Pacote de Moldes

Aprenda Como Montar e Cuidar do Seu Jardim de Suculentas de Forma Fácil

Para quem ama plantas, mas não tem muito tempo para se dedicar a elas, uma boa opção são as suculentas. Você pode ter um verdadeiro jardim na sua casa, usando apenas essas plantinhas.

Elas já ganharam os nossos corações há muito tempo, seja pela praticidade que elas apresentam, seja pela beleza natural e simples que essas possuem. 

Embora elas demandem pouco tempo de cuidado e consumam pouca água, é necessário saber como tratá-las e conhecer melhor sobre os diferentes tipos de suculentas que existem para encontrar aquela que mais faz o seu tipo.

Por isso separamos neste artigo uma série de dicas para que você tenha suculentas bonitas, saudáveis e que façam a diferença na decoração da sua casa. Confira!

Moldes de Feltro

Veja também:
10 Ideias Simples e Geniais para Montar um Jardim Vertical em Casa
Como Fazer Macramê para Suporte de Plantas: Passo a Passo

Solo ou substrato ideal

Esse é o primeiro fator que deve ser observado e minunciosamente preparado por você na hora de plantar as suas suculentas

O ideal é que o substrato seja composto de areia de construção (areia de rio), terra adubada e pedriscos. Essa mistura garantirá uma boa drenagem, uma vez que essas plantas não suportam o solo encharcado. 

Para produzir essa composição, basta misturar duas partes de terra para cada uma ou duas partes de areia e finalizar com os pedriscos (perlita, cacos de telha ou pedrinhas de construção). 

Atenção com os seguintes critérios na hora de escolher esses materiais:

  • A terra deve ser leve, sem torrões, para que a água seja bem drenada. 
  • Nunca utilize areia da praia, pois ela contém altas doses de sal, o que prejudicará a sua planta. 
  • A finalização com os pedriscos é fundamental para ajudar a reter a umidade ideal do solo. 
Florisbella

Montagem do vaso

Para montar o vaso em que será plantada a sua suculenta, o primeiro passo é criar uma barreira de drenagem. Siga o seguinte passo a passo:

  1. Adicione cascalho, pedrisco, cascos de telha e/ou argila expandida.
  2. Agora cubra com uma camada de manta bidim ou TNT. Isso garantirá que o substrato não seja levado embora durante as regas.
  3. Feito isso, adicione o substrato. Agora pegue, com muito cuidado, a suculenta que será plantada. Retire as folhas que estiverem velhas. 
  4. Segure a planta pela base e retire-a com o torrão.
  5. Coloque a suculenta no recipiente que está com o substrato e afofe com as pontas dos dedos. 
  6. Finalize cobrindo o torrão com um pouco mais de substrato e com pedriscos por cima.

Adubação

Utilize compostos orgânicos para adubar a sua suculenta. Lembre-se que a adubação orgânica é sempre a melhor opção. Mas a cada três meses você pode fazer uma adubação com o NPK. 

Quando e como regar?

As suculentas precisam de pouca água para viver, pois armazenam água em seu interior, através das folhas carnudas. O excesso de regas, por sua vez, pode fazer com que elas morram. 

Embora a quantidade de regas dependa do clima da região em que você mora e da temperatura e da quantidade de luz solar do ambiente em que as suculentas estão alocadas, é possível definir um padrão para a irrigação dessas plantas:

  • No verão, regue uma vez por semana.
  • No inverno, regue de uma a duas vezes por mês. 

É importante regar apenas o solo, e não as folhas, pois essas podem apodrecer. Para isso, use uma pipeta, pois ela pode te auxiliar nesse processo. 

Caso tenha dúvidas e receios quanto a quantidade de água que sua planta está recebendo, uma dica bem útil é colocar um palito ou o seu dedo no solo da plantinha. Se ele estiver com a terra leve e solta e, portanto, seco, você pode regar. Do contrário, se o solo ainda estiver úmido, espere mais um tempo para irrigar. 

suculentas
Blog Plantei

Iluminação ideal para as suculentas

Como você já deve saber, as suculentas podem viver em ambientes internos, mas é preciso expô-las a um contato com o sol para que elas sobrevivam. A luz é indispensável para essas plantas, pois elas são intolerantes a ambientes de sombra.  

