Ideias e Dicas Trabalhar Fazendo Artesanato em Casa

Ideias e Dicas Trabalhar Fazendo Artesanato em Casa

Trabalhar com artesanato tem muitas vantagens, além da venda. É possível encontrar alívio e prazer fazendo artesanato em casa. De toda forma, no artesanato dá pra encontrar muita coisa boa!

Mas por onde começar, ou o que pode ser útil no começo? Quais oportunidades podem ser aproveitadas? E os materiais básicos? Responderemos estas e outras perguntas neste post.

E quem sabe você não descobre qual prática artesanal é perfeita para você?

Veja também:
Lembrancinhas para Crianças: 26 Ideias com Moldes e Tutoriais Criativos
Macramê para Iniciante: Aprenda os Nós Básicos para Qualquer Peça

Artesanato é transformação

Por isso, mas não exclusivamente, o artesanato é uma prática sustentável. Pois transforma o que seria lixo em arte ou utensílio. Garrafas PET ou de vidro e potes viram vasos para plantas e porta-temperos, por exemplo. Essa prática já é um passo no mundo do artesanato.

Porém, muito além da reutilização, o artesanato é o retrato de uma cultura. Os tapetes árabes como vemos o voador em Aladdin, as cerâmicas portuguesas, as bonecas matrioskas da Rússia.

No nosso caso, as redes de dormir da tradição indígena, o artesanato em capim dourado, original do quilombola da Mumbuca, no Tocantins e a arte marajoara, são alguns dos muitos exemplos de artesanato brasileiro.

Mas o que é uma artesã ou artesão exatamente?

A princípio pode parecer óbvio. Mas a artesã ou artesão é mais do quem faz artesanato. É, acima de tudo, alguém que conhece todos os processos e domina a técnica de suas produções. Isto é, sabe e faz todas as etapas da receita, do início ao fim.

Ou seja, você tem todo o controle sobre sua criação. Assim, fazendo artesanato em casa você terá seu toque característico e a marca que você quiser dar para suas obras.

Materiais básicos

Tesoura: um dos mais essenciais. Seja para recortar e fazer colagens, cortar tecidos ou a linha de costura; a tesoura lidará com a maioria dos cortes necessários.

Estilete: a não ser nos mais delicados e que exigem maior precisão. Nesse caso, o estilete terá um resultado melhor. Só tome cuidado para não cortar o dedo!

Cola Branca: essa traz até memórias da escola, ou no mínimo apareceu na lista de materiais escolares também. Não só para colagens mais simples; mas para fazer papel maché, por exemplo, você vai precisar dela.

Fita adesiva: interessante para ajudar a cola de alguns objetos a pegar com mais firmeza, mas também até mesmo como um toque decorativo se pensar em fitas coloridas.

Cola Quente: isto é, a pistola e os tubos de cola. A opção mais eficaz para colar em inúmeros casos e em materiais mais robustos em que a cola comum não funciona.

Cola de Silicone: se você acha que a cola quente está deixando uma marca grosseira no seu trabalho, a cola de silicone pode ser uma substituta mais discreta e também muito eficaz.

Escova de Dentes: certamente terá uma que pode evitar o lixo e se tornar um pincel improvisado.

Pano: Importante para evitar sujeira, seja de tinta, cola. Ter um pano por perto vai ser útil quando você menos esperar.

Tendências

Em primeiro lugar, fazendo artesanato em casa você se reinventa. Nunca é tarde para aprender algo novo e, quem sabe, descobrir um talento. Sem dúvidas em alguma dessas tendências você se encontrará. Veja alguns exemplos dos artesanatos que estão na moda.

Feltro

Acima de tudo, é um material muito popular e versátil. Desse modo, o feltro pode virar bonecos, chaveiros, dar um detalhe a mais para outras peças. Vende bem tanto como lembrancinhas quanto como decorações temáticas com maior diversidade.

Crochê

Crochê com lã ou fio de malha assume várias formas. Assim, também entra na onda dos bonecos, decorações de mesa, puxa-sacos, bolsas, almofadas, cestos, tapetes.

Costura

A princípio, é a técnica. Porém, você usará ela para trabalhar não só com o feltro, mas diversos tecidos. Seja fazendo reparos, ajustes ou até mesmo desenvolvendo roupas. Comece com peças simples, como lembrancinhas e vá desenvolvendo sua técnica.

Macramê

Entre a costura e o crochê está o macramê. Esta técnica dos povos árabes é famosa por todo o mundo e não é à toa. Afinal, dá vida a peças maravilhosas e que exigem apenas dar nós para serem feitas.

Cosméticos Naturais

Um mercado cada vez maior, que inclui sabonetes, xampus, condicionadores, cremes, esfoliantes e por aí vai. Contudo, feitos artesanalmente e com ingredientes mais saudáveis para a pele. Artesanato é cuidado com o corpo.

Mãos à obra

Lembre-se de divulgar o seu trabalho. As redes sociais hoje são a vitrine do mundo, poste por lá e mostre pra todos o que você está criando. De grão em grão a galinha enche o papo, assim como de peça em peça você desenvolverá seu artesanato.

Acima de tudo, o artesão é um artista. Assim, além de transmitir através de seus trabalhos a cultura de sua comunidade e seu estilo de vida, em muitos casos apresenta alternativas sustentáveis de consumo para o mundo.

E essa pessoa pode ser você, fazendo artesanato em casa. Qual será ou foi seu primeiro trabalho? Conte para a gente nos comentários.

Veja também:
Artesanato com Reciclado: Como Fazer um Cesto usando Sacolas Plásticas
8 Dicas para Combinar Cores e Estampas no Artesanato

Revista Artesanato
1 Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*