Moldes de Letras Para Feltro + Passo a Passo

letras em feltro com molde grátis

Os moldes de letras têm muitas utilidades no universo artesanal. Podem ser usados para fazer chaveiros e enfeites infantis, como as belas guirlandas em feltro. Também funcionam para criar um alfabeto de feltro – que pode funcionar como um brinquedo pedagógico.

Independente do tipo de uso, temos que admitir que as letras de feltro são muito fáceis de fazer e ficam prontas rapidamente. O melhor de tudo é que para fazê-las não é pré-requisito saber costurar. Afinal, os pontos são bem simples, e podem ser aprendidos em poucos minutos.

Se você deseja saber todos os detalhes para fazer letras em feltro fofinhas e com um bom acabamento, acompanhe este post.  Vamos apresentar os materiais necessários e o passo a passo detalhado para você confeccionar essas peças que são indispensáveis para quem já trabalha ou deseja trabalhar com feltro. Veja só!

Moldes de Feltro

Veja também:

Veja quais os Melhores Tipos de Cola Para Feltro

5 Dicas Para Comprar Feltro Barato Pela Internet

Moldes de Letras

O primeiro passo é baixar os seus moldes de letras para feltro. Nós preparamos um pacote de moldes de letras em formato PDF para você baixar e imprimir. As letras já estão em tamanho natural, basta imprimir.

Dica: Se desejar, você pode imprimir as letras em tamanho reduzido, é só escolher essa opção no momento da impressão.

Clique já no botão acima para baixar os seus moldes.

Como Produzir Letras em Feltro

Materiais Necessários

  • Feltro nas cores desejadas;
  • Moldes de letras;
  • Linha – de costura, de posponto ou de meada;
  • Enchimento – de preferência fibra siliconada;
  • Agulha de costura comum;
  • Alfinetes;
  • Tesoura;
  • Caneta.

Passo a Passo

1. Imprima e recorte os moldes com as letras desejadas.

Dica: Este site em inglês oferece uma grande variedade de moldes de letras para download e impressão gratuitos.

2. Com a caneta, passe o molde da letra para o lado avesso do feltro. Em seguida, vire o molde e risque novamente, fazendo assim o verso espelhado.

Dica: Para achar o avesso do feltro, procure o lado que possui um aspecto mais áspero. É nesse lado que você deve riscar os moldes.

3. Depois de riscar, recorte as letras sobre os traços feitos com a caneta.

Aprenda a fazer lindas guirlandas em feltro passo a passo. Clique aqui e saiba mais.

4. Se for preciso, junte a frente e o verso de cada letra com o alfinete para que as partes não saiam do lugar.

5. Abasteça a agulha com a linha desejada e inicie a costura. As letrinhas das fotos foram fechadas com o ponto caseado – que deixa um aspecto mais delicado nas peças.

Dica: existem 4 pontos mais utilizados para fechar as peças em feltro: o ponto caseado, o ponto alinhavo ou pesponto, o ponto atrás e o ponto palito. Se você tem dúvidas sobre esses pontos, confira o post que ensina como costurar feltro à mão.

6. Costure 2⁄3 do contorno da letra e encha-a com a fibra siliconada. Coloque fibra até que ela fique bem fofinha. Se a letra tiver muitos contornos, fica mais fácil costurar um pouco e já ir enchendo.

Dica: Você pode utilizar uma pinça ou o cabo de um pincel para empurrar o enchimento para todos os cantinhos das letras.

7. Finalize o fechamento das letras em feltro arrematando a costura. Para que a ponta da linha não fique visível, passe a agulha por dentro da letra e corte a linha bem rente ao feltro.

Aprenda a fazer lindas guirlandas em feltro passo a passo. Clique aqui e saiba mais.

Depois de seguir esses passos você terá várias letrinhas para as crianças brincarem ou para personalizar as suas criações. Na hora de fazê-las para vender, ou para aplicar em peças que serão vendidas, lembre-se de caprichar: faça um bom corte no feltro e mantenha certa regularidade nos pontos.

Como Fazer o Caseado Perfeito

Se quiser aprender como fazer dois pontos básicos da costura à mão, o caseado e o pesponto, assista abaixo à aula da artesã Larissa Amaral, professora da Escola de Feltro.

Link do vídeo no YouTube: Como Fazer Ponto Caseado e Pesponto Passo a Passo

Como você acompanhou, é muito fácil fazer as letras em feltro. As técnicas são simples e qualquer pessoa é capaz de colocá-las em prática. Se não tiver prática com os pontos, não tem problema. Basta se dedicar alguns minutinhos do seu dia para treinar e assim melhorar a cada dia.

Se você gostou de saber como fazer letras de feltro, e deseja aprender ainda mais, não hesite em fazer um curso online. O Curso de Guirlandas em Feltro, com a artesã Larissa Amaral, é uma excelente opção para quem está começando. Deixe um recado e conte pra gente o que você achou das dicas.

Veja também:

18 Moldes de Passarinho para Feltro e Tecido

Como Impermeabilizar o Feltro Para Acabar com as Bolinhas

Crédito das imagens: Curso de Guirlandas em Feltro e Buggy and Buddy

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

7 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Artesanato em Feltro Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]