Pacote de Moldes

6 Dicas Simples e Úteis Para Aprender a Costurar



Mal sabe pregar um botão na camisa? Quer aprender a costurar? Desvendar a máquina de costura e aprender técnicas que possibilitem melhorar seus projetos artesanais e ainda ganhar uma renda extra no final do mês? Então, este post é para você.

Hoje, nós vamos mostrar tudo o que você precisa saber para acelerar o seu processo de aprendizagem com costura e poder se jogar em projetos artesanais ainda mais ambiciosos. Confira!

Veja também:

9 Erros que Você Comete na Costura e Não Sabia

Moldes de Feltro

Material de Costura: Kit Básico para Começar a Costurar

6 Dicas Simples e Úteis Para Aprender a Costurar

1. Aprenda as técnicas básicas de costura

Antes de colocar a linha na agulha e sair casendo por aí, você precisa conhecer algumas técnicas básicas para não errar na costura. São passos simples, mas, se você seguir à risca, irão acelerar o seu processo de aprendizado. Veja abaixo quais são eles:

Molhe o tecido antes de costurar: dependendo do tipo de tecido, algumas peças podem encolher após a primeira lavagem. Por isso, antes de começar a produção de uma peça do zero, molhe o tecido e espere secar. Isso diminuirá os riscos da sua peça diminuir de tamanho.

Alfinete a peça antes de costurar: ao marcar o tecido com alfinete, você diminui as chances de errar a costura e estragar a peça. Por isso, é essencial alfinetar as peças antes de começar qualquer costura. Para fazer isso, basta colocar um alfinete a cada 3 centímetros de tecido.

como aprender a costurar

Alinhave a peça sem pressa: além de alfinetar, é essencial alinhavar a peça. Isso porque, o alinhave garante, principalmente, que o comprimento fique no tamanho exato e a costura feita corretamente. Não tenha medo! Depois é só tirar o alinhavo e manter a costura.

Pacote de Guirlandas em Feltro

Siga sempre o molde: um corte é um dos aspectos que definem se uma peça está bem produzida ou não. Por isso, sempre corte o tecido com calma e seguindo as instruções do molde. Assim, não tem erro e sua peça ficará maravilhosa!

Desfaça a costura: por algum motivo, pode ser necessário desfazer a costura e começar novamente. Mas, calma! Não é preciso entrar em pânico! Desfazer a costura e recomeçar o projeto é algo mais comum do que imagina, inclusive com costureiros(as) experientes. Por isso, a qualquer sinal, como quando a peça começar a perder o fio, desate a costura e comece de novo.

2. Não pule etapas

A confecção de uma roupa, ou de qualquer outro tipo de artigo, exige a realização de alguns processos básicos e consecutivos. E se você ainda está aprendendo, é ainda mais importante seguir cada etapa religiosamente. Isso porque, além de aprender e aperfeiçoar cada processo, você evitará que haja erros no seu projeto.

Então, veja abaixo quais são esses processos e a ordem de realização de cada um. Ah, e lembre-se sempre de praticar bastante.

  • Tire as medidas;
  • Faça um molde em papel;
  • Corte o tecido;
  • Coloque alfinete na peça;
  • Alinhave tudo;
  • Costure;
  • Faça a 1ª prova;
  • Costure;
  • Insira os aviamentos (Zíper, Botões, Linhas, Contas, Chatons, Vidrilhos, Correntes, Elásticos, Entretelas, etc.)
  • Entregue ao cliente.

como aprender a costurar

3. Adicione um elemento novo a cada projeto

Não fique estagnada! Tente acrescentar um item diferente a cada novo projeto para que você possa aprender técnicas novas. Isso permitirá que você evolua cada vez mais no seu processo de aprendizado. Por isso, tente:

  • Sempre misturar tecidos diferentes;
  • Pregar zíper;
  • Fazer um detalhe em couro falso.

como aprender a costurar

4. Converse com pessoas que entendem do assunto

Troque uma figurinha com um amiga(o) que tenha experiência com costura. Essa é uma ótima forma de aprender novas técnicas sem gastar dinheiro com cursos. Além de bater um papo com quem você gosta, ainda pode melhorar a sua habilidade de costura. Bom demais, não é?

como aprender a costurar

5. Pratique

Já ouviu aquele ditado: “A prática leva à perfeição”? Pois é, ele é real. Se você quer aperfeiçoar a sua habilidade de costura, a dica mais importante é praticar. E nada melhor para praticar do que consertar suas próprias roupas ou criar pequenos projetos. Tente começar por projetos mais simples, como:

Em seguida, acrescente itens que possam aumentar a complexidade do processo e, consequentemente, o seu aprendizado. Se você fizer isso todos os dias, logo logo será um especialista na área.

como aprender a costurar

6. Recomece um projeto se for preciso

Errar é normal, principalmente, nesse início. Por isso, não tenha medo de recomeçar um projeto se for necessário. Aliás, essa é uma excelente forma de aprender e progredir no seu processo de aprendizado. Seguindo essas dicas com paciência, determinação e capricho, em breve você será um ótimo costureiro(a)!

como aprender a costurar

Gostou das nossas dicas para você aprender a costurar? Como você pôde ver, alguns truques e procedimentos básicos já são um grande passo para aprender e aperfeiçoar a prática da costura. Coloque-os em prática e veja a diferença no seu trabalho.

Aproveite para seguir a Revista Artesanato no facebook. Lá, você vai ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Veja também:

Como Escolher a Linha de Costura – Dicas Para não Errar

Como Montar Um Ateliê de Costura ou Artesanato

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Costura Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]