Pacote de Moldes

Como Fazer Capa Para Tábua de Passar Roupa

capa para tábua passo a passo

Um dos afazeres domésticos mais desgastantes é passar roupa. A postura e o calor do ferro de passar são incômodos e capazes de piorar o humor de qualquer pessoa. Mas você sabia que uma capa para tábua de passar pode te ajudar a terminar a tarefa mais rápido?

Além de proteger a tábua de eventuais acidentes e queimaduras, a capa ajuda a criar uma superfície mais lisa, fazendo com que o ferro deslize sobre a roupa com mais facilidade e sem precisar de grande esforço. Assim, você terminará aquela pilha de roupas mais rápido e terá mais tempo pra você.

A boa notícia é que as capas para tábua de passar são fáceis de serem feitas em casa. Dá só uma olhada nesse tutorial que preparamos pra você!

Moldes de Feltro

Veja também:

17 Truques Inteligentes Para Organizar Uma Cozinha Pequena

Limpa Vidros Caseiro – Receita Super Simples

Capa para Tábua de Passar – Como Fazer

Materiais Necessários

  • Tecido térmico metalizado ou tricoline (certifique-se de que tenha o suficiente para cobrir a tábua com sobras de pelo menos 10 cm)
  • Fita métrica
  • Agulha e linha (ou máquina de costura)
  • Tábua de passar
  • Tesoura
  • Elástico de 0,5 cm de largura
  • Alfinetes
  • Um grande alfinete de segurança
  • Giz de alfaiate

Passo a Passo

1.  Meça a tábua

Coloque o tecido com o lado direito para baixo no chão e apoie a sua tábua de passar de cabeça para baixo sobre ele. Certifique-se de que o chão esteja bem limpo para não sujar o tecido!

Marque com o giz todo o contorno da tábua e corte as sobras de pano a uma distância de 10 cm do traço.

2.  Faça a bainha

Dobre uma bainha de um dedo ao redor da borda do tecido e prenda com os alfinetes. Costure-a com uma linha da cor do pano para um bom acabamento. Se preferir, faça esse passo na máquina de costura. Deixe uma abertura na bainha para que você possa passar o elástico na capa.

3.  Coloque o elástico

Prenda o alfinete de segurança na ponta do elástico e coloque-o na abertura da sua bainha. Deslize o alfinete por toda a borda da capa, até sair com ele na outra ponta. Tire o alfinete e amarre firmemente as duas pontas. Depois, é só cortar o excesso do elástico.

4.  Vista a capa na tábua de passar

capa finalizada

Vista a sua tábua de passar roupa com a capa, como se estivesse colocando um lençol de elástico no colchão, e pronto!

Além de proteger, a capa para tábua de passar ainda vai embelezar e prolongar a vida útil daquela sua tábua que já está gasta e cheia de queimaduras. E o tecido térmico, quando usado para fazer a capa, ainda tem a vantagem de permitir que você passe os dois lados da roupa ao mesmo tempo, graças ao aquecimento da superfície térmica quando entra em contato com o calor do ferro.

Está esperando o quê para fazer a sua própria capa para tábua de passar? Aproveite e conte aqui nos comentários o que você achou desse tutorial!

Imagens: A Beautiful Mess

Veja também:

Como Fazer Caixa Organizadora com Material Reciclável

Como Fazer Pintura com Stencil em Pano de Prato

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

18 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Costura Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]