Pacote de Moldes

Como Fazer Crochê Tunisiano: Passo a Passo + Inspirações

O crochê é um sucesso no mundo da moda e do artesanato. Além de ser muito famoso, ele permite a produção de uma variedade imensa de artigos, como roupas, bolsas, toalhas de mesa, entre muitos outros.

Mas você já ouviu falar do crochê tunisiano? Ele é um tipo de crochê mais complexo e com pontos diferenciados, o que faz essa técnica se tornar ainda mais bonita. 

Por isso vamos falar neste artigo sobre esse crochê, para que você possa conhecer e se aventurar nessa técnica. Vamos também te mostrar vídeos de passo a passos e fotos de peças que podem ser produzidas com essa técnica para que você possa se inspirar. Confira!

Veja também:
Você Sabe Qual a Diferença entre Tricô e Crochê?
Bico de Crochê Simples: 90 Modelos Lindos e Fáceis de Fazer

Moldes de Feltro

Mas, afinal, o que é crochê tunisiano? 

Também conhecido como crochê afegão, o crochê tunisiano mistura técnicas do crochê e do tricô na criação de seus artigos. 

No crochê afegão, as carreiras são compostas por duas partes: linha de ida e de volta. Isso exige que as voltas sejam feitas com toda a carreira na agulha. 

Ao terminar uma linha, ao invés de virar a peça – como é feito no crochê tradicional, você deve iniciar uma linha de volta. Ou seja, o trabalho é feito apenas em um lado da peça. Isso dá origem a uma trama mais fechada e resistente, o que, por sua vez, cria peças com a textura mais grossa.

Esse tipo de crochê pode ser feito com diversos tipos de linhas, como lã, malha e barbante. A agulha utilizada é longa e possui um gancho em uma de suas pontas.

Existem vários pontos no crochê tunisiano. Os principais são: alto duplo, palito, favo, esteira, fantasia e simples tunisiano. Veja como fazer cada um deles:

Ponto alto duplo

Ponto palito

Ponto favo

Ponto fantasia

Ponto esteira

Ponto simples tunisiano

Para fazer esse ponto, siga o passo a passo abaixo:

Vamos fazer a carreira de ida primeiramente.

1. Crie uma corrente de pontos comuns utilizando um nó ajustável. Se você quiser, pode utilizar uma agulha comum para isso. Caso utilize-a, depois que terminar a corrente, pegue a agulha própria do crochê tunisiano e passe a linha por dentro de cada corrente, segurando o ponto na agulha.

2. Para fazer um nó ajustável, passe a ponta da linha por baixo da ponta que vem do novelo. Depois passe essa ponta através da base da laçada, criando uma segunda laçada, apertando a primeira em volta da segunda.

3. Insira a agulha dentro dessa segunda laçada e aperte-a puxando a ponta da linha.

4. Insira a agulha dentro da segunda corrente. Em seguida, puxe a laçada para trás passando pela frente da peça.

5. Ao fim desse passo, você deve ter duas laçadas na agulha.

6. Repita o segundo passo com cada corrente até chegar ao final.

7. Para cada corrente, insira a agulha dentro do ponto, passe a linha em volta da ponta da agulha e passe a laçada de volta pela frente do ponto, finalizando a sua carreira de ida.

Agora é hora de fazer a carreira de volta!

1. Passe a linha sobre a ponta da agulha através de uma laçada na agulha.

2. Para o segundo ponto de volta, passe a linha na ponta da agulha e puxe a linha através de duas laçadas que estão na agulha. Feito isso, você terá uma laçada a menos na agulha.

3. Repita o passo anterior, indo de trás para frente, até alcançar o início do trabalho. Você deve ter apenas uma laçada na agulha até completar a sua primeira carreira de volta e também sua carreira de preparação.

4. Faça as carreiras de ida e volta como nos passos anteriores. Termine com uma carreira de volta.

Veja no vídeo a seguir algumas outras dicas e informações desse tipo de crochê.

72 Peças feitas com o crochê tunisiano

Agora é hora de conhecer quais os tipos de peças podem ser produzidas através dessa técnica. Essa é uma ótima oportunidade para você se inspirar!

1. Enxoval de bebês

2. Bolsas e carteiras

3. Capa para almofada

4. Manta

5. Tapete

6. Vestimentas e acessórios

Veja como fazer uma gola de crochê tunisiano no tutorial a seguir. 

7. Jogos americanos e sousplats

8. Enfeites

Incrível o crochê tunisiano, não é mesmo? Ele dá origem a peças bonitas e bem diferenciadas, assim como o crochê tradicional. Agora que você já conhece essa técnica pode começar a fazer suas próprias peças.

Qual das peças você achou mais bonita? Conte-nos o que achou e deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários.

Veja também:
60 Modelos Incríveis de Guardanapo de Crochê com Passo a Passos
Saída de Praia de Crochê: 55 Modelos + Gráficos para Baixar

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

5 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Crochê Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]