15 Ideias de Instrumentos Musicais Reciclados para Brincar

15 Ideias de Instrumentos Musicais Reciclados para Brincar

Antes mesmo de falar, as crianças cantarolam, balbuciam e acompanham músicas com palmas ou batucam em objetos. Esses gestos são importantes para o desenvolvimento infantil e podem ser incentivados com instrumentos musicais reciclados.

A música, além de nos divertir, também é usada como meio de comunicação importante, principalmente na infância, quando o ser humano está em desenvolvimento, pois estimula o bom funcionamento do coração e incentiva a fala e a audição.

Outro benefício da musicalidade na infância é que a criança aprende a se expressar melhor, evitando o estresse e auxiliando na formação social e individual.

Veja também:
Artesanato para Crianças – 10 Brinquedos Divertidos para Fazer nas Férias
21 Ideias Incríveis de Brinquedos Reciclados com Caixa de Leite

Como introduzir a música na educação infantil?

Naturalmente, a criança tem contato com a música por meio das cantigas de ninar e dos sons que escuta diariamente. Mas, essa relação pode ser melhor estimulada com a introdução de instrumentos musicais reciclados.

Por meio deles, será possível identificar o som que cada material emite, por exemplo, o bambu, couro, plástico, metal e até mesmo as pedras. O reaproveitamento desses materiais possibilita ainda que a criança aprenda a construir, preservar o meio ambiente e estimular sua criatividade.

Confira no vídeo como você pode fazer um instrumento a partir de matérias-primas que você tem em casa. 

Quais instrumentos posso fazer com material reciclado?

Tudo pode virar música! Você vai ver que, apesar da simplicidade, o som de materiais comuns podem ser incríveis e as crianças podem criar sua própria orquestra em casa! Veja todas as ideias a seguir.

Flauta peruana com canos ou bambu

Também conhecida como Flauta de Pã, esse instrumento é um dos mais simples de serem feitos e você pode usar tanto material reciclado quanto natural, como os bambus. Você deve cortar canos finos de PVC ou bambu em variados tamanhos para que o som de cada um saia diferente.

Xilofone

O xilofone pode ser feito de várias maneiras, até mesmo com potes de vidro com água em níveis diferentes. Temos aqui dois modelos desse instrumento para você fazer aquele que achar mais interessante!

Tambores de latas

Você também pode fazer tambores com latas de alimentos e balão/bexiga ou couro/courino. O batuque gerado pelo instrumento pode ser muito divertido para as crianças.

Chocalho de mão

Os chocalhos fazem parte dos brinquedos infantis, desde o nascimento, afinal, ele é um dos primeiros contatos que as crianças têm com a música. Eles podem ser dos modelos tradicionais, para balançar, ou presos aos pulsos. Além disso, podem ser confeccionados de materiais diferentes.

Castanhola

As castanholas são instrumentos nacionais de Andaluzia, uma região da Espanha. Geralmente são feitas de madeira, mas para brincar, elas podem ser feitas de materiais mais simples, como palitos de picolé e tampinhas de refrigerante. As crianças vão amar!

Cabuletê

Os cabuletês, ou tambores de mão, são de origem brasileira e são muito utilizados na musicalização de crianças, há muitos anos. Eles ajudam a desenvolver nos pequenos a percepção de ritmo e tempo, além da coordenação motora.

Gaita

Sabia que com palitos de picolé e elásticos você pode fazer uma gaita totalmente funcional? Veja o exemplo e estimule seus filhos a fazerem música de maneira simples.

Trompete

Canos, funil e fita adesiva: esses são os materiais necessários para você e sua criança fazerem um trompete para completar a orquestra de reciclados. Veja como fica incrível!

Pandeiro

Outro instrumento tipicamente brasileiro é o pandeiro. Conhecido no país todo, ele pode ser feito com pratinhos descartáveis e guizos, que podem ser encontrados em papelarias.

Guitarra de lata 

Por último, trazemos uma guitarra ou um violão feito com latas e elástico. Para que cada “corda” tenha um som diferente, você pode variar na espessura delas.

Os benefícios da música são conhecidos e estudados por muitos especialistas. Através dela é possível desenvolver a fala, audição, coordenação motora, mente, além de promover o relaxamento e a criatividade. Então, o que você achou de fazer seus próprios instrumentos musicais reciclados? 

Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe se tiver uma nova ideia de instrumento feito com material reciclado.

Veja também:
15 Ideias de Brinquedos Reciclados Educativos para Fazer em Casa
Como Fazer Casinha de Boneca de Papelão com Caixa de Sapato

Revista Artesanato