Pacote de Moldes

Papel de Parede de Tecido: Um Charme Especial à sua Decoração

Papel de parede de tecido

A personalização de interiores é uma tendência. Está no topo da lista de discussão de muitas propostas de design. Durante um tempo, era uma alternativa aceitável a utilização de papel de parede de tecido para decorar paredes. Isto depois acabou em desuso. 

Porém, recentemente, voltou com tudo nas decorações de residências. Hoje, aplicar tecido em parede é uma opção cogitada por muita gente para a renovação visual de ambientes.

O texto a seguir fala um pouco sobre como utilizar esse tipo de revestimento de forma bem inteligente dentro de espaços residenciais. Quais as suas principais características que poderiam justificam sua utilização em decorações de interiores.

Veja também:
Decoração de Parede de Poá – Deixe a sua casa incrível
Como Decorar a Parede Gastando Pouco – 7 Ideias Lindas Para Copiar

Moldes de Feltro

Quais as vantagens do papel de parede de tecido para a decoração de interiores

Em propostas de design de interiores, podem-se ver tecidos sendo aplicados em diversos elementos. Eles são usados como forração de sofás e almofadas, em cabeceiras, sobre leitos de camas, frente às janelas, e mais. 

Às vezes, tecidos adesivos são aplicados, por exemplo, em mobiliários. E existem ainda os tecidos próprios para superfícies de paredes. O resultado final desta personalização pode ser mesmo incrível.

Deixe a sua mente criativa agir e reflita sobre todas as coisas boas que os papéis de tecido podem oferecer a personalização de ambientes. Talvez venham a dar uma sensação de luxuosidade, de modernidade e de conforto a diversos cômodos da casa – como quartos infantis, salas, corredores, e até cozinha e banheiro. São fáceis de aplicar, cobrem mais áreas – mesmo que irregulares -, custam menos, e sua remoção não é um problema.

Alguns modelos de papel de parede

Existem muitos modelos lindíssimos de papel de parede de tecido disponíveis a venda no mercado. Mas é preciso estar atento para identificá-los. 

Pacote de Guirlandas em Feltro

Isto porque nem todos os tecidos são os adequados para este fim. Os verdadeiros possuem acabamento anti chama, repelem poeira e sujeira, não mancham em contato com a mistura de cola e água utilizada na instalação, e possuem 70% de algodão em suas fibras.

Existem papeis de tecido em várias estampas – motivos infantis, temáticos, clássicos, rústicos, imitando materiais e mais. Mas é importante destacar duas coisas. 

A primeira é que estampas miúdas são mais fáceis de combinar com decorações de ambientes de todo o tipo. Segundo, que quanto mais grosso puder ser este tecido – não muito para não descolar – menos é preciso se preocupar com a cor de fundo da parede.

Imitação de papel de parede de tecido

Antes de seguir com este texto, é preciso destacar que para aqueles que são contrários à ideia de usar papel de parede de tecido em casa, há alternativa. 

Os fabricantes já se propuseram a criar modelos de papel de parede de vinil que imita os efeitos dos papéis de parede de tecido. É uma solução que gera resultados também muito bonitos para a personalização de interiores. Considere isto.

Como instalar o papel de parede de tecido?

Existem tecidos auto adesivos que facilitam completamente esta questão de somar tal de material à decoração de uma residência. 

Contudo, o caminho mais comum adotado por muitos designers é sugerir a aplicação de um papel de tecido comum às superfícies, pois sua qualidade seria superior. Mas, nesse caso, a instalação do revestimento é um pouco mais complicada.

Primeiro é preciso prender o tecido o mais próximo possível do teto com ajuda de algumas tachinhas. Depois, com um rolinho, é passada a mistura colante de amido líquido ou cola branca na parede que será coberta. Com ajuda de uma espátula, o tecido deve ir sendo alisado de cima para baixo, eliminando possíveis bolhas de ar.

Na etapa final, um pincel é passado nos cantos da parede para selar as extremidades. Com estilete é tirada todas as sobras de tecido. Daí mais uma camada de cola é passada – ou verniz em spray -, mas agora sobre o tecido, para proteger toda a superfície revestida. Quanto for desejo fazer a troca do material, basta ir umedecendo o tecido e ir puxando-o levemente. Se ficar qualquer coisa grudada, deve-se lixar.

Depois de observar as imagens apresentadas neste texto, pode-se ter uma ideia de quantas possibilidades de personalização de interiores os papéis de parede de tecido oferecem. 

Vê-se papel atrás de cabeceiras de cama, de sofás e de mesas de jantar. E estas são só algumas ideias. use sua criatividade e renove sua casa com papéis de parede de tecido!

Essas dicas de como utilizar o papel de parede de tecido na personalização de interiores foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:
Como fazer efeito de pintura diferente em sua parede
Personalize a Decoração Usando Tecidos nas Paredes

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]