6 Dicas Simples e Úteis Para Aprender a Costurar

Mal sabe pregar um botão na camisa? Quer aprender a costurar? Desvendar a máquina de costura e aprender técnicas que possibilitem melhorar seus projetos artesanais e ainda ganhar uma renda extra no final do mês? Então, este post é para você.

Hoje, nós vamos mostrar tudo o que você precisa saber para acelerar o seu processo de aprendizagem com costura e poder se jogar em projetos artesanais ainda mais ambiciosos. Confira!

Veja também:

9 Erros que Você Comete na Costura e Não Sabia

Moldes de Feltro

Material de Costura: Kit Básico para Começar a Costurar

6 Dicas Simples e Úteis Para Aprender a Costurar

1. Aprenda as técnicas básicas de costura

Antes de colocar a linha na agulha e sair casendo por aí, você precisa conhecer algumas técnicas básicas para não errar na costura. São passos simples, mas, se você seguir à risca, irão acelerar o seu processo de aprendizado. Veja abaixo quais são eles:

Molhe o tecido antes de costurar: dependendo do tipo de tecido, algumas peças podem encolher após a primeira lavagem. Por isso, antes de começar a produção de uma peça do zero, molhe o tecido e espere secar. Isso diminuirá os riscos da sua peça diminuir de tamanho.

Alfinete a peça antes de costurar: ao marcar o tecido com alfinete, você diminui as chances de errar a costura e estragar a peça. Por isso, é essencial alfinetar as peças antes de começar qualquer costura. Para fazer isso, basta colocar um alfinete a cada 3 centímetros de tecido.

como aprender a costurar

Alinhave a peça sem pressa: além de alfinetar, é essencial alinhavar a peça. Isso porque, o alinhave garante, principalmente, que o comprimento fique no tamanho exato e a costura feita corretamente. Não tenha medo! Depois é só tirar o alinhavo e manter a costura.

Siga sempre o molde: um corte é um dos aspectos que definem se uma peça está bem produzida ou não. Por isso, sempre corte o tecido com calma e seguindo as instruções do molde. Assim, não tem erro e sua peça ficará maravilhosa!

Desfaça a costura: por algum motivo, pode ser necessário desfazer a costura e começar novamente. Mas, calma! Não é preciso entrar em pânico! Desfazer a costura e recomeçar o projeto é algo mais comum do que imagina, inclusive com costureiros(as) experientes. Por isso, a qualquer sinal, como quando a peça começar a perder o fio, desate a costura e comece de novo.

2. Não pule etapas

A confecção de uma roupa, ou de qualquer outro tipo de artigo, exige a realização de alguns processos básicos e consecutivos. E se você ainda está aprendendo, é ainda mais importante seguir cada etapa religiosamente. Isso porque, além de aprender e aperfeiçoar cada processo, você evitará que haja erros no seu projeto.

Então, veja abaixo quais são esses processos e a ordem de realização de cada um. Ah, e lembre-se sempre de praticar bastante.

  • Tire as medidas;
  • Faça um molde em papel;
  • Corte o tecido;
  • Coloque alfinete na peça;
  • Alinhave tudo;
  • Costure;
  • Faça a 1ª prova;
  • Costure;
  • Insira os aviamentos (Zíper, Botões, Linhas, Contas, Chatons, Vidrilhos, Correntes, Elásticos, Entretelas, etc.)
  • Entregue ao cliente.

como aprender a costurar

3. Adicione um elemento novo a cada projeto

Não fique estagnada! Tente acrescentar um item diferente a cada novo projeto para que você possa aprender técnicas novas. Isso permitirá que você evolua cada vez mais no seu processo de aprendizado. Por isso, tente:

  • Sempre misturar tecidos diferentes;
  • Pregar zíper;
  • Fazer um detalhe em couro falso.

como aprender a costurar

4. Converse com pessoas que entendem do assunto

Troque uma figurinha com um amiga(o) que tenha experiência com costura. Essa é uma ótima forma de aprender novas técnicas sem gastar dinheiro com cursos. Além de bater um papo com quem você gosta, ainda pode melhorar a sua habilidade de costura. Bom demais, não é?

como aprender a costurar

5. Pratique

Já ouviu aquele ditado: “A prática leva à perfeição”? Pois é, ele é real. Se você quer aperfeiçoar a sua habilidade de costura, a dica mais importante é praticar. E nada melhor para praticar do que consertar suas próprias roupas ou criar pequenos projetos. Tente começar por projetos mais simples, como:

Em seguida, acrescente itens que possam aumentar a complexidade do processo e, consequentemente, o seu aprendizado. Se você fizer isso todos os dias, logo logo será um especialista na área.

como aprender a costurar

6. Recomece um projeto se for preciso

Errar é normal, principalmente, nesse início. Por isso, não tenha medo de recomeçar um projeto se for necessário. Aliás, essa é uma excelente forma de aprender e progredir no seu processo de aprendizado. Seguindo essas dicas com paciência, determinação e capricho, em breve você será um ótimo costureiro(a)!

como aprender a costurar

Gostou das nossas dicas para você aprender a costurar? Como você pôde ver, alguns truques e procedimentos básicos já são um grande passo para aprender e aperfeiçoar a prática da costura. Coloque-os em prática e veja a diferença no seu trabalho.

Aproveite para seguir a Revista Artesanato no facebook. Lá, você vai ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Veja também:

Como Escolher a Linha de Costura – Dicas Para não Errar

Como Montar Um Ateliê de Costura ou Artesanato

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende





Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Costura Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]