Pacote de Moldes

Mega Artesanal 2019: Confira Todas as Novidades da Feira



A Mega Artesanal é a maior feira de artesanato da América Latina, e os números não nos deixam mentir. Só na edição de 2018, a feira reuniu mais de 400 expositores, recebeu 110 mil visitantes e mais de 550 caravanas vindas de todo país.

E a edição deste ano não foi diferente. Do dia 02 a 07 de agosto o espaço São Paulo Expo permaneceu lotado de artesãos, lojistas e expositores. E quem marcou presença na feira pôde acompanhar lançamentos incríveis, participou de oficinas, palestras e concorreu a prêmios dos maiores produtores do ramo artesanal brasileiro.

Mas se você não conseguiu ir à Mega, não se preocupe. Nós, da Revista Artesanato, visitamos a feira e trouxemos pra você um pouquinho de tudo que vimos por lá. Confira!

Veja também:
Calendário de Feiras de Artesanato de 2019
Como Participar de Feiras de Artesanato – Guia do Expositor

Moldes de Feltro

Lançamentos da Mega Artesanal 2019

A Mega é a oportunidade de ouro para conhecer novos materiais, descobrir técnicas e se atualizar nas tendências do artesanato. Por isso esse é um momento de ouro para as marcas que querem expor seus lançamentos. Confira logo abaixo alguns itens e materiais lançados na edição deste ano.

Novas linhas para crochê

Seguindo a tendência do amigurumi, que vem conquistando cada vez mais artesãos – e clientes, a Coats lançou na Mega sua nova linha de linhas para crochê, a Amigulove com 53 cores e uma paleta cheia de tons candy color.

Foto: Fernando Oliveira

A Euroroma apresentou diversas linhas para crochê, com destaque para o lançamento Ecosoft, um fio ecológico extra macio feito a partir de retalhos de malha. A cartela contém 16 cores e ele pode ser usado tanto para peças de acessórios, decoração e amigurumi.

Foto: Fernando Oliveira

Outra marca que apostou nos bichinhos de crochê foi a Círculo, que lançou neste ano a linha Amigurumi Maxi . O produto tem mais que o dobro da espessura do fio tradicional, por isso permite criar peças maiores e mais estruturadas.

Foto: Fernando Oliveira

Feltro

Pacote de Guirlandas em Feltro

Quem trabalha com artesanato em feltro pôde acompanhar muitas novidades na edição da Mega Artesanal 2019.

Além das oficinas ministradas por artesãs renomadas do Brasil inteiro, a feira sediou o lançamento da máquina de corte para moldes de feltro, trazido pela Scrap Brasil e pela Mimo Crafts.

Foto: Fernando Oliveira

Essa novidade promete revolucionar o dia a dia de artesãs e artesãos que trabalham com grandes encomendas! Conectada diretamente ao celular, a máquina de corte permite criar e editar moldes através do aplicativo. Prático, não é?

Bordado e sublimação

E por falar em praticidade, outros lançamentos também vieram com a proposta de tornar a vida do artesão mais simples e o trabalho mais prazeroso e lucrativo.

Um exemplo disso são os lançamentos das máquinas de costura da Janome, que oferecem dezenas de pontos para bordado. Elas são ideias para bordar uniformes, decorar capas de almofadas, roupas e qualquer outro tipo de tecido.

Foto: Fernando Oliveira

Outro lançamento super legal para quem trabalha com produtos personalizados: a EasyPress, trazido também pela Mimo Crafts e Scrap Brasil. A máquina de sublimação para camisetas, ecobags, bolsas e tênis promete resultados profissionais em até 60 segundos.

Foto: Fernando Oliveira

Oficinas

Antes de ser um evento de lançamentos, a Mega Artesanal é uma oportunidade de atualização e um verdadeiro despertar da criatividade para quem ama o artesanato.

Em contato com tendências e artesãos de todo o país, quem visita a feira pode participar de oficinas das mais diversas modalidades: crochê, pintura, scrapbook, bordado, biscuit, bijuteria, decoupage e até confeitaria.

Além das aulas práticas, alguns stands também oferecem palestras sobre empreendedorismo e capacitação no ramo artesanal.

Confira nossos registros de algumas oficinas e aulas que presenciamos por lá!

Saboaria Artesanal – Peter Paiva | Foto: Fernando Oliveira
Feltro – Santa Fé | Foto: Fernando Oliveira
Feltro – Santa Fé | Foto: Fernando Oliveira
Crochê – Coats | Foto: Fernando Oliveira
Pintura em tela – Condor | Foto: Fernando Oliveira
Artesanato com fio de malha – EuroRoma | Foto: Fernando Oliveira
Amigurumi – Círculo | Foto: Fernando Oliveira

Tendências para ficar de olho

Dando um breve passeio pelos corredores da Mega Artesanal, é possível ter uma noção das tendências que estão fazendo a cabeça dos artesãos.

Tanto no setor dos expositores quanto dos lojistas, algumas temáticas e técnicas se destacam. Na edição deste ano, pudemos ver uma quantidade enorme de trabalhos em crochê: bolsas, tapetes, bonecas, amigurumis e muito mais.

Foto: Fernando Oliveira

Além dos trabalhos com linhas, podemos destacar a grande presença do artesanato em feltro para decoração de festas e quartos infantis.

Foto: Fernando Oliveira

Alguns temas também seguem em alta como as lhamas e animais do bosque.

Foto: Fernando Oliveira
Foto: Fernando Oliveira

Boulevard das Artes

Construído exclusivamente para a Mega Artesanal 2019, o Boulevard das Artes é um grande cenário inspirado na Rua Alvanhadava, que fica em São Paulo.

O lugar representou a estética da antiga cidade e contou com um chafariz e um coreto feito inteiramente de papel onde, eventualmente, aconteciam apresentações de música ao vivo.

Além disso, a ruazinha exibia 15 ateliês de artesanato sugeridos pelos principais nomes de cada área: scrap, pintura, decoração de festas, feltro, patchwork, saboaria, confeitaria e muitos outros. Confira!

Boulevard das Artes | Foto: Fernando Oliveira
Boulevard das Artes | Foto: Fernando Oliveira
Boulevard das Artes | Foto: Fernando Oliveira
Boulevard das Artes | Foto: Fernando Oliveira
Boulevard das Artes | Foto: Fernando Oliveira
Boulevard das Artes | Foto: Fernando Oliveira

Galeria de fotos: Mega Artesanal 2019

Quer saber o que mais rolou na feira? Então confira a nossa galeria de fotos e fique por dentro de todas as novidades, exposições e tendências que vimos por lá.

Viu só quanta coisa legal aconteceu na Mega Artesanal de 2019? Nós trouxemos um pedacinho da feira pra você ver, mas ano que vem tem mais. Procure saber sobre caravanas e excursões da sua cidade e garanta sua presença na edição de 2020!

E você, foi à Mega Artesanal desse ano? Conta pra gente nos comentários o que achou da feira!

Veja também:
Mega Artesanal 2018 – Confira Todos Os Lançamentos da Feira
A Importância das Feiras de Artesanato

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

5 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Feiras Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email