Pacote de Moldes

Aprenda a Fazer uma Carteira de Tecido



carteira de tecidoQuem trabalha com costura sabe que, com o tempo, os retalhos de tecido vão se acumulando e nunca sabemos o que fazer com eles. Para você que sempre passa por isso, trouxemos um passo a passo incrível. Que tal aprender a costurar uma linda carteira de tecido exclusiva para organizar seus cartões ou até presentear alguém?

O projeto que você vai aprender a fazer é uma ótima opção para que você possa reaproveitar retalhos de tecido. Essa mescla de estampas deixa a peça com um acabamento muito moderno e descolado. Confira o passo a passo!

Veja também:

Como fazer Bolsa de Tecido – 5 Modelos Passo a Passo

Moldes de Feltro

Como Fazer Necessaire de Tecido Passo a Passo

Carteira de Tecido – Passo a Passo

Materiais necessários

  • Tecidos de algodão em cores e/ou estampas diferentes
  • Feltro
  • Couro
  • Máquina de costura
  • Linha de costura
  • Agulha
  • Botão de pressão
  • Furador para botão de pressão
  • Tesoura ou cortador de tecido circular
  • Entretela termocolante
  • Alfinetes
  • Ferro de passar
  • Régua
  • Giz

Passo a passo

Costure a parte exterior da carteira

1. Para a parte exterior da carteira, você vai precisar de cinco retângulos feitos de três tecidos diferentes. Primeiro, escolha um dos tecidos e corte um retângulo medindo 10 x 5 cm e outro com 10 x 3 cm. Depois, pegue outro tecido e recorte um retângulo com 10 x 5 cm e outro com 10 x 3 cm. Com o último tecido, faça um retângulo de 10 x 3 cm.

2. Usando o ponto overloque, costure os cinco retângulos entre si, no sentido vertical. Tente manter uma mesma margem de costura, de aproximadamente 0,5 cm, para unir as cinco peças.

Faça o fechamento de botão

3. Recorte um pedaço de couro e um de feltro medindo aproximadamente 5 x 2,5 cm cada. Depois, costure o couro sobre o feltro.

Pacote de Guirlandas em Feltro

Dica: Para costurar o couro, use agulhas de numerações altas em sua máquina de costura, como por exemplo a 16 ou 18. Além disso, diminua a tensão da máquina e utilize pontos largos.

4. Utilize o furador de botão de pressão para adicionar o botão na peça. Uma das partes dele deverá ficar sobre o feltro, de forma que o couro fique à mostra quando a carteira estiver pronta. A outra parte do botão deverá ficar centralizada no último retalho da peça, como mostra a imagem a seguir.

Dica: Se desejar, prenda o fechamento de couro à peça dando alguns pontinhos nela para verificar o posicionamento correto do botão.

Monte a parte interna da carteira

5. Para fazer o revestimento interno da carteira, escolha um tecido e recorte-o do tamanho da peça que você já costurou nos passos anteriores.

6. Para fazer os bolsinhos organizadores da parte de dentro da carteira, corte dois retângulos com 20 x 10 cm cada, para fazer as divisões da carteira.

7. Dobre esses dois retângulos no sentido horizontal. Depois, costure entre si as bordas abertas de cada um desses dois retângulos, no sentido horizontal, usando o ponto overloque.

8. Posicione as divisórias sobre o direito do forro interno. Uma delas deve ficar rente à parte de baixo do forro e a outra deve ficar um pouco mais acima, como mostra a foto a seguir.

Una as peças

9. Corte a entretela no mesmo tamanho da peça. Para colar a entretela no tecido, posicione-a no avesso da peça de retalhos e passe-a com o ferro.

10. Agora, una o direito da peça de retalhos, que você costurou anteriormente, sobre o direito do forro da carteira, que você posicionou os bolsinhos. Use alfinetes para manter todas as peças no lugar.

11. Usando o ponto reto, costure em volta da peça deixando uma pequena abertura para poder desvirar a peça depois. Essa abertura deverá ficar exatamente onde será costurada a aba feita de corino e feltro.

Finalize a costura

12. Desvire a peça para o direito e arrume todos os cantinhos internos dela. Agora, costure a aba de couro e feltro, fechando a abertura da peça.

13. Para finalizar, costure o meio da carteira no sentido vertical, usando o ponto reto.

Seguindo esse passos, você terá uma linda carteira de tecido. Quando fechada, ela ficará como este modelo da foto, prontinha para armazenar cartões de forma bem organizada.

Agora que você já sabe como fazer carteira de tecido, certamente tem uma opção incrível para presentear as pessoas. Ou quem sabe até mesmo para se presentear, não é verdade? Para agradar a todos os gostos, as padronagens e as cores de tecido apresentadas podem ser modificadas. Dessa forma, dá para criar inúmeros projetos de carteiras, não é mesmo?

Gostou desse tutorial? Então conheça também o Curso de Bolsas Descoladas e Descomplicadas. Com esse curso, você terá acesso a muitos projetos incríveis de bolsas super modernas. Não deixe de conferir!

Imagens e passo a passo: A spoonful of sugar

Veja também:

Como Fazer Nécessaire de Unicórnio em Feltro

Como Fazer uma Bolsinha de Feltro [Perfeita para Lembrancinha]

Compartilhe onde preferir

Ariana Barbosa

Formada em Letras. Pensa que a arte de criar renova e encanta o mundo.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Costura Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]