8 Dicas Imperdíveis para Organizar o Ateliê

O ateliê é aquele cantinho agradável onde podemos nos refugiar no mundo da arte. Porém, em meio às atividades do dia a dia, nem sempre sobra muito tempo para organizar o ateliê.

Por isso, reunimos aqui oito dicas imperdíveis para manter tudo em ordem nesse espaço e ainda garantir um espaço tão bonito quanto às peças que são produzidas nele. As dicas servem tanto se seu ateliê é um grande espaço, quanto se for aquele cantinho na sala ou no quarto.

Com carinho, é possível transformar o seu espaço num lugar agradável de trabalhar e inspirador. Vamos começar a organização?

Veja também:

Moldes de Feltro

Ideias Para Ganhar Dinheiro com Artesanato

19 Truques e Dicas de Costura que Você Deveria Saber

1. Bancada livre, organização na certa

Ficar arrastando seus materiais de um lado para outro da bancada a fim de encontrar espaço para trabalhar é sinônimo de perda de tempo e também de desperdício de materiais, que podem acabar parando no lixo com todo esse arrasta e puxa.

Deixe, sempre que possível, a bancada livre ou apenas com instrumentos de trabalho mais pesados que são usados com frequência, como a máquina de costura. Aprenda aqui a fazer uma capa para sua máquina.

2. Invista em prateleiras

prateleiras atelie

Fonte: Iheart Organizing

As prateleiras são uma opção econômica para organizar o ateliê, pois se encaixam em qualquer espaço. Com MDF ou tábua de pinos pode-se criar prateleiras resistentes. Em madeireiras, é possível comprar estes materiais já cortados no tamanho necessário.

3. Tudo à mão

materiais artesanato

Fonte: Something Turquoise

A chapa de Eucatex com furinhos é uma opção prática e econômica para manter os materiais mais utilizados no ateliê sempre à mão e sem ocupar o espaço da bancada. Instale a chapa na parede e encaixe ganchinhos para pendurar tesouras, réguas, pincéis e prateleiras para guardar caixas organizadoras.

Dica: você encontra essas placas já prontas em madeireiras. Procure por placa de Eucatex furada. Elas vem cruas, basta pintar da cor desejada.

4. Onde guardar os tecidos?

ideia para guardar tecidos

Fonte: Thinking Closet

A cena é recorrente: você sai para comprar apenas um tecido e volta com bem mais do que planejou.  A dúvida também é comum: onde guardar tudo isso?

O ideal é que os tecidos fiquem acomodados de maneira que seja fácil enxergá-los para montar as combinações. Uma sugestão funcional é envolvê-los em retângulos de papelão para que fiquem firmes e dobrados de maneira uniforme.

Pendurar os tecidos em cabides para calça também é uma opção. Mas, se o espaço que você tem disponível é uma gaveta, pendure os tecidos em aros de pastas suspensas, aquelas usadas para arquivar documentos.

5. Caixa organizadora

caixas organizadoras

Fonte: Houseful of Handmade

Reaproveite caixas de papelão que iriam para o lixo para fazer organizadores de vários tamanhos. Encape as caixas com tecido, papel ou adesivo. Você pode também colocar divisórias dentro delas para guardar peças miúdas, como botões e miçangas.

6. Canos de PVC e as mil e uma utilidades

dica para organizar fitas de cetim e fitas adesivas

Fonte: Sowdering About

Os canos de PVC têm mais utilidades do que levar água para a sua casa. Com eles, é possível fazer suportes para organizar as fitas de cetim e as fitas adesivas. Os canos de diâmetro maior podem ser usados como porta-trecos para tesouras e pincéis.

7. Linhas organizadas

Fonte: Mur Mur Shop

Manter as linhas e bobinas organizadas por cor facilita muito o dia a dia no ateliê. Com uma caixa de papelão, palitos de churrasco e cola quente, é possível fazer um prático porta carretéis.

8. Porta alfinetes

Fonte: Hometalk

Alfinetes bem guardados são garantia não apenas de organização, mas também de segurança. Reaproveite um vidro de conserva para guardá-los e na tampa cole um tecido, coloque um enchimento e faça um porta-alfinetes novinho! Veja aqui o passo a passo de um outro modelo de porta alfinetes.

Organizar o ateliê economiza tempo e traz harmonia para o trabalho. Se você gostou das dicas, deixe um comentário!

Veja também:

24 Ideias de Pintura em Tecido Para Fazer e Vender

8 Dicas de Pintura em Tecido Para Iniciantes

Compartilhe onde preferir

Fernanda Vasconcelos

Jornalista com duas paixões: a escrita e o artesanato. Nas horas vagas, se dedica a arte do “faça você mesmo” e, desse modo, acrescenta mais cor e alegria à vida.




Comentários

47 comentários

  • maisa diz:

    Ótimas dicas para organização um capricho. Vou usar algumas para ficar mais organizada.

  • Maria do amparo Teixeira Teixeira diz:

    Gostaria muito de ter um ateliê tão lindo e maravilhoso é que sou artesã e fico encantada com tudo que é arte ..Obrigada

  • Anônimo diz:

    Ótima dicas! Vou por em prática 😉

  • Rita de Fatima Rodrigues da Rosa diz:

    Tudo muito util, gostei muito das sugestões sobre a organização do nosso cantinho. Veio no momento certo para mim.

  • Maria Luiza Catarino Anuto diz:

    Bom dia amei eu tenho o meu cantinho tenho porta tintas que suporta mais de 100 vidros, tenho um armário para colocar meus panos de prato feitos e para fazer , só não tenho porta linhas e nem porta tecidos e envies como faço para adiquir ?

1 2 3 10

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Organização Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email