9 Erros que Você Comete na Costura e Não Sabia

costura

Às vezes, a costura não sai da maneira como esperávamos, mesmo seguindo passo a passo de tutoriais, não é mesmo? Isso acontece porque muitas vezes você comete erros básicos sem saber.

Por isso, vamos listar os principais erros que você comete no momento da costura e que ninguém te conta. Estas dicas de costura são imprescindíveis para qualquer trabalho e mudarão seu modo de acompanhar os tutoriais a partir de hoje!

Veja também:

Moldes de Feltro

Material de Costura: Kit Básico para Começar a Costurar

Como Costurar à Mão – 5 Pontos Básicos que Você Precisa Conhecer

9 Erros que Você Comete na Costura

1. Escolher o tecido errado

Os tecidos são produzidos a partir de matérias-primas diversas, logo possuem texturas diferentes. Por isso, é preciso se atentar a qual tipo de tecido usar para cada peça. Para saber mais sobre o assunto, confira o post 16 Tipos de Tecido Para Artesanato – Saiba Como Usar Cada Um.

Fonte: flickr

2. Não pré-lavar o tecido

O tecido pode mudar de aspecto depois de lavado, encolhendo ou até mesmo esticando-se. Isso pode fazer com que você perca sua peça depois de costurada. Por isso, o ideal é sempre lavar o tecido antes de iniciar qualquer trabalho de costura com ele.

3. Usar a agulha errada

Usar a agulha errada, dependendo do tecido utilizado, pode até quebrá-la. A dica geral é que os tecidos finos, como a seda, o voil e a organza, devem ser costurados com agulhas mais finas (espessura 9 e 11). Já para os tecidos intermediários, como o algodão e o oxford, é preciso usar agulhas um pouco mais grossas (espessura 14 e 16). Enquanto que os tecidos grossos, como o jeans, a sarja, e o veludo, devem ser costurados com agulhas grossas (espessura 18 e 21).

4. Usar a linha errada

Se usada de forma errada, a linha de costura pode arrebentar ou até mesmo rasgar o tecido. Diante disso, sempre use uma linha própria para cada tecido, observando se a elasticidade, a suavidade e a espessura dela condiz com a do tecido. Para mais detalhes sobre isso confira o post: Como Escolher a Linha de Costura – Dicas Para não Errar!

Fonte: Pixabay

5. Desprezar o pé calcador

Existem diversos tipos de pé calcador para máquina de costura. Essas pecinhas facilitam (e muito) a costura, pois cada uma delas tem uma finalidade diferente. O pé calcador comum, por exemplo, segura o tecido no lugar, além de proteger os dedos no momento da costura. Outros são ainda mais exclusivos, como o para fazer ponto zigue-zague, o para pregar zíper, o para costurar viés, dentre outros.

6. Não fazer um teste antes de costurar a peça

Testar os pontos em um retalho do tecido é uma das principais dicas de costura. Fazer esse teste vai garantir que você tenha certeza de que configurou sua máquina na tensão correta, assim como de que usou a linha e agulha certas para aquele tipo de tecido. Por isso, o teste é sempre indispensável.

7. Não remover os alfinetes

Os alfinetes são bons aliados para manter as partes da peça unidas para a costura. Porém, é preciso ter muito cuidado para não quebrar a agulha da sua máquina de costura com um dos alfinetes. Para evitar esse problema, vá removendo os alfinetes e costurando a peça aos poucos.

Fonte: Pixabay

8. Cortar a peça fora do molde

O molde é que guia todo o trabalho de costura, pois é a partir dele que a peça ficará no tamanho e forma corretos. Desse modo, se você não cortar a peça seguindo rigorosamente os riscos, pode ser que ela fique torta, maior ou menor que o esperado depois de pronta. Por isso, sempre use o molde, quando houver, e tenha paciência no momento de cortar o tecido.

9. Comprar tecido com o tamanho exato da peça

Um dos erros bem comuns na costura é comprar o tecido no tamanho exato para a peça. Isso porque podem ocorrer erros ao longo da costura que demandem ajustes. Por isso, sempre compre alguns centímetros a mais de tecido.

Detectou algum erro de costura que você cometia sem saber? Agora que você já conhece as principais dicas de costura, não há motivo para cometê-lo mais, não é verdade?

Se essas dicas foram úteis para você, deixe um recado nos comentários!

Imagem de capa: Pixabay

Veja também:

2 Truques Caseiros para Impermeabilizar Tecido Gastando Pouco

Como Fazer Ponto Caseado Passo a Passo

Compartilhe onde preferir

Ariana Barbosa

Formada em Letras. Pensa que a arte de criar renova e encanta o mundo.




Comentários

6 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:





Costura Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]