Pacote de Moldes

Como Fazer Rede em Macramê para Aproveitar os Dias de Descanso

Nesses tempos de pandemia, muita gente tem procurado sugestões de como fazer rede em casa. Afinal, é uma forma de passar por esse período atípico de uma forma mais leve. 

Mas a verdade é que nem todo tipo de rede é fácil de ser feito por quem não tem experiência e/ou ferramentas específicas disponíveis em casa, não é verdade?

Felizmente existe o macramê, uma técnica que nunca sai de moda e que qualquer um que tenha um pouquinho de paciência pode fazer. Isso porque, além de fácil, ela só requer as suas mãos como instrumento.

Por isso, se você quer unir o útil ao agradável, venha conosco descobrir como fazer rede em macramê. Separamos um passo a passo incrível e fácil de ser feito. 

Moldes de Feltro

Mas, antes, se você é iniciante, não se esqueça de dar uma conferida nesse artigo que ensina os principais pontos do macramê. Ele é indispensável para que você consiga executar o tutorial abaixo.

Veja também
Macramê Passo a Passo: 25 Pulseiras Estilosas e Fáceis de Fazer
Macramê para Iniciante: Aprenda os Nós Básicos para Qualquer Peça

Passo a passo de como fazer rede em macramê

Confira o passo a passo retirado do site Hanging Chairs.

Para executá-lo, você precisará de:

  • Linha para macramê de 6mm
  • Dois anéis de metal de aproximadamente 7cm
  • Fita métrica

Antes de irmos às etapas do passo a passo, já deixe cortados os seguintes cabos:

  • Suportes do lado superior: 16 cabos, cada um com pelo menos 3m de comprimento
  • Suportes do lado inferior: 16 cabos, cada um com pelo menos 4m de comprimento
  • Assento: 32 cabos, cada um com pelo menos 6m de comprimento
  • Nós embrulhados: 2 cabos, cada um com 90cm de comprimento

A rede a ser produzida terá o tamanho de, aproximadamente, 1m de comprimento e 80 cm de largura. Caso você queira aumentar a largura, basta cortar cabos adicionais. Certifique-se de terminar em um número par de tiras (36, 38, 40, etc.)

Suportes laterais

Etapa 1

Vamos começar pelos suportes laterais!

1. Passe 8 cabos de 4m por um dos anéis e dobre-os ao meio de forma a combinar as pontas. 

2. Coloque 8 cabos de 3m no outro anel e centralize-os também.

3. Em cada um deles, você fará o seguinte processo:

a. Dobre o feixe de cordas sobre a parte inferior do anel.

b. Faça um nó embrulhado em volta dos cabos. Para fazer esse nó:

I. Prenda uma extremidade de um cordão de 90cm à direita dos cordões dobrados. Mova 5cm para baixo e dobre-o. Traga o final do cabo de volta para perto do anel.

II. Enrole com firmeza a extremidade em volta dos cabos, movendo para baixo, em direção à dobra.

III. Quando o nó tiver 5cm de comprimento, passe a ponta pela área dobrada, que parece um laço. 

IV. Puxe a extremidade segura, que está no topo do nó. Isso puxará a outra extremidade, assim como o laço, para dentro do nó embrulhado. Aplique cola em todo o nó e corte os fios que sobrarem.

Borda superior da rede

Etapa 2

1. Prenda os anéis na superfície de trabalho.

2. Selecione dois dos cordões mais curtos do anel direito e mais dois do esquerdo. Eles atuarão como cordas de sustentação para a borda superior da rede.

3. Cerca de 90 a 100cm da parte inferior do nó embrulhado, os 4 cordões selecionados acima devem ser aproximados um do outro, diagonalmente, para que se unam nesse ponto marcado. 

Essa distância do nó dependerá do quão baixo você deseja que a parte superior do assento descanse.

Etapa 3

Numere mentalmente os cordões esquerdos como 1 e 2 e os direitos como 3 e 4. Use-os para amarrar um nó quadrado apertado. 

Os cabos de trabalho são 1 e 4 e os de enchimento 2 e 3.

Criando o assento

Etapa 4

1. Mova as pontas dos 4 cabos de forma que dois vão para a direita e os outros dois para a esquerda.

2. Dobre uma corda de 6m pela metade e coloque-a sobre as 4 cordas de fixação à esquerda do nó quadrado.

3. Traga as pontas até a parte de trás dos 4 cabos e faça o nó cabeça ao reverso. Deixe algum espaço entre esse nó e o nó quadrado para a próxima etapa.

4. Amarre um nó meio engate com a ponta mais próxima do nó quadrado. Passe a ponta pela frente e por baixo das cordas. Traga-o sobre o cabo com o qual está trabalhando, enquanto puxa para baixo.

5. Use a outra extremidade para fazer um nó meio engate. Aperte os nós com firmeza.

6. Empurre o primeiro nó para a direita, de forma que ele encoste no nó quadrado. 

7. Repita toda a etapa 4 com os cabos de 6m restantes. Deve haver 16 cabos montados em cada lado do nó quadrado.

Etapa 5

Amarre a primeira linha de nós quadrados alternados com os cabos de 6m. Comece com a corda 1 e vá até a corda 64, dando os nós em uma linha horizontal. Eles devem ficar logo abaixo dos nós de montagem descritos acima. Use 4 cordas por nó (2 enchimentos). Dê os nós com firmeza e aperte o máximo que puder.

