Tricô Passo a passo: Como Fazer o Ponto Ziguezague Sem Complicação

Tricô Passo a passo: Como Fazer o Ponto Ziguezague Sem Complicação

Para quem faz tricô, aprender um novo ponto pode fazer toda diferença, afinal, um ponto diferente pode deixar suas peças mais interessantes, chamando a atenção de possíveis clientes.

Por isso, quem faz esse tipo de artesanato sempre procura por receitas ou pontos de tricô passo a passo.

Neste post você vai aprender o ponto ziguezague, que é ideal para peças pesadas, principalmente as de frio, pois é volumoso, possui pouca elasticidade e não tem a trama aberta, ou seja, não deixa passar o vento. Além disso, tem uma textura super diferenciada em 3D.

Veja o passo a passo desse ponto incrível!

Veja mais
Como Ler Gráficos de Tricô de Forma Fácil e Sem Erro
Você Sabe Qual a Diferença entre Tricô e Crochê?

Ponto ziguezague: como fazer?

Para você fazer esse ponto, você vai precisar saber do básico: ponto tricô e ponto meia. Se você for iniciante, recomendamos uma agulha e lã maiores para ver, com mais clareza o aspecto do ponto. 

O ponto é uma repetição de duas carreiras e seu trabalho deverá ter carreiras múltiplas de 3. A repetição é a seguinte:

Linha 1: 1 Tricô, * tricotar o segundo ponto na agulha esquerda através do laço traseiro sem deixá-lo cair, tricotar o primeiro ponto, largar os dois, 1 tricô *

Linha 2:  1 Meia, * meia no segundo ponto na agulha esquerda sem deixá-la cair, purl o primeiro ponto, soltar os dois,1 meia *

Instruções do ponto de tricô passo a passo

  1. Faça um ponto meia o primeiro ponto como de costume.
  2. Agora, insira a agulha de tricô na alça posterior do segundo ponto da agulha esquerda e tricote-a na alça posterior, mas deixe o ponto na agulha (importante).
  3. Faça um ponto meia no primeiro ponto restante na agulha.
  1. E então, você pode liberar os dois pontos que acabou de fazer
  2. Repita as etapas 2 a 5 até o final da linha.
  1. Agora, você vai fazer a carreira da volta. Tricote um ponto normalmente.
  2. Faça o tricô do segundo ponto na agulha esquerda e deixe-o na agulha (ao contrário da primeira linha, você não está tricotando este ponto na alça posterior, mas sim na alça da frente).
  1. Solte os dois pontos da agulha
  2. Tricote o último ponto
  1. Repita as etapas 6 a 9 até o final da carreira e começando com a Etapa 1 no lado direito.

Essas são as instruções para fazer uma peça de tricô plano, porém se você quiser tricotar o ponto ziguezague em tricô circular, terá que ajustar um pouco a repetição. 

Em vez de tricotar o lado avesso, você apenas deve repetir os pontos do lado direito. Mas, a cada rodada de número par, você apenas tricota o segundo ponto (etapa 2) através da alça da frente (portanto, um ponto meia normal).

E para finalizar, você pode finalizar como um trabalho de tricô normalmente. Esperamos que você tenha gostado de aprender esse ponto de tricô passo a passo, pois é muito bonito e pode ser utilizado para várias peças!

O que você achou? Conte aqui nos comentários e compartilhe se você já fez ou aprendeu a fazer esse ponto com o nosso tutorial!

Veja mais
Como Fazer Sapatinho De Tricô Para Bebê
Tricotin: Dicas e Passo a Passos

Revista Artesanato
1 Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*