Pacote de Moldes

7 Dicas Para Decorar uma Casa Alugada Gastando Pouco

como decorar uma casa alugada

Como decorar uma casa alugada? Essa pergunta sempre surge quando olhamos para as paredes brancas, sem graça e sem personalidade, não é? Acontece que, por medo de modificar muito o ambiente e também para evitar gastos e problemas com os proprietários, acabamos passando tempo demais em uma casa cheia de potencial nunca explorado.

No post de hoje, reunimos 7 dicas para decorar casa ou apartamento alugado sem quebradeira e, principalmente, sem gastar fortunas. Você vai ver que com um pouquinho de dedicação e algumas referências para se inspirar, é possível transformar sua casa em um lar bonito, aconchegante e com a sua cara. Quer ver? Então continue com a gente.

Veja também:

Como Decorar a Parede Gastando Pouco – 7 Ideias Para Copiar

Moldes de Feltro

Decoração com R$1,99 – 7 Dicas Baratas para Decorar

Como decorar casa/apartamento alugado – Dicas e inspirações

Quando alugamos um imóvel, nunca sabemos ao certo por quanto tempo vamos ficar. Esse é um dos motivos para não investirmos numa decoração mais elaborada. Outra questão ainda mais importante é o preço salgado para fazer qualquer reforma, por mais simples que seja.

O grande problema é que, por causa disso, acabamos não fazendo absolutamente nada para deixar a casa do jeitinho que a gente sonha, não é? E isso acaba virando um ciclo: de apartamento em apartamento a decoração nunca é prioridade.

E se engana quem pensa que isso é apenas uma questão de estética. Afinal, uma casa bem cuidada, bonita e aconchegante influencia muito no humor e no bem estar da família. Por isso, vamos te dar algumas dicas simples, mas muito úteis, para você finalmente alcançar a decoração perfeita.

1. Dê vida às paredes

Quando o imóvel é alugado, existem algumas restrições que nos impedem de modificar o ambiente. Mas também existem alternativas muito criativas para personalizar as paredes, por exemplo. Veja algumas delas abaixo.

Parede com tecido

Já pensou em cobrir as paredes com tecido? Isso mesmo! Eles tem a mesma função do papel de parede, com a grande vantagem de poderem ser retirados sem problemas depois.

A aplicação é muito simples e pode ser feita até com a cola branca, que é lavável. E o melhor disso tudo é que existem milhares de opções lindas de tecido para deixar a casa mais colorida e charmosa. Olha só alguns exemplos:

como decorar uma casa alugada
Fonte: Buzzfeed

Gostou da ideia? Então clique aqui e leia nosso passo a passo e aprenda como aplicar tecido na parede.

Parede com fita adesiva

Quer uma ideia ainda mais fácil para dar uma colorida nas paredes? Invista nas fitas adesivas e fitas isolantes! Essa é, sem dúvidas, a alternativa mais fácil para decorar as paredes de uma casa alugada.

Tudo que você precisa é escolher um desenho ou uma estampa e colocar a mão na massa. E ainda é super fácil remover e mudar qualquer detalhe, depois de pronto. Veja alguns modelos:

como decorar uma casa alugada
Fonte: Studiokt
como decorar uma casa alugada
Fonte: Pinterest

Além de fazer estampas na parede, você pode decorar as portas, geladeira, molduras de espelho e qualquer outro móvel que quiser. Veja nosso post completo sobre decoração com fita adesiva.

Pinte uma só parede

Os contratos de aluguel exigem que você entregue o imóvel com a cor original, certo? Então, nada te impede de pintar apenas uma parede, desde que você a pinte de volta antes de entregar.

Em vez de comprar uma lata de tinta na cor escolhida, você pode comprar a tinta branca e misturar um corante apenas na quantidade necessária para pintar aquele pedacinho de parede. Assim, ainda sobra tinta branca para pintar a parede novamente, quando precisar.

Vamos combinar, o resultado fica tão lindo que compensa o trabalho.

como decorar uma casa alugada
Fonte: MediaBix
como decorar uma casa alugada
Fonte: Pinterest

Fotos, quadros e posteres

Não quer pintar nem revestir a parede com tecido ou fitas adesivas? Então invista nos quadros e posteres. Eles vão deixar sua casa mais colorida e com uma sensação de preenchimento.

No mercado existem várias opções de ganchos para quadros que não fixados com adesivo, uma alternativa para o prego que danificaria a parede. Também fica bonito fixar os posteres com fitas coloridas, assim fica ainda mais barato decorar a casa alugada.

Escolha imagens bonitas e faça uma bela combinação de posteres na sala. Você vai ver o quanto isso vai mudar totalmente a cara do ambiente.

como decorar uma casa alugada
Fonte: Cutypaste
como decorar uma casa alugada
Fonte: Decostore

2. Divida os ambientes

Essa ideia serve tanto para ambientes interligados, como kitnets, quanto para salas muito grandes. A separação dos ambientes, além de ser bem prática no dia-a-dia, cria um certo charme para a casa.

Biombos

A forma mais conhecida de se dividir um cômodo sem obras é usar um biombo. Ele é uma peça dobrável que pode ser dispostas do jeito que preferir. Fica perfeito para uma decoração mais jovem e despojada.

como decorar uma casa alugada
Fonte: Etfaeiran

Divisórias criativas

Por que pagar por algo que você mesmo pode fazer? Se você também pensa assim, vai gostar das ideias de divisórias feitas à mão.

O cano PVC é o material perfeito para isso. Basta cortá-lo em varias partes com a mesma altura e unir tudo isso com cola permanente. Legal, não é?

Estantes

Mudando a posição daquela estante que está encostada na parede, você cria uma linda divisória para separar a sala do quarto, por exemplo. Criatividade é a palavra chave na hora de decorar uma casa alugada, não esqueça disso!

