Pacote de Moldes

Como Impermeabilizar Tecido: Aprenda 3 Formas Práticas e Rápidas

Você sabe como impermeabilizar tecido? Talvez você nunca tenha parado para pensar nisso, não é mesmo? Mas fazer isso nos tecidos que você vai usar para fazer algum artesanato ou em alguns acessórios e móveis da sua casa, como o sofá, é extremamente importante para evitar que eles estraguem ou manchem com o uso e com o tempo. 

O melhor de tudo é que você pode fazer esse processo de impermeabilização com qualquer tecido, exceto o couro, pois é um tecido que demanda cuidados específicos. 

Hoje separamos para você 3 formas fáceis e rápidas de impermeabilizar o tecido. Você vai poder escolher a que melhor te atende e colocar a mão na massa agora mesmo. Confira!

Veja também:
Como Impermeabilizar o Feltro Para Acabar com as Bolinhas
Como fazer Capa para Máquina de Costura – Passo a Passo Fácil

Moldes de Feltro

4 Benefícios da impermeabilização

Antes de te mostrarmos como impermeabilizar tecido, vamos te dar motivos de sobra para você fazer isso com os tecidos que tem em casa. Veja só!

1. Facilidade na hora de limpar

Após a impermeabilização, é criada uma barreira de proteção nas tramas do tecido, fazendo com que a absorção de líquidos seja reduzida.

Desse modo, as substâncias que caírem no tecido se acumularão na superfície, o que facilita muito a sua limpeza. Um simples pano úmido ou um papel toalha já são suficientes para remover toda a sujeira. 

2. Evita manchas

Quando um tecido é impermeabilizado ele não absorve líquidos ou substâncias que caiam nele. Com isso você evita as manchas e preserva a cor do seu tecido por muito mais tempo.

3. Diminui ácaros, fungos e bactérias

Pacote de Guirlandas em Feltro

Objetos e móveis utilizados na sua casa, como tapetes e sofás, são locais propícios para a proliferação de fungos, ácaros e bactérias. Mas ao realizar a impermeabilização, você evita que haja umidade no local. Assim, o ambiente deixa de ser um local propício para o desenvolvimento desses seres.

4. Proteção contra o sol

Você sabia que a luz solar também agride os tecidos, não é? Porém, quando você impermeabiliza um tecido, você cria uma camada protetora que impede que o tecido 

Já se convenceu de impermeabilizar os seus tecidos? Com tantos motivos bons, impossível não se animar!

3 Técnicas para você impermeabilizar seu tecido

Agora, finalmente, vamos descobrir quais são as técnicas que você pode utilizar para impermeabilizar o seu tecido. 

1. Termolina caseira

escoladefeltro

No comércio você pode encontrar a termolina para comprar, mas também é possível fazê-la em casa, com produtos que com certeza você tem. E é o que vamos te ensinar!

Você vai precisar de:

  • 2 copos americanos de água
  • 1 copo americano de cola branca extra
  • 1 pote para fazer a mistura
  • 1 colher de sopa de álcool em gel ou uma tampinha de álcool líquido
  • Pincel para aplicar a termolina no tecido
  • Plástico para proteger a superfície

Depois de separado o material, vamos para o passo a passo.

1) Primeiramente coloque a cola branca dentro do pote reservado para fazer a mistura.

2) Agora adicione uma colher de sopa de álcool em gel ou uma tampinha de álcool líquido.

3) Coloque os dois copos de água e misture bem até conseguir um conteúdo homogêneo.

escoladefeltro

Agora é hora de aplicar a termolina caseira no seu tecido. Para isso, forre a sua mesa ou bancada com plástico e coloque o tecido virado com a estampa para baixo. Com a ajuda de um pincel, aplique a termolina uniformemente em todo o tecido. Deixe o tecido secando em um varal entre 15 a 20 minutos.

escoladefeltro

Prontinho, seu tecido está impermeabilizado! E você pode utilizar a mesma termolina por mais 45 dias. Basta deixá-la em um recipiente fechado.

A termolina caseira faz com que o seu tecido fique um pouco mais durinho que o natural, deixando-o semelhante a um papel, principalmente na hora de cortar.

2. Papel contact transparente

escoladefeltro

Esse é um material um pouco mais caro. Ideal para ser utilizado em pequenas áreas devido ao seu alto custo. Em contrapartida, para impermeabilizar tecido com papel contact é necessário apenas tesoura, o próprio papel e um ferro em temperatura média.

Vamos ao passo a passo:

1) Coloque o tecido em uma superfície plana e passe o ferro, em temperatura média, sobre os dois lados. É necessário que ele fique reto.

2) Recorte o papel contact do tamanho do tecido.

3) Separe a camada adesiva e cole-a no lado estampado do tecido.

escoladefeltro

4) Coloque o papel quadriculado do contact, que foi separado, em cima do plástico já colado no tecido. Para garantir que o plástico não enrugue e nem derreta, você pode colocar um pano de algodão por cima do papel.

5) Agora passe o ferro em temperatura média com movimentos contínuos.

escoladefeltro

6) Retire o pano (se tiver colocado) e o papel quadriculado e vire o tecido para o avesso e passe o ferro, na mesma temperatura.

Pronto, seu tecido já está pronto!

Impermeabilizando o seu tecido com papel contact, ele ganha mais brilho. Porém, para trabalhos que exigem costura a mão, ele não é indicado, pois pode atrapalhar a passagem da agulha. 

3. Cola de silicone

Nesta terceira opção, você precisará da cola de silicone, um plástico, o tecido e uma espátula ou palito de picolé.

1) Aplique a cola no lado da estampa do tecido e espalhe com a ajuda da espátula ou do palito de picolé. Não deixe nenhum espaço sem a cola.

2) Depois de aplicar e espalhar a cola de silicone na parte da frente do tecido, cubra-o com um plástico. É importante esticar bem o plástico por todo o tecido, de forma que um fique grudado no outro.

3) Espere de 2 a 3 horas e puxe o plástico. 

Finalizando esses passos seu tecido estará pronto para ser usado.

Veja o passo a passo no vídeo abaixo.

Passo a passo: Crie Artes

Você nunca imaginou que seria tão fácil, não é mesmo? Agora que você já sabe como impermeabilizar tecido, a qualidade dos seus artesanatos vão aumentar muito!

Não esqueça de comentar aqui embaixo o que achou das dicas!

Veja também:
Como Afiar Tesoura e Alicate de Costura – 3 Técnicas Infalíveis
Corte e Costura – Como Fazer Roupas Simples e Lindas

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

4 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email