:

Para fazer uma pintura degradê na sua parede é importante estar atento a uma questão: a parte escura na parte alta da parede dá uma sensação de aconchego.

Já o tom escuro na parte baixa alonga e amplia o ambiente. Escolha qual é o sue principal foco e mãos à obra!

Agora veja como fazer uma pintura degradê no vídeo abaixo.

4. Pintura à mão livre

Se você domina essa arte e não tem medo de arriscar, pode apostar em uma pintura à mão livre na sua parede. Essa é uma ótima forma de imprimir sua personalidade na sua casa. 

5. Meia parede

A meia parede ou meia pintura está super em alta e pode ser uma forma bem econômica de mudar a sua casa, já que você gastará tinta apenas para metade da parede, a menos que queira mudar a cor antiga da sua parede também. Veja algumas ideias. 

Aqui vai uma importante dica para quem for fazer uma meia parede: atente-se ao pé-direito do seu ambiente, que é a altura do piso até o teto.

É importante se atentar a isso porque se ele for muito baixo (menor que 2,50 m), você deve terminar a pintura antes da metade.

Caso você pinte mais da metade e ainda por cima com uma cor escura, isso dará uma impressão de que o ambiente é mais baixo.

Passo a passo:

Veja como fazer uma pintura meia parede no tutorial a seguir.

6. Pintura aquarelada

Se você não tem medo de ousar, pode apostar na pintura aquarelada para os cômodos da sua casa.

Além de deixar a sua casa estilizada, a pintura em aquarela traz mais luminosidade, alegria e um efeito refrescante ao ambiente.

Você pode escolher se quer uma pintura monocromática ou se prefere misturar várias cores. 

Passo a passo:

Veja como fazer uma pintura aquarelada no vídeo abaixo.

Independente do estilo de pintura que você vá escolher para modificar o seu ambiente, é importante que você prepare a parede para que ela receba uniformemente a tinta. Por isso:

  • Se a parede estiver suja, lave-a, retire o mofo e seque com um paninho.
  • Se houver fissuras e rachados, aplique uma massa corrida e lixe a parede. 
  • Se a parede apresentar uma superfície firme e sem muito reboco, use a lixa 220 ou 240, que são as mais finas.
  • Se a parede estiver muito grosseira, use a lixa 80 ou 100, que são mais grossas. 

Todas essas ideias para pintar parede são lindas e funcionam para vários cômodos e ambientes. Quando for pintar a parede da sua casa lembre-se de forrar o chão com jornais ou algum plástico.

E então, gostou de todas essas dicas, passo a passos e ideias? Viu como é possível dar cara nova à sua casa de forma simples e criativa? Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões.

Veja também:
Aprenda Como Colocar Papel de Parede de Forma Simples
Como Decorar a Parede Gastando Pouco – 7 Ideias Lindas Para Copiar

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

2 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email