Pacote de Moldes

Como fazer Almofada Redonda em Patchwork

A gente sabe que todo mundo aqui ama os tutoriais com patchwork. Por isso, estamos sempre buscando novos ideias para você fazer em casa, sem muito custo e com ferramentas básicas. Para o tutorial de hoje, preparamos um passo a passo para você fazer uma almofada redonda linda e baratinha com patchwork.

Essa almofada é feita com materiais que você provavelmente já tem em casa, ou que encontra em qualquer armarinho por aí. Ela fica ótima em quartos com o estilo Boho, que nós já falamos aqui também.

Para fazê-la você pode “reciclar” tecidos diferentes que sobraram de outras costuras, fazendo uma junção de todos eles com um bom acabamento na máquina (ou à mão). Vamos lá?

Veja também:

Moldes de Feltro

Como fazer Almofada Bordada em Tecido Jeans

Como fazer Porta-copos em Patchwork – Aprenda Já

Material necessário

  • Retalhos de tecidos estampados diferentes
  • Molde de triângulo sem a ponta (como na imagem)
  • Tecido liso (para o circulo central)
  • Fibra siliconada (para o enchimento)
  • Manta R1
  • Linha/Agulha
  • Máquina de costura
  • Tesoura

Como fazer almofada redonda

1. O primeiro passo é definir o tamanho de sua almofada. O tamanho depende da quantidade de tecido que você tem e da largura dos “triângulos” que vão compor a almofada.

almofada redonda de patchwork

2. Coloque os tecidos cortados ao lado um do outro para “desenhar” o layout de sua almofada, combinando as cores de forma harmoniosa. É nesse momento que você irá se assegurar que a junção de todas elas forme, de fato, um círculo.

3. Na máquina, costure os retalhos do tecido em duplas. Em seguida, una os pares de dois em dois, formando duas grandes partes de dez moldes de tecido cada uma delas. De par em par, todas as partes vão ser costuradas.

almofada redonda de patchwork

4. Para fazer o círculo central, meça o círculo vazio que se formou entre as junções e recorte um pedaço da manta R1 no mesmo tamanho. Ela serve para deixar sua peça mais firme.

almofada redonda de patchwork

5. Em seguida, corte outro círculo um diâmetro de 4 cm maior que o damanta. O que sobrar irá servir para você unir, por detrás da manta, as “pontas” do círculo com uma costura simples. Feito isso, costure o círculo central em cima do circulo de retalhos que você já costurou, fechando o primeiro lado.

6. Você já tem um dos lados pronto. Agora, calcule o diâmetro deste lado e, com essa medida, recorte um tecido estampado com 10 cm a mais de diâmetro. Em seguida, comece a unir este lado com a parte frontal que já está pronta.

almofada redonda de patchwork

7.  Deixe um espaço de 8cm sem costura. Ele vai servir para virar a capa e fazer o enchimento.

8. Use esse espaço para fazer o enchimento com a fibra siliconada. Lembre-se de que, quanto mais fibra colocar, mais firme será a sua almofada. Depois, é só fechar a abertura usando linha e agulha.

almofada redonda de patchwork

Ganhe dinheiro com seu artesanato

O resultado fica tão bonito e profissional, que a almofada pode ser facilmente comercializada. Com um investimento super baixo, você produz uma peça de ótima qualidade. E o melhor: você pode encontrar todos os itens no seu ateliê. Não espere mais para ganhar dinheiro com seu artesanato. A gente te ensina também a precificar seu produto. Vale a pena ler.

almofada redonda de patchwork

Por que parar na almofada redonda, se você pode lucrar também com bolsas? E tudo isso da mesma forma: usando materiais acessíveis e técnicas de acabamentos que vão fazer seu produto mais atraente?

Torne-se uma artesã cada vez mais profissional junto com a gente. Conheça o nosso curso de bolsas descoladas e descomplicadas e inove ainda na sua cartilha de produtos. Vem com a gente!

Imagens e passo a passo: Art Gallery Fabrics

Veja também:

Como Fazer Almofada de Calça Jeans para Arrasar na Decoração

Como Fazer uma Almofada Retangular no Estilo Boho

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

Riscos Para Pintura em Tecido




Patchwork Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]