Etapa 6

1. Amarre mais linhas de nós quadrados alternados de forma que haja 2,5cm de espaço entre elas.

Detalhe: as linhas numeradas em par começam com o cordão 3 e terminam com o cordão 62. Já as linhas numeradas em ímpar começam com o cordão 1 e terminam com o cordão 64. 

2. Pare quando tiver cerca de 25cm de material sobrando, medindo pelos cordões mais curtos.

Borda inferior da rede

Etapa 7

1. Se ainda não o fez, pendure a rede pelos anéis.

2. Selecione 2 dos cabos mais longos do anel direito e mais 2 do esquerdo. Mova todos os 4 cabos diagonalmente, um em direção ao outro. 

3. Meça 152cm abaixo do nó embrulhado. Esse é o ponto onde os cordões devem se unir.

Atenção: Antes de passar para a próxima etapa, coloque a parte inferior do assento perto desses cabos de retenção, para verificar a profundidade da rede. A parte inferior do assento deve formar um bolso profundo. 

Você pode reduzir a distância entre o nó embrulhado e o local onde os cabos se encontram se quiser que a borda inferior suba mais. Mas não levante muito, caso contrário seu assento não ficará confortável.

Etapa 8

Estando os cabos de retenção na posição correta, amarre um nó quadrado apertado para uni-los. Isso é semelhante ao que você fez na etapa 2.

Etapa 9

1. Mova as pontas dos novos cabos de retenção de forma que os dois vão para a direita e os outros dois para a esquerda, em vez de deixá-los pendurados. 

2. Prenda metade das cordas do assento à direita do nó quadrado e a outra metade à esquerda. Para isso, utilize o nó meio engate duplo. 

3. Aplique cola em toda a fileira de nó meio engate duplo e deixe secar antes de continuar.

4. Amarre um nó barril com cada corda, descasando sob o assento da rede, perto da borda inferior. 

5. Termine o assento escolhendo uma opção: 

a. (Opção 1) Passe as pontas pelos espaços do assento. Você pode apará-los um pouco primeiro, mas certifique-se de que tenham pelo menos 5cm de comprimento. Use cola para segurar as pontas no lugar.

b. (Opção 2) Apare os cordões e deixe uma franja para que fique pendurada.

Suportes laterais

Etapa 10

1. Organize os cabos restantes para o suporte do lado direito, em conjunto de dois. Olhe para o assento e observe que há grandes espaços ao longo da borda, entre as fileiras de nós quadrados. 

2. Deslize um dos cabos de suporte lateral por um espaço da borda de cima. Faça o mesmo com o segundo cordão, colocando-o próximo ao primeiro, mas em um espaço diferente. Certifique-se de que a parte que sai do anel esteja reta, com um pouco de tensão.

3. Amarre as pontas com um nó overhand. Aperte tanto quanto possível.

4. Dê outro nó overhand próximo ao primeiro. Depois de apertá-lo, certifique-se de que esteja apoiado na parte de trás do desenho da rede.

5. Puxe as pontas para frente do assento antes de passar para a próxima etapa.

Etapa 11

Repita a etapa 10 com os suportes laterais restantes para o lado direito. Use os cabos mais longos primeiro, pois eles devem apoiar a metade inferior do assento. Certifique-se de que eles estejam espaçados uniformemente. Os cabos mais curtos são usados conforme você se aproxima do topo.

Etapa 12

Repita as etapas 10 e 11, fixando os suportes do lado esquerdo. Tente colocá-los entre as mesmas fileiras do lado direito. Antes de passar para a próxima etapa, faça ajustes nos nós conforme necessário para que a rede fique pendurada uniformemente.

Etapa 13

1. Volte para o ponto de partida e passe as pontas dos apoios laterais por outro espaço, mais para dentro (à esquerda). Em seguida, amarre as pontas novamente, com dois nós overhand, como na etapa 10.

2. Faça isso com todos os outros suportes laterais nos lados direito e esquerdo. Quando terminar, aplique cola nos nós e deixe secar antes de continuar.

Etapa 14

O material restante dos suportes laterais pode ser usado para fazer uma franja. Você também pode finalizá-los prendendo-os ao assento com nós adicionais. Outra opção é amarrar os nós barril em cada um, para que fiquem perto dos nós quadrados. Aplique cola e corte o material extra.

Etapa 15

Use uma corrente ou uma corda grossa e passe pelos anéis para prender a sua rede a algum lugar. E pronto, você já pode utilizá-la e relaxar!

Agora que você já sabe como fazer rede em macramê, não há mais motivos para adiar aquele momento relax que você tanto esperou!

Deixe nos comentários suas dúvidas, sugestões e conte para nós se gosta de uma boa rede para descansar.

Veja também
Macramê Passo a Passo: Como Fazer uma Cama para Gato Estilosa
Brinco de Macramê: Aprenda a Fazer Dois Modelos
Maravilhosos

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

One Comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email