Pacote de Moldes

Capacho: Uma Acessório Útil Que Pode Dar Um Toque Diferente aos Cômodos de Sua Casa

Quarto e sala com capachos

Tapetes são elementos que aparecem em muitas propostas de design. Eles surgem em vários formatos, texturas, estampas, cores e materiais. 

Podem ser vistos na entrada das residências e até em ambientes íntimos. E mesmo para cômodos estreitos e pequenos, como uma cozinha compacta, é possível selecionar um modelo que se adeque bem e que faça o cenário parecer ainda mais interessante e confortável.

Neste texto, vamos abordar como um modelo específico de tapete, o capacho. Ele pode ser utilizado em decorações de espaços abertos ou fechados de casas e apartamentos. 

Veja também:
Como Limpar Tapete de Crochê: Dicas e Passo a Passo Completo
Tapetes e Capachos Personalizados – 19 Modelos Fáceis de Fazer

Moldes de Feltro

Afinal, o que é um “capacho”?

Bem, capacho é um pequeno tapete, geralmente em formato retangular, que foi idealizado para servir a uma função bem específica. 

Ele serve para que as pessoas possam limpar os seus pés ou mesmo para proteger certas áreas de piso nos ambientes. Ele também impede que a sujeira da sola dos calçados estrague a decoração da casa. Mas, é claro, não é só para isto que ele serve.

Capachos podem ser colocados nas entradas das residências – aliás, este é o tipo de local para o qual este modelo de tapete é mais requisitado. 

Sendo assim, eles contribuíram para uma maior receptividade dos visitantes, dando-lhes boas vindas. Contudo, elementos assim também poderiam ajudar na composição da decoração de vários outros espaços de uma casa.

Pacote de Guirlandas em Feltro

Pequenos tapetes, como capachos, dariam a certos ambientes – como cozinha compacta, lavanderia, banheiro, varanda e quarto – um visual muito mais bonito.

É possível que só este detalhe faça a casa parecer mais aconchegante, charmosa e cheia de personalidade – as imagens deste texto são a prova disto.

Alguns modelos de capacho

Os capachos mais comuns são aqueles feitos de fibras naturais. Mas existem também os feitos de vinil – mais resistentes e perfeitos para áreas úmidas ou expostas a gorduras e tráfegos intensos. E tem também os em tecidos atoalhados, bastante utilizados em banheiros.

Resumindo, é preciso entender as características gerais dos ambientes para saber de qual capacho eles precisam – e até se precisam. Qual o modelo deste tapete que se adequaria melhor à sua decoração equal a relação do capacho com sujeiras. Isto definirá o tipo de material de fabricação, entre outras características, que um elemento como este deve apresentar.

Lembrando que capachos personalizados também podem ser uma alternativa para incrementar decorações residenciais. Algo assim pode ser facilmente visto, por exemplo, em propostas para quarto infantil.

Dicas de como usar capachos na decoração

Como dito antes, capachos podem combinar com a decoração de praticamente todos os tipos diferentes de ambientes residenciais. 

Obviamente, eles são mais bem vindos frente às portas de entradas dos imóveis, contendo a sujeira presa ao solado dos calçados das pessoas. E, neste caso, nenhum outro modelo combinaria melhor do que o feito em vinil – a mais alta qualidade em termos de capacho.

Fora isso, não há regra sobre onde mais é possível utilizar capacho em decorações. O que importa é a criatividade do projetista. 

O objetivo é encontrar aquele modelo que vá contribuir melhor para cada tipo de ambiente e atender as necessidades de seus frequentadores. O mercado oferece uma variedade enorme de produtos assim. Ou seja, as possibilidades para as decorações são inúmeras – até mesmo agregando bom humor às propostas.

O capacho, apesar de ser um item complementar, pode se destacar numa decoração e ajudar um ambiente, efetivamente, a expressar um estilo. Ou mesmo, pode contribuir para que o local se mantenha limpo, facilitando a sua higienização periódica.

Para decorações descoladas e despojadas, uma sugestão é a utilização de capachos coloridos, com desenhos divertidos e frases criativas – opção super atraente.

Para decorações românticas e clean, a melhor opção são as cores neutras e estampas femininas. Para decorações clássicas ou tradicionais, os capachos lisos ou com formas geométricas. E para os ambientes infantis, os emborrachados temáticos.

Agora é a sua vez! Que tal acrescentar um capacho á decoração de sua casa? 

Essas dicas de como utilizar capacho na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:
Tapete de Barbante: 103 Modelos com Passo a Passo
Tapete de Crochê: Detalhe Artesanal para Dar Aquele Charme à Sua Casa

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato para Decoração Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email