Pacote de Moldes

Descubra Como Escolher a Agulha de Tricô Ideal

Uma dúvida recorrente entre as pessoas que estão começando a tricotar é: como escolher a melhor agulha de tricô? O que é normal, não é? Afinal, existem muitos tipos, espessuras e tamanhos disponíveis, e tudo isso pode influenciar no resultado do seu projeto de tricô.

Apesar de todas as agulhas cumprirem a mesma função, cada modelo nos permite realizar movimentos específicos e, por isso, saber escolher a agulha adequada para cada projeto te ajudará a tricotar com muito mais agilidade.

Pensando nisso, separamos algumas dicas incríveis para ajudar a você escolher a agulha ideal para cada projeto. Vem ver!

Veja também:

Moldes de Feltro

Como Fazer Tricô – Passo a Passo e Dicas Para Iniciantes

Aprenda Como Fazer Tricotin para Decoração Infantil

Qual é a melhor agulha de tricô? – Aprenda como escolher

O que você vai tricotar?

Para escolher a agulha certa, o primeiro passo é considerar o que você vai tricotar, como um tricô circular ou torcido, por exemplo.

Embora todas as agulhas façam a mesma coisa, saber qual é a mais adequada para o seu trabalho, dentre todos os estilos disponíveis, garante um resultado mais bonito e ainda diminui o esforço que o tricô exige de suas mãos, braços e ombros.

Veja abaixo qual agulha é mais adequada para cada tipo de peça.

  • Agulhas clássicas – são as agulhas tradicionais de tricô. No geral, são compridas e espessas e, por isso, são mais indicadas para peças planas. Nesse tipo de agulha, a extremidade pontuda é usada para criar novos pontos, enquanto a outra, onde fica uma tampa ou botão, serve para segurar os pontos e evitar que caiam. Tudo isso faz com que o trabalho fique nas pontas da agulha, causando certo cansaço devido ao grande esforço exigido das mãos. Também pode causar dores nos braços e ombros.

qual é a melhor agulha para tricô

  • Agulhas auxiliares – são agulhas menores e retas ou unidas. Esse tipo de agulha é próprio para pontos repetidos e torcidos, no entanto, são mais frágeis e se partem frequentemente.
Pacote de Guirlandas em Feltro

agulha de tricô

  • Agulhas de duas pontas – são chamadas de agulhas de 2 pontas, pois possuem 2 extremidades. Normalmente, são vendidas em conjunto de 4 ou 5. Esse tipo de agulha é indicada para costurar itens circulares sem emenda, como luvas e meias.

qual é a melhor agulha para tricô

  • Agulhas circulares – formada por duas agulhas retas conectadas por uma cordão flexível. Disponíveis em vários tamanhos, o comprimento desse tipo de agulha pode variar entre 30 e 60 cm, de uma ponta a outra da agulha. São indicadas para tricotar peças planas, circulares e em forma de tubo.

agulha para tricô

Qual material usar?

  • Plástico – a agulha de plástico é a mais fácil de ser encontrada e, por isso, mais popular. Normalmente, esse material é usado em agulhas maiores e mais grossas, o que torna a agulha pesada. No entanto, para diminuir o impacto causado nas mãos e nos ombros por esse tipo de agulha, a sugestão é optar por aquelas que tenham o interior oco. São indicadas para trabalhos com lã.

qual é a melhor agulha para tricô

  • Agulhas de alumínio por ser mais leve e fácil de manusear, esse tipo de agulha é indicada para pontos mais abertos, pois faz com que a malha deslize mais facilmente.
  • Agulhas de metal – são agulhas mais pesadas e, por isso, mais difíceis de se adaptar. As agulhas de metal também são mais lisas, o que ajuda as malhas deslizarem com mais facilidade.

qual é a melhor agulha para tricô

  • Agulhas de bambu – é uma ótima opção para tricoteiros iniciantes e aqueles com problemas nas articulações, já que a agulha não é pesada e possui uma leve aderência aos pontos feitos, deixando-os no lugar. Essa agulha é indicada para trabalhos com lã, especialmente as mais leves e macias. Porém, as agulhas de bambu tendem a dobrar e quebrar facilmente.
  • Agulhas de madeira – apesar de ser lisa, a agulha de madeira não é escorregadia como a agulha de metal e, por isso, uma excelente opção para iniciantes. As mais indicadas são aquelas feitas de madeira de lei e com tamanhos maiores.

qual é a melhor agulha para tricô

Escolha o tamanho e espessura ideal

Diâmetro

Você sabia que a espessura da agulha influencia no tamanho e resultado da sua peça? Por isso, é importante atentar-se à espessura da agulha. Veja como funciona:

– Quanto mais grossa a agulha, maior será o seu ponto e mais elástica e solta ficará a trama.

– Agulhas menores, formam pontos pequenos e uma trama mais apertada e grossa.

agulha de tricô

Fonte: hypescience

Comprimento da agulha

Já o comprimento da agulha está relacionado ao tamanho do projeto. Assim, quanto maior o projeto, maior deverá ser a agulha e vice-versa. Veja abaixo os tamanhos disponíveis para cada tipo de agulha:

– 25 a 40 cm – Retas;

– 30 até 150 cm – Cordas de agulhas circulares.

agulha de tricô

Fonte: blogbyday

Se você é iniciante, a agulha de tricô ideal pode ser uma escolha difícil. Mas com essas dicas que demos, com certeza você vai encontrar aquela que mais atende suas necessidades.

E, então, ficou alguma dúvida? Já sabe qual agulha de tricô escolher para o seu projeto? Conta para a gente nos comentários.

Veja também:

Aprenda Como Fazer Amigurumi – Dicas e Passo a Passo em Vídeo

Como Fazer uma Mini Polaina de Tricô Passo a Passo

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Tricô Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email