Por isso uma boa ideia para quem quer colocá-las em ambientes internos é posicioná-las próximas a uma janela. 

Se essa opção for impossível, caso a sua suculenta esteja em uma mesa de centro ou em uma estante, você pode dar um banho de sol nela por um dia inteiro pelo menos uma vez por semana. 

Locais de cultivo

Existem diversos locais para montar um jardim de suculentas: canteiros, floreiras, bacias, vasos, quadrinhos de madeira, xícaras e terrários.

Alguns desses recipientes, como as xícaras e os terrários, não possuem furos. Por isso é preciso fazer um sistema de drenagem para que as plantas não apodreçam, uma vez que não existe um lugar por onde a água possa escoar.  

Os cachepôs também são escolhidos por quem cultiva as suculentas para deixá-los ainda mais charmosos. No entanto é preciso retirar as plantas dos cachepôs antes dessas serem regadas. Retome com esses lindos artigos de crochê após constatar que a água já escorreu completamente. 

Veja a diversidade de locais em que podem ser plantadas as suculentas. 

Xícaras

suculentas
Blog Plantei

Vasos

suculentas
Blog Plantei
suculentas
Blog Plantei
suculentas
Viva Decora
suculentas
Viva Decora
suculentas
Viva Decora

Latas de alumínio

suculentas
Viva Decora
suculentas
Viva Decora

Terrários

suculentas
Casa Abril
suculentas
Revista Artesanato

Aprenda a montar um terrário de suculentas aqui. (Inserir link na parte grifada: https://www.revistaartesanato.com.br/terrario-de-suculentas)

Quadros

suculentas
Viva Decora

Tipos de suculentas

Existem diversas espécies de suculentas. Cada uma apresenta alguns cuidados mais específicos. Veja só.

1. Echevéria (Echeveria elegans)

suculentas
Dicas de Mulher

Também chamada de rosa de pedra, a echevéria é uma suculenta que pode ser mantida dentro de casa, mas que, como todas as outras, precisa receber luz. Uma boa opção é colocá-la próxima a uma janela que receba sol no período da manhã. 

Em épocas muito quentes é preciso evitar as regas constantes. O ideal é regar a terra uma vez por semana. Já no inverno, apenas uma rega por mês é suficiente. 

2. Orelha de Shrek (Crassula ovata gollum)

suculentas
Viva Decora

Essa planta é muito resistente e durável, além de possuir baixa manutenção. Ela pode ser cultivada em ambientes fechados, mas precisa de sol, sombra parcial e solo bem drenado para que possa se desenvolver. 

3. Planta fantasma (Graptopetalum paraguayense)

suculentas
Dicas de Mulher

Essa suculenta lembra uma flor e tem uma cor arroxeada bem característica. Para saber se ela está recebendo a quantidade necessária de sol, basta reparar se as suas folhas estão com aspecto leitoso. Se elas estiverem, é preciso mudá-las para um local que tenha uma maior incidência da luz solar. 

4. Colar de pérolas (Senecio rowleyanus)

suculentas
Dicas de Mulher

Essa suculenta é ideal para quem gosta de jardins verticais. Se ela estiver saudável, ganhará flores brancas com cheiro de canela durante a primavera. 

5. Rabo-de-burro (Sedum morganianum)

suculentas
Dicas de Mulher

Essa planta é nativa do México e é uma outra boa opção para fazer um jardim vertical. Podem surgir nessa suculenta flores pequenas e avermelhadas.

6. Zebra (Haworthia fasciata)

suculentas
Dicas de Mulher

Essa suculenta é original da África. Embora ela goste muito de sol, suporta muito bem as baixas temperaturas do inverno. 

Como plantar mudas de suculentas?

Sabia que é possível reaproveitar as folhas das suculentas? Elas podem dar origem a uma nova planta. Veja como fazer isso nesse vídeo cheio de dicas do canal Minhas Plantas.

Gostou de todas essas dicas sobre suculentas? Com certeza já está planejando começar o ano com um jardim lindo e bem cuidado, não é?

Então conta pra gente aqui quais outras dicas de jardinagem você quer ver aqui no site!

Veja também:
9 Ideias de Vasos de Plantas Decorados Para Fazer em Casa
Como Fazer Vasinhos de Garrafa PET Para Plantas

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Jardinagem Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email