Pacote de Moldes

Como Fazer Tricô – Passo a Passo e Dicas Para Iniciantes

Contrariando a crença de que somente as vovós podem tricotar, o tricô tem ganhado adeptas de todas as idades. Isso porque, além de ser muito relaxante, o tricô é um tipo de artesanato que permite muitas possibilidades de aproveitamento, seja na confecção de roupas ou, até mesmo, na decoração de casa.

No entanto, antes de começar a montar pontos por aí, é importante que você domine o básico desse artesanato, como, por exemplo, o tipo de agulha ideal e os pontos utilizados para a técnica.

Então, para você que quer aprender como fazer tricô, mas não faz ideia por onde começar, nós separamos algumas dicas quentíssimas e um passo a passo simples e fácil para te ajudar nesse aprendizado. Confira!

Veja também:

Moldes de Feltro

Aprenda Como Fazer Tricotin para Decoração Infantil

Aprenda 3 Pontos de Crochê Passo a Passo

Aprenda como fazer tricô do zero – Dicas para iniciantes

Qual a diferença entre tricô e crochê?

Essa confusão é muito comum, mas também é fácil de esclarecer. Isso porque, os dois tipos de artesanato utilizam a mesma agulha. No entanto, para o crochê, é necessário o manuseio de apenas uma agulha, enquanto que o tricô requer, pelo menos, duas agulhas para a construção dos pontos.

O que você precisa para fazer tricô?

como fazer trico

Fonte: byday

Tesoura: pode ser qualquer uma. O importante é estar afiada. Por isso, separe uma exclusivamente para este fim, assim você não corre o risco das lâminas ficarem cegas rapidamente.

Agulha de tapeçaria: serve para fazer o acabamento de fios soltos, após o término do projeto. Parecem com agulhas de costura, porém gigantes, e podem ser encontradas em dois tipos de materiais: metal ou plástico.

Pacote de Guirlandas em Feltro

Agulha de tricô: existem vários três tipos de agulhas: retas, circulares, de ponta dupla ou para tranças. Elas também podem ser feitas de plástico, acrílico, madeira ou metal. Já o tamanho e espessura da agulha vão depender do seu projeto. Dessa forma, quanto maior for o diâmetro da sua agulha, mais solta e elástica será a peça e quanto menor for o diâmetro, mais apertado e grosso será o ponto. Para começar, sugerimos a agulha nº 5 ou nº6.

Fita métrica e régua: é sempre bom medir o que você está tricotando. Assim, você não erra no tamanho.

Marcador de pontos: serve para marcar o aumento ou diminuição dos pontos no tricô, assim como o começo e o fim do trabalho. O marcador de pontos, normalmente, é feito de plástico tem o formato de um anel ou de um pequeno cadeado.

Caderno: é essencial para se organizar. Com o caderno é possível fazer as anotações e não se perder no projeto.

Calculadora: para calcular os pontos do tricô.

Fio Mollet: escolha a cor de sua preferência.

Como Funciona?

Não faz ideia de como fazer tricô? Então, fica calma, pois é mais simples do que imagina. Tudo o que você vai precisar para ficar craque é prática. Isso porque, o tricô é produzido quando se passa os pontos de uma agulha para a outra, de forma contínua.

A única coisa que você deve ficar atenta é com a posição da agulha vazia e da agulha com os pontos, visto que a primeira deve ficar na mão dominante (destra ou canhota) e a segunda na sua outra mão, respectivamente.

Descubra o seu estilo de tricotar

É fato que todo tricô é feito de ponto meia e ponto tricô. Contudo, cada pessoa possui um estilo de tricotar.  Veja abaixo quais são os estilos de tricotar e descubra qual é o seu.

Estilo inglês/continental: são os mais comuns. No estilo inglês, a lã é segurada na mão direita junto com a agulha vazia. Já o continental, a lã é segurada na mão esquerda junto com a agulha de pontos da carreira anterior.

Estilo português: enquanto a lã é tensionada ao redor do pescoço, o polegar forma o ponto na agulha.

Estilo irlandês: a lã é segurada na mão direita, mas a agulha desse lado não se mexe, devendo ser posicionada abaixo da axila ou no cinto “makkin”. Assim, os dedos inferiores da mão direita podem tencionar o fio enquanto o dedo indicador e polegar manipulam o ponto.

Estilo tricô combinado: a lã é envolta na agulha no sentido horário, com os pontos torcidos. Quando se faz o ponto meia, o ponto deve ser feito atrás da “perninha”, desfazendo o torcido.

Passo a passo – Como fazer tricô

Agora que você já sabe quais materiais comprar para iniciar no mundo do tricô, é hora de aprender a montar os pontos na agulha. Para ficar mais fácil de entender, separamos um vídeo com o passo a passo para que você possa começar a montar o seus pontos na agulha.

Gostou do nosso post sobre como fazer tricô? Agora que você já sabe o básico, só falta começar a praticar. Escolha uma peça pequena e um ponto simples para dar inicio à essa arte!

Então, deixe um comentário para a gente contando como foi a sua experiência. Ficaremos muito felizes em saber como está o seu progresso.

Veja também:

Como Fazer uma Mini Polaina de Tricô Passo a Passo

Como Fazer Amigurumi – Aprenda essa Arte que é um Sucesso

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

3 comentários

  • Aba diz:

    Adoro as dicas ensinamento aqui deixados. Já fiz várias peças, mas confesso que gosto mais de manusear revista impressa. Está revista tem impressa? Onde compro/faço assinatura.

  • Marina Rezende diz:

    Aba,

    Que bom que gosta do nosso conteúdo. Não temos a versão impressa da Revista.

    Abraço

  • Angela diz:

    Aprendi fazer tricô com minha mãe que era exímia tricoteira tanto a mão quanto à máquina. Eu aprendi colocando a agulha embaixo do braço e sempre via nos vídeos as pessoas de outras formas que eu não consigo fazer igual. E hj lendo este post descobri que esse modo de tricotar é irlandês adorei .

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Tricô Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email