Como Fazer Fronha de Travesseiro de um Jeito Fácil

Como Fazer Fronha de Travesseiro de um Jeito Fácil

Alguns dos itens decorativos que mais dão vida à casa são as almofadas e os travesseiros! Além de serem itens indispensáveis para o conforto, a outra vantagem dessas peças é que você pode manter várias fronhas e capas diferentes guardadas para trocar quando quiser e dar um ar novo ao ambiente.

E para quem está ainda começando a se aventurar na costura, as fronhas são um dos artesanatos em tecido mais fáceis de serem feitos em casa! Pensando nisso, vamos mostrar como fazer fronha em tecido no modelo envelope, de uma maneira bem fácil e em apenas 10 passos. Confira!

Veja também:

Como Fazer Puff de Tecido [Passo a Passo Simples]

Como Fazer Saquinhos de Tecido Passo a Passo

Como Fazer Fronha

Materiais Necessários

  • Alfinetes de cabeça
  • Fita métrica
  • Ferro de passar
  • Tesoura de bom corte
  • Tesoura de arremate
  • Giz de alfaiate
  • Linha e máquina de costura
  • Tecido estampado (você pode comprar tecido para lençol)

Passo a Passo

Passo 1:

Corte o tecido nas medidas de 1,70 m x 52 cm de largura. A fronha vai ficar com 70 cm x 50 cm, tamanho da maioria dos travesseiros.

Passo 2:

Apoie o tecido numa bancada grande ou no chão da sua sala com o lado direito do tecido (lado estampado) para baixo.

Passo 3:

Depois, usando os dois lados menores do retângulo, meça 2 cm de distância da borda e marque com o giz de alfaiate. Esta será a medida das bainhas.

Passo 4:

Dobre o tecido até a marca de giz e passe com o ferro. Dobre mais 2 cm para um melhor acabamento, passe novamente e prenda a bainha com os alfinetes. Repita o processo nos dois lados do tecido.

Passo 5:

Coloque a fronha na máquina e faça uma costura em ponto reto para que a barra fique bem fechadinha. Corte as linhas que sobrarem com a tesoura de arremate.

Passo 6:

Abra o tecido novamente, agora com o lado direito para cima. Meça 70 cm de uma ponta da fronha até o centro e marque o local com alfinetes. Depois, dobre esses 70 cm de pano até encontrar a marcação de alfinetes, ficando a mais ou menos um palmo de distância da borda.

Passo 7:

Dobre esse espaço que sobrou por cima da outra dobra, formando um envelope. Alfinete a fronha em baixo e em cima para não sair do lugar, e leve-a na máquina novamente.

Passo 8:

Dê 1 cm de margem de costura e passe o ponto reto dos dois lados. De novo, corte os fiapos de linha que sobrarem.

Passo 9:

Agora é hora de dar o acabamento! Para evitar que as laterais da fronha fiquem desfiando toda vez que lavar, passe uma costura overlock ou zigue-zague nas duas laterais maiores da fronha.

Passo 10:

Depois é só desvirar, passar a ferro e pronto! Sua fronha está pronta para ser usada!

Viu só como é rápido e fácil? Agora que você aprendeu como fazer fronha de tecido como uma costureira profissional, você pode fazer várias fronhas com estampas, tecidos e enfeites que quiser para decorar a sua casa e presentear seus amigos e familiares!

Qual outro tutorial você gostaria de aprender? Conte pra gente nos comentários!

Imagens: Paper & Stitch

Veja também:

Como Fazer Capa de Almofada Estilosa com Botões

Como Fazer um Porta-Alfinetes com Lata de Refrigerante

Mariana Barbosa
10 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*

  • Bom dia! Muito lindo esse vestido com saia rodada. Adorei! Gostaria de receber moldes para blusas (sem manga) e saias lisas e estampadas, trabalhadas com renda no tipo decote, barra etc. Ultimamente, quase não tenho comprado, porque aqui na minha cidade, os vendedores optam mais para o estilo de blusa estampada e decorada com renda nas costas. Acho que não tem graça, porque o detalhe mais bonito está escondido nas costas. Aprecio decotes mais profundos em V e em U, com limite, mas na minha cidade, eles vendem na maior parte, decotes muito altos, chegando ao pescoço. Eles ficam presos somente a uma tendência. Sinto-me incomodada, pois a cidade é muito quente. Aqui, as lojas ficam mais presas a blusas estampadas, com decotes altos. É difícil encontrar roupas em tecidos lisos. Minha mãe era uma ótima costureira e nunca pensei em aprender com ela, pois me ocupava com os estudos. Ultimamente, aprendi na internet e faço alguns artesanatos (flores, sacolas de papel). Gostaria de aprender algo da costura e creio que vai ser muito bom. Muito obrigada. Fátima Ferreira – Teófilo Otoni-MG

[Grátis]
[Grátis]