Como Incluir Artesanato nos Objetos de Decoração da Sua Casa Moderna

Como Incluir Artesanato nos Objetos de Decoração da Sua Casa Moderna

Você ama artesanato mas tem medo de que os objetos de decoração interfiram na modernidade do projeto? 

Calma! Não há mais motivos para se preocupar com isso. Foi-se o tempo que o artesanato era considerado como enfeites de “casa de vó”. Hoje em dia é possível usar essas peças para complementar decorações de diferentes estilos para trazer um clima confortável e aconchegante ao ambiente. 

É por isso que hoje vamos te ensinar os melhores truques decorativos para incluir o artesanato no projeto sem perder a modernidade proposta em outros elementos. Confira!

Veja também:
8 Ideias para Inovar sua Decoração com Adesivo de Azulejo
Aprenda Como Usar os Cestos de Crochê para ter uma Decoração Impecável

Invista em peças minimalistas

Uma característica marcante do artesanato feito antigamente – que muitos hoje podem considerar como brega – era a mistura de cores, babados e aplicações. É por isso que a dica para não errar na escolha do artesanato e fugir de peças antigas é: quanto mais simples for o enfeite, melhor.

Prefira usar cores neutras e suaves para fazer suas peças artesanais, como: bege, cinza claro, branco, creme ou tons pastéis. Evite misturar vários tons para fazer as peças. “Menos é mais”.

Escolha um destaque decorativo 

No lugar de usar vários elementos artesanais para fazer parte da decoração (tapete, puff, almofadas e mantas), escolha apenas um deles para usar em destaque no projeto. É o exagero de peças artesanais que deixa a decoração sobrecarregada e interfere na modernidade do espaço. 

O puff de crochê é um enfeite que traz bastante aconchego ao ambiente, além de ser um assento a mais para acomodar os convidados. Além disso, você pode usar apenas uma almofada de tricô em conjunto com a roupa de cama no quarto ou para decorar o sofá na sala de estar.

objetos de decoracao
BZP Arquitetura

Comece por peças pequenas

Se você está iniciando no universo do artesanato e quer incluir uma peça que você mesmo fez na decoração de casa, a dica é começar por peças pequenas, como um cachepot de crochê ou cesto organizador. 

Desta forma, conforme você for pegando prática no artesanato, será possível trocar esses enfeites pequenos por peças maiores e mais complexas. Quem sabe até essa é uma forma de dar um primeiro passo para iniciar um negócio rentável?

Decoração bonita = organizada

É sempre importante lembrar que, para ter uma decoração bonita, é preciso mantê-la organizada. 

Se você ainda está em dúvida sobre usar ou não o artesanato na sua decoração moderna, uma forma de iniciar a inclusão dessas peças no seu projeto é por meio de enfeites decorativos, como um cesto organizador para brinquedos, mantas ou pincéis de maquiagem. Peças pequenas, mas que ajudam muito na organização diária da casa.

Bonecos e enfeites infantis

O quarto infantil é um ambiente que fica ainda mais charmoso com os enfeites de bonecos em crochê ou peças de macramê. 

Experimente usar esses artesanatos para decorar os nichos e prateleiras do quarto ou em conjunto com a roupa de cama. É um enfeite lindo para compor sua decoração!

Faça pinturas artísticas

Fazer uma decoração que tenha elementos da sua personalidade é essencial para tornar a casa um lar. 

Por isso, caso tenha a oportunidade de colocar a mão na massa para fazer uma pintura na parede ou até mesmo pintar um quadro especial para colocar no quarto, aproveite. Faça você mesmo a decoração artesanal para deixar sua casa ainda mais especial. 

objetos de decoracao
Estudio Maré

Dica especial: o artesanato é uma maneira de trazer conforto, personalidade e aconchego para sua decoração. Faça para decorar sua casa, como terapia ou para surpreender um amigo. 

Essas dicas foram criadas pela equipe da Viva Decora.

Veja também:
Poltrona Egg: Veja Ideias Lindas para Decorar com Artesanato
Colcha para Cama Box: Dicas de Decoração para Fazer a Escolha Certa

Revista Artesanato