Pacote de Moldes

Como Fazer uma Almofada Retangular no Estilo Boho

almofada retangular boho

Já cantava Raul Seixas nos anos 1970 que deveríamos dar “viva à sociedade alternativa” e tudo que ela representava. E o passo a passo de hoje tem tudo a ver com essa pegada mais hippie, porém com um toque sofisticado. Vamos ensinar de maneira bem fácil e prática a fazer uma almofada retangular no estilo boho para complementar a decoração do seu quarto ou sala.

Veja também:

Como Costurar uma Almofada de Margarida – Passo a Passo

Moldes de Feltro

Como Fazer Almofada de Calça Jeans para Arrasar na Decoração

Você Sabe o Que é o Boho?

Muito em voga nos Estados Unidos, esse estilo surgiu lá nos anos 1970, acompanhando os festivais de música alternativa e seus criadores: poetas, músicos, pintores. A palavra boho é a derivação em inglês de “bohemian”, que sugere um estilo mais despojado. Na decoração, ele aparece com o uso de muitas plantas, móveis em madeira crua, tapetes, velas, e objetos de ratã e vime.

Almofada Retangular Boho

Para fazer uma almofada boho é só utilizar tecidos lisos (de cores queimadas) ou com estampas rústicas e étnicas, dando um clima meio vintage/gypsy ao seu cantinho. Sem mais delongas, vamos ao passo a passo.

Materiais Necessários

  • 2 metros de tecido em uma cor principal
  • 1 metro de tecido em cor secundária (saiba qual escolher)
  • 1 metro de manta acrílica R1 ou R2 para o forro
  • Fibra de silicone para preenchimento
  • Linha de costura
  • Agulha de costura
  • Máquina de costura doméstica (opcional)
  • Régua (prefira a de aço, pois desliza menos no tecido)
  • Tesoura de tecido ou cortador circular
  • Ferro de Passar

Passo a Passo

Passo 1: Escolha duas cores/estampas de tecido, uma principal e outra secundária. Corte com a tesoura ou com o cortador circular, nove retângulos de tecido com 8 cm x 17 cm, sendo 5 no tecido principal e 4 no tecido secundário.

Passo 2: Junte com alfinetes os dois primeiros recortes da primeira fileira, encoste lado direito com direito dos tecidos e costure, à mão ou à máquina. Depois, costure o terceiro retângulo para formar a primeira tira. Em seguida, forme as outras duas tiras.

Dica: Tome o cuidado de manter as bordas da costura do mesmo tamanho, assim não será obrigatório acertar o tampo antes de fechar a almofada. 

Passo 3: Passe um ferro em cima das dobras para que o tampo da sua almofada boho fique bem lisinho.

Passo 4: Costure as tiras de tecido umas às outras, sempre unindo os tecidos pelo lado direito e deixando margens com o mesmo tamanho. Depois de costurar o tampo em patchwork, abra o tecido e vire o restante das bordas com o ferro de passar.

Passo 5: Para deixar a sua almofada mais estruturada e fofinha, costure um pedaço de manta acrílica no verso do tampo. Faça algumas costuras centrais para pregá-la.

Dica: Essas costuras também terão a função decorativa, pois ficarão visíveis na frente da capa. Então use o ponto zig-zague ou algum ponto decorativo de sua preferência, como o pesponto, por exemplo. 

Passo 6: Corte um pedaço de tecido para fazer o fundo da almofada (deve ser da cor principal e ter as mesmas medidas do tampo). Posicione o lado direito do tecido sobre a manta, formando um sanduíche. Alfinete e costure as laterais unindo as 3 camadas, deixando uma abertura de aproximadamente 10 cm para desvirar a peça e colocar o recheio.

Passo 7: Desvire e preencha todo o espaço com a fibra de silicone até sua almofada ficar bem fofinha. Aí, vai do seu gosto: quanto mais fibra colocar, mais firme a peça vai ficar.

Passo 8: Feche a abertura, use linha e agulha e o ponto invisível.

Passo 9: Para fazer o tassel que vai decorar as pontas da almofada retangular, primeiro amarre um fio na parte central de uma meada; depois, faça uma amarração bem firme na parte superior. Retire a embalagem protetora, corte as extremidades e nivele as pontas com a tesoura, conforme a sequência de fotos abaixo. Faça 4 unidades iguais.

Passo 10: Use uma agulha e um fio de bordar na mesma cor para fixar o nó à ponta da almofada, certificando-se de deixar bem firme. Agora sim a sua almofada está completa!

Depois de seguir esses passos você terá uma linda almofada retangular com uma pegada boho chic para deixar seu lar mais charmoso e aconchegante. Você também pode abusar das cores e estampas para fazer vários modelos diferentes com esse e outros passo a passos da Revista Artesanato.

Aqui foi usado o tassel para dar um ar diferente e despojado à peça. Mas se você tiver mais ideias sobre como deixar essas almofadas ainda mais bonitas, conte para nós aqui nos comentários.

ImagensA Beatifull Mess/Reprodução

Veja também:

Como Fazer Capa de Almofada Estilosa com Botões

Como Colocar Tecido na Parede – Aprenda e Arrase na Decoração

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

6 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Costura Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]