É muito comum que crianças tenham um brinquedo favorito ou até mesmo uma mantinha que sempre estão com elas em todos os momentos. E isso é uma coisa linda de se ver, não é mesmo? Fica ainda mui
Para quem passa o dia todo fora, um porta talheres de tecido é essencial para deixar a marmita organizada e evitar usar produtos descartáveis. Mas além disso, você também pode fazer para decorar
Tapeçaria bordada à mão em talagarça, você se lembra?
Foto: http://www.eventoclick.pt/eventos-pt/empresariais/um-evento-tapecaria-portuguesa-r.html
A tapeçaria é uma arte que remonta à antiguidade, desenvolvida pelos povos orientais e europeus, inicialmente feita à mão e posteriormente em teares. Nossa herança vem dos colonizadores portugueses, que desenvolveram novas técnicas para a tapeçaria bordada à mão, como o famoso ponto arraiolos.
Hoje em dia a tapeçaria anda um pouco esquecida no fundinho do armário dos artesãos, mas é uma técnica de resultado muito bonito e diversas aplicações, como almofadas, quadros, panôs, pesos de porta, mini tapetes para apoio de vasos ou telefone, enfim muita coisa além dos tapetes tradicionais!
Um diferencial interessante da tapeçaria bordada à mão é que você pode comprar as telas já pintadas com o desenho a ser bordado sem a necessidade de contar os quadradinhos como no ponto cruz, por exemplo. Mas você também pode soltar a imaginação e criar seu próprio desenho fazendo um trabalho exclusivo!
Para realizar um trabalho de tapeçaria bordada à mão, você precisará apenas de um pedaço de tela de talagarça, lã para tapeçaria, agulha para tapeçaria e uma tesoura, itens facilmente encontrados em qualquer armarinho.
Existem muitos tipos de pontos que podem ser utilizados na tapeçaria bordada à mão. O ponto meia, também chamado de meio ponto ou gobelin, é o mais básico, apresentado na diagonal e indicado para trabalhos delicados, veja só:
Ele é feito introduzindo-se a agulha de tapeçaria de cima para baixo na carreira de ida (para a direita) e de baixo para cima na carreira de volta (para a esquerda).
No final da carreira de ida pode-se subir ou descer para a próxima carreira, conforme sua preferência, sempre observando o sentido do bordado, ou seja, todos os pontos deverão estar na diagonal para o mesmo lado. O arremate dos fios deve ser feito sempre pelo avesso da tela, passando o fio de lã por dentro dos pontos já bordados no início e no final da carreira, sem nós.
Viu como é fácil? Passe agora no armarinho mais próximo e comece a fazer o seu bordado em talagarça!
Para saber mais, acesse www.atelierangelsdream.blogspot.com ou envie um e-mail para [email protected].
Um abraço,
Angélica Bonfiglioli Lopes
Compartilhe onde preferir
Revista Artesanato
Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.Recomendados Para Você:
Comentários
37 comentários
Obrigada Angélica!! Vou procurar! Adoraria voltar a fazer!! Beijão!!
Pessoal, acabei de receber a informação de que dei o crédito da foto que aparece na matéria erroneamente. A primeira foto, de um tapete em arraiolos, é de propriedade do Sr. Jhoanes Rodrigues, da JR Tapetes de Belo Horizonte. Como a foto é muito bonita já foi muito copiada e eu acabei dando o crédito para um site de Portugal, de onde copiei a foto. Obrigada!
Me gusta recibir ideas de bordados y otros….
Olá Angélica!
Muito legal você relembrar o bordado! Eu estou tentando resgatar a técnica de uma forma bem contemporânea para atrair uma nova geração, como eu, que gosta de artesanato! Minha mãe trabalhou com isso por mais de 20 anos e agora criamos, em nossa, uma nova linha de telas:
http://fiodeourocrafts.com/conheca-nossos-produtos/
Espero que goste, em breve teremos nossa loja virtual nova, com muitas novidades!
Abs,
Carine
Gostaria de fazer o quadro “Obapuru” da Tarsilla do Amaral, mas não consigo, você sabe como posso comprar, através de encomenda, obrigada