Como Fazer Capa Para Tábua de Passar Roupa

Como Fazer Capa Para Tábua de Passar Roupa

Um dos afazeres domésticos mais desgastantes é passar roupa. A postura e o calor do ferro de passar são incômodos e capazes de piorar o humor de qualquer pessoa. Mas você sabia que uma capa para tábua de passar pode te ajudar a terminar a tarefa mais rápido?

Além de proteger a tábua de eventuais acidentes e queimaduras, a capa ajuda a criar uma superfície mais lisa, fazendo com que o ferro deslize sobre a roupa com mais facilidade e sem precisar de grande esforço. Assim, você terminará aquela pilha de roupas mais rápido e terá mais tempo pra você.

A boa notícia é que as capas para tábua de passar são fáceis de serem feitas em casa. Dá só uma olhada nesse tutorial que preparamos pra você!

Veja também:

17 Truques Inteligentes Para Organizar Uma Cozinha Pequena

Limpa Vidros Caseiro – Receita Super Simples

Capa para Tábua de Passar – Como Fazer

Materiais Necessários

  • Tecido térmico metalizado ou tricoline (certifique-se de que tenha o suficiente para cobrir a tábua com sobras de pelo menos 10 cm)
  • Fita métrica
  • Agulha e linha (ou máquina de costura)
  • Tábua de passar
  • Tesoura
  • Elástico de 0,5 cm de largura
  • Alfinetes
  • Um grande alfinete de segurança
  • Giz de alfaiate

Passo a Passo

1.  Meça a tábua

Coloque o tecido com o lado direito para baixo no chão e apoie a sua tábua de passar de cabeça para baixo sobre ele. Certifique-se de que o chão esteja bem limpo para não sujar o tecido!

Marque com o giz todo o contorno da tábua e corte as sobras de pano a uma distância de 10 cm do traço.

2.  Faça a bainha

Dobre uma bainha de um dedo ao redor da borda do tecido e prenda com os alfinetes. Costure-a com uma linha da cor do pano para um bom acabamento. Se preferir, faça esse passo na máquina de costura. Deixe uma abertura na bainha para que você possa passar o elástico na capa.

3.  Coloque o elástico

Prenda o alfinete de segurança na ponta do elástico e coloque-o na abertura da sua bainha. Deslize o alfinete por toda a borda da capa, até sair com ele na outra ponta. Tire o alfinete e amarre firmemente as duas pontas. Depois, é só cortar o excesso do elástico.

4.  Vista a capa na tábua de passar

capa finalizada

Vista a sua tábua de passar roupa com a capa, como se estivesse colocando um lençol de elástico no colchão, e pronto!

Além de proteger, a capa para tábua de passar ainda vai embelezar e prolongar a vida útil daquela sua tábua que já está gasta e cheia de queimaduras. E o tecido térmico, quando usado para fazer a capa, ainda tem a vantagem de permitir que você passe os dois lados da roupa ao mesmo tempo, graças ao aquecimento da superfície térmica quando entra em contato com o calor do ferro.

Está esperando o quê para fazer a sua própria capa para tábua de passar? Aproveite e conte aqui nos comentários o que você achou desse tutorial!

Imagens: A Beautiful Mess

Veja também:

Como Fazer Caixa Organizadora com Material Reciclável

Como Fazer Pintura com Stencil em Pano de Prato

Mariana Barbosa
10 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*

[Grátis]
[Grátis]