As mesas de trabalho ou de estudo geralmente são espaços em que os objetos ficam espalhados e temos dificuldades de organizar. Porém, para que nossa concentração seja a melhor, um ambiente organi
Antes de provar os alimentos, a primeira impressão que nós temos das refeições é através da visão e do olfato. Por isso mesmo é que dizem que a apresentação de uma mesa de jantar é tão imp
8 Dicas Imperdíveis para Organizar o Ateliê
O ateliê é aquele cantinho agradável onde podemos nos refugiar no mundo da arte. Porém, em meio às atividades do dia a dia, nem sempre sobra muito tempo para organizar o ateliê.
Por isso, reunimos aqui oito dicas imperdíveis para manter tudo em ordem nesse espaço e ainda garantir um espaço tão bonito quanto às peças que são produzidas nele. As dicas servem tanto se seu ateliê é um grande espaço, quanto se for aquele cantinho na sala ou no quarto.
Com carinho, é possível transformar o seu espaço num lugar agradável de trabalhar e inspirador. Vamos começar a organização?
1. Bancada livre, organização na certa
Fonte: inspiracjewmoimmieszkaniu
Ficar arrastando seus materiais de um lado para outro da bancada a fim de encontrar espaço para trabalhar é sinônimo de perda de tempo e também de desperdício de materiais, que podem acabar parando no lixo com todo esse arrasta e puxa.
Deixe, sempre que possível, a bancada livre ou apenas com instrumentos de trabalho mais pesados que são usados com frequência, como a máquina de costura. Aprenda aqui a fazer uma capa para sua máquina.
2. Invista em prateleiras
Fonte: Iheart Organizing
As prateleiras são uma opção econômica para organizar o ateliê, pois se encaixam em qualquer espaço. Com MDF ou tábua de pinos pode-se criar prateleiras resistentes. Em madeireiras, é possível comprar estes materiais já cortados no tamanho necessário.
3. Tudo à mão
Fonte: Something Turquoise
A chapa de Eucatex com furinhos é uma opção prática e econômica para manter os materiais mais utilizados no ateliê sempre à mão e sem ocupar o espaço da bancada. Instale a chapa na parede e encaixe ganchinhos para pendurar tesouras, réguas, pincéis e prateleiras para guardar caixas organizadoras.
Dica: você encontra essas placas já prontas em madeireiras. Procure por placa de Eucatex furada. Elas vem cruas, basta pintar da cor desejada.
4. Onde guardar os tecidos?
Fonte: Thinking Closet
A cena é recorrente: você sai para comprar apenas um tecido e volta com bem mais do que planejou. A dúvida também é comum: onde guardar tudo isso?
O ideal é que os tecidos fiquem acomodados de maneira que seja fácil enxergá-los para montar as combinações. Uma sugestão funcional é envolvê-los em retângulos de papelão para que fiquem firmes e dobrados de maneira uniforme.
Pendurar os tecidos em cabides para calça também é uma opção. Mas, se o espaço que você tem disponível é uma gaveta, pendure os tecidos em aros de pastas suspensas, aquelas usadas para arquivar documentos.
5. Caixa organizadora
Fonte: Houseful of Handmade
Reaproveite caixas de papelão que iriam para o lixo para fazer organizadores de vários tamanhos. Encape as caixas com tecido, papel ou adesivo. Você pode também colocar divisórias dentro delas para guardar peças miúdas, como botões e miçangas.
6. Canos de PVC e as mil e uma utilidades
Fonte: Sowdering About
Os canos de PVC têm mais utilidades do que levar água para a sua casa. Com eles, é possível fazer suportes para organizar as fitas de cetim e as fitas adesivas. Os canos de diâmetro maior podem ser usados como porta-trecos para tesouras e pincéis.
7. Linhas organizadas
Fonte: Mur Mur Shop
Manter as linhas e bobinas organizadas por cor facilita muito o dia a dia no ateliê. Com uma caixa de papelão, palitos de churrasco e cola quente, é possível fazer um prático porta carretéis.
8. Porta alfinetes
Fonte: Hometalk
Alfinetes bem guardados são garantia não apenas de organização, mas também de segurança. Reaproveite um vidro de conserva para guardá-los e na tampa cole um tecido, coloque um enchimento e faça um porta-alfinetes novinho! Veja aqui o passo a passo de um outro modelo de porta alfinetes.
Organizar o ateliê economiza tempo e traz harmonia para o trabalho. Se você gostou das dicas, deixe um comentário!
Compartilhe onde preferir
Fernanda Vasconcelos
Jornalista com duas paixões: a escrita e o artesanato. Nas horas vagas, se dedica a arte do “faça você mesmo” e, desse modo, acrescenta mais cor e alegria à vida.Recomendados Para Você:
Comentários
54 comentários
Olá, Denise. Cadastre o seu e-mail em nossa newsletter para receber mais dicas.
Olá, Maria Luiza. Não não vendemos esses produtos. Alguns organizadores você pode fazer em casa, enquanto outros podem ser comprados em lojas online, como no Mercado Livre, no Elo7, na Kalunga e na Leroy Merlin.
maravilhoso vou procurar colocar algumas dessas ideias em pratica. Amei
adorei as dicas, obrigada !
Adorei !!!!! Obrigada