Descubra Como Fazer um Avental de Calça Jeans Incrível

Quem faz artesanato ou gosta de cozinhar precisa proteger bem a roupa que está usando. Pois, resíduos de tinta, cola, molhos, entre outros, são difíceis de remover. Para solucionar esse problema, a dica é usar um avental de calça jeans.

O jeans é indicado para proteger a roupa por ser um material denso e pouco permeável. Fazer este tipo de avental é fácil e econômico, basta utilizar aquelas calças que estão velhas ou que não servem mais. Com apenas uma calça é possível fazer dois aventais de tamanho adulto.

É importante observar o estilo da calça, pois esse fator influencia diretamente no resultado da peça. Este passo a passo foi feito utilizando uma calça reta. Mas, é possível utilizar as dicas abaixo para fazer avental jeans com qualquer modelo de calça.

Moldes de Feltro

Veja também:

Como Fazer uma Bolsa de Calça Jeans Linda e Fácil

Cesta feita com jeans – reaproveite aquela calça velha

Materiais Necessários

  • Calça jeans
  • Tecido
  • Tesoura
  • Alfinetes de cabeça
  • Linha
  • Máquina de costura

Passo a Passo

1 – Corte uma das pernas próximo ao início do gancho (onde as pernas se encontram), com cuidado para não cortar o bolso de trás.

2 – Recorte o bolso. Corte o jeans onde ele está fixado bem rente à costura.

3 – Abra a perna da calça cortando pelo lado oposto ao que você quer que seja a frente do avental.

4 – Para fazer a parte de cima do avental, dobre o jeans ao meio e faça um corte arredondado nas laterais.

5 – Recorte a bainha da calça para facilitar a costura do viés posteriormente.

6 – Para fazer o viés, corte tiras de 8 cm de largura no tecido de sua preferência. O comprimento vai depender o tamanho do avental e do tamanho desejado para as tiras de amarrações.

7 – Dobre 1 cm de cada lado da tira e vinque com o ferro. Depois, dobre a tira ao meio e vinque novamente.

8 – Use alfinetes para unir as tiras com o avental. Neste primeiro momento, apenas com as laterais e a parte superior do avental. Passe uma costura reta à máquina, tomando o cuidado de deixar a tira de tecido bem presa ao jeans.

9 – Faça o mesmo na parte superior do bolso, mas deixe 2 cm do viés sobrando em cada lado para fazer o acabamento. Costure esse viés e, em seguida, costure o bolso no avental, no local desejado. Lembre-se de não costurar a parte de cima, para que o bolso fique aberto e você possa usá-lo.

10 – Alfinete uma tira de tecido na barra do avental, deixando cerca de 2 cm de sobra de cada lado. Dobre essas sobras das extremidades para fazer o acabamento e passe uma costura reta.

11 – Sobreponha duas tiras de tecido, lado direito com direito e passe uma costura na ponta para uni-las. Faça isso com as restantes, formando uma única tira.

12 – Dobre a grande tira ao meio. Esta será a parte que vai ficar atrás do pescoço. Fixe com alfinetes nas partes curvas das laterais do avental, deixando um espaço suficiente (algo em torno de 45 cm) para poder passar o avental pelo pescoço.

13 – Costure a lateral de toda a tira e desse modo você já vai fazer o acabamento e fixá-la no jeans.

Fazer avental de calça jeans é uma ótima maneira de dar um destino útil àquele jeans que está encostado no armário e ainda ter uma peça prática para proteger suas roupas. Em qual atividade você vai utilizar o seu avental? Deixe sua resposta nos comentários!

Crédito das fotos: A Girl and a Glue Gun

Veja também:

Como Fazer um Porta-Alfinetes com Lata de Refrigerante

Como Fazer Capa de Almofada Estilosa com Botões

Compartilhe onde preferir

Fernanda Vasconcelos

Jornalista com duas paixões: a escrita e o artesanato. Nas horas vagas, se dedica a arte do “faça você mesmo” e, desse modo, acrescenta mais cor e alegria à vida.




Comentários

17 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato em Tecido Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]