Pacote de Moldes

Mesa de Jantar: Pratos, Sousplat e Muito Bom Gosto

PUBLICIDADES
PUBLICIDADES
mesa de jantar sousplat

Antes de provar os alimentos, a primeira impressão que nós temos das refeições é através da visão e do olfato. Por isso mesmo é que dizem que a apresentação de uma mesa de jantar é tão importante. 

Bonitos aparelhos, centros de mesa e acompanhamentos devem convencer o observador de que vale a pena experimentar o que é oferecido. Além do mais, estes objetos devem enfatizar o estilo da decoração local.

PUBLICIDADES

Neste texto, vamos descobrir juntos o que podemos fazer para dar mais charme à decoração de uma sala de jantar.

A começar pelos objetos que serão dispostos sobre a mesa. Entre eles, sousplats, copos, taças, talheres e muito mais. Continue lendo e confira.

Veja mais
Decoração de Mesa de Natal: 28 Modelos de Porta Talheres para sua Ceia
Decoração de Natal: Como Usar Artesanato na Mesa da Ceia

O básico na apresentação de uma mesa de jantar

Para começar, o que não pode faltar na apresentação de uma mesa de refeições é as travessas de comidas. Depois, o restante do aparelho de jantar. 

Os demais itens poder-se-ia dizer que são um adicional, sendo, num primeiro momento, considerados dispensáveis.

Por exemplo, uma mesa de tampo de vidro não necessitaria de cobertura de proteção. Já uma mesa de madeira, sim.

Pacote de Guirlandas em Feltro

Toalha é a melhor alternativa para cobertura de mesas de jantar. Mas também existe o jogo americano – que nada mais é do que aquelas peças retangulares comumente feitas de tecido ou trama de palha. 

E ainda os sousplats – uma versão mais requintada, redonda ou em formato especial, que até pode ser feita de EVA ou tricô. Mas tem situações que bastaria apenas os trilhos e suportes para panelas quentes.

Por fim, os itens que podem ser acrescidos à este conjunto de peças seriam aqueles de ornamentação mesmo. Ocasiões especiais, no caso, pedem decorações mais elaboradas – como veremos no último tópico. 

Porém, para o dia-a-dia, as coisas podem ser bem mais simples, claro. Bastando, por exemplo, apenas um centro de mesa composto por um vasinho – rústico ou moderno – e um buxinho verde.

Como tornar a decoração de uma sala de jantar mais sofisticada para o dia a dia?

É preciso lembrar que o restante da sala de jantar, além da mesa de jantar, também merece uma atenção quanto à sua decoração. 

Tornar o ambiente, como um todo, mais alegre e confortável fará com que as pessoas se sintam mais dispostas para casa rir, conversar e, finalmente, se alimentar bem e saudável.

É o famoso “comer com os olhos”, literalmente. Resumindo, a ideia é estender esta arrumação para todo o cômodo.

Primeiro, o aparador ou balcão buffet – apoio à mesa de jantar. Sobre estas peças podem ser dispostas as travessas maiores que não cabem no centro da mesa ou bancada de refeições. 

Fora destes horários, é interessante expor, no local, obras que exprimem a ideia de alegria e fartura.

E numa cristaleira próxima, as mais belas peças do aparelho de jantar – lembrando que ocasiões mais importantes devem ser comemoradas em grande estilo.

Mesmo num dia qualquer, a família deve merecer ter acesso a um quê de requinte e sofisticação. Esta atmosfera especial pode ser obtido por velas e flores brancas. 

Também toalha bordada, pratos lisos, guardanapos de pano com laços personalizados, talheres com cabos metálicos e copos transparentes.

Esta lista só parece cara, mas pode ser completada com peças simples, facilmente encontradas em lojas de decoração.

Sofisticado não precisa ser complexo – assim como simples é o mesmo que simplório. Traduzindo, sendo criativo, é possível montar a decoração certa para a mesa de jantar da sua casa.

Adicione cor e estilo ou o que for para apresentar bem a refeição. São pequenos toques que transformarão o astral dos ambientes da sua casa.

Decoração da sala de jantar para ocasiões especiais

Durante o ano, acontecerão momentos ou serão vivenciadas datas especiais que merecerão uma bonita arrumação de mesa – principalmente se a ideia é receber pessoas em casa. 

Uma festinha entre familiares e amigos pode ter como foco principal a mesa da sala de jantar.

Então todo o cômodo pode ser arrumado de acordo com a temática da pequena festa – por exemplo, Natal, Ano Novo, aniversário e mais.

É claro que não é necessário – e nem adequado – transformar a sala numa espécie de salão de baile. Mas, certamente, vale a pena investir em pequenos detalhes de decoração.

Mais uma vez, toalhas de mesa, jogo americano ou sousplats. Também os centros de mesa. E, por fim, mescla de peças dos aparelhos de jantar.

Tenha em mente que é possível contrastar estas peças, mas é necessário manter alguma coerência – como a altura das pilhas de pratos, taças e mais.

Trouxemos alguns exemplos para este texto. Use as imagens como referência para criar algo único para a sua casa.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Conta para gente nos comentários se você gostou das dicas!

Veja também
Mesa de Natal Infantil: 37 Ideias para Encantar as Crianças
Decoração de Natal Artesanal Fácil e Barata: Dicas e Ideias Maravilhosas

PUBLICIDADES

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email