3. Improvise com o que tem

Pra tudo tem jeito! Com essa frase em mente você pode fazer maravilhas pela decoração da sua casa. Dá só uma olhada nessas ideias:

Cabeceiras criativas

Hoje em dia, como a maioria das pessoas têm uma cama box em casa, esse item perdeu o charme das cabeceiras de antigamente. Mas você pode mudar isso de forma bem simples: com uma fita isolante ou adesivo, com pallets, quadros e até com um biombo. É só escolher que cara você quer dar para o seu quarto.

como decorar uma casa alugada
Fonte: TopBuzz
como decorar uma casa alugada
Fonte: Elo7

Móveis reciclados

A decoração sustentável é uma tendência perfeita para quem mora de aluguel. Afinal, nada melhor que encher a casa com o charme de um móvel diferente, personalizado e colorido.

Um pallet pode se transformar em um sofá descolado, uma gaveta num aparador, pneus velhos em puffs, e por aí vai. Tudo isso por um preço baixinho!

como decorar uma casa alugada
Fonte: Jaenin
como decorar uma casa alugada
Fonte: Huffpost
como decorar uma casa alugada
Fonte: Momtastic
como decorar uma casa alugada

Adesivos de parede

Os adesivos de parede são baratos e apresentam muitas opções de desenhos e cores. E eles são fáceis de aplicar e de retirar, o que é essencial para quem mora num imóvel alugado.

como decorar uma casa alugada
Fonte: Picmoonco

Personalize os puxadores e tomadas

Alguns pequenos detalhes podem mudar muito a cara do ambiente. Uma ideia simples e barata é trocar os puxadores das gavetas da cozinha e do banheiro.

O mesmo pode ser feito com os espelhos de tomadas e interruptores. Você mesma pode pintar ou colar adesivos. Vai ficar um charme.

como decorar uma casa alugada
Fonte: Pinterest
como decorar uma casa alugada
Fonte: Hometalk
Fonte: WeHeartIt

4. Capriche nos detalhes

Os detalhes fazem toda a diferença. E como ficamos limitados para mudar as cores das paredes e do piso, nos resta abusar das cores e estampas nas peças soltas como almofadas, sofás e tapetes.

Almofadas coloridas

Se o seu sofá é neutro, cubra com almofadas e mantas coloridas. Assim, você concentra o foco num ponto da sala e deixa a decoração fica bem mais viva e alegre.

como decorar uma casa alugada
Fonte: Pinterest
como decorar uma casa alugada
Fonte: MediaBix
como decorar uma casa alugada
Fonte: Decostore

Cortinas

Se as paredes têm que ficar sem graças por causa do contrato, abuse das cores nas cortinas. Elas vão quebrar o branco e deixar a sala muito mais aconchegante também.

como decorar uma casa alugada
Fonte: Pinterest

5. Mude a iluminação

Já pensou que trocar as lâmpadas de casa pode fazer uma diferença enorme, tanto no bolso quanto na decoração? Existem várias cores e tipos de iluminação e, cada uma delas tê uma função para o ambiente.

Para os quartos e para a sala, o ideal é usar luzes amarelas, que são mais quentes. Isso porque esse tipo de lâmpada deixa o ambiente mais aconchegante. Só mudando o tipo de iluminação você já vai sentir uma grande diferença. A hora do descanso vai ficar muito mais agradável.

Já para o banheiro e para a cozinha, a luz branca é a ideal. Como esses cômodos exigem mais atenção para a limpeza e não são ambientes próprios para o relaxamento, por a luz mais clara e forte é perfeita.

como decorar uma casa alugada
Fonte: Pinterest
como decorar uma casa alugada
Fonte: Estadão

6. Invista nas plantas e flores

Não dá pra negar que as plantas deixam qualquer ambiente mais bonito. Além disso, elas também equilibram a umidade do ambiente, limpam o ar e ajudam a relaxar o corpo.

Algumas plantas se dão bem no chão, e outras podem ser colocadas em prateleiras ou penduradas com ganchinhos adesivos. E se você mora num apartamento, ainda pode apostar nos jardins verticais, que são super fáceis de fazer.

como decorar uma casa alugada
Fonte: Decomagz
como decorar uma casa alugada
Fonte: Decoredo
como decorar uma casa alugada
Fonte: Firepont

7. Prefira móveis soltos

Você até pode investir em lindos móveis planejados, mas não é uma boa ideia, já que você pode ter que deixar o imóvel um dia. Então, aposte em móveis que funcionem em qualquer tipo de casa ou apartamento. Nada muito grande, nem muito alto e largo.

Em casas alugadas, o ideal é que a decoração esteja nos detalhes e não na estrutura.

Viu só como decorar uma casa alugada com muito estilo e sem gastar muito pode ser fácil? Use as dicas que demos para começar a mudar aos poucos a aparência da sua casa. Com o tempo, seu olhar vai ficar treinado e vai ficar cada vez mais fácil incluir detalhes lindos na decoração.

Você tem alguma ideia pra deixar a casa mais bonita? Conta pra gente nos comentários!

Veja também:

Dicas e Ideias de Decoração com Caixotes de Feira

6 Ideias Simples e Baratas para Mudar a Decoração do Seu Quarto

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

One Comment

  • Isaura Nascimento Silva diz:

    Adorei todas as ideias, e vou fazer muitas delas, Biombos, divisórias, moveis que funcionem em qualquer lugar , e é uma verdade já que é de aluguel.
    Adorei de verdade todas as coisas que mostraram, muito obrigada, sempre trazendo ideias bacanas, e se tiver mais ideias como estas vou adorar porque estou sempre precisando de novas ideias, grata por tudo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Artesanato para Decoração Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email