Pacote de Moldes

27 Enfeites de Natal Fáceis de Fazer em Casa

enfeites-de-natal-faceis-de-fazer-passo-a-passo

Quem está pensando em uma decoração de Natal barata, deve saber que existem muitos enfeites de Natal fáceis de fazer. Se esse é o seu caso, então você vai amar o post de hoje.

Preparamos uma lista recheada com ornamentos lindíssimos, feitos com materiais acessíveis e técnicas simples. Com essas ideias, ficará muito mais fácil produzir a sua casa e deixar todos os espaços prontos para receber amigos e familiares.

Veja também:

Moldes de Feltro

Pote de Vidro Decorado com Pintura Natalina

Porta Bombom de EVA – Casinha Natalina

Tipos de Materiais

Os adornos natalinos podem ser produzidos com diferentes materiais. Algumas opções interessantes são: papel, palitos de picolé, feltro, copos descartáveis, pinhas, potes de vidro, barbante, fitas e botões.

Isso quer dizer que, os itens que já temos em casa, aliados a boas ideias, podem virar enfeites de Natal de encher os olhos de qualquer pessoa. Para entrar na onda dos projetos “faça você mesmo”, continue com a gente e veja ótimas dicas de enfeites de Natal pra você fazer em casa.

27 Enfeites de Natal Fáceis de Fazer em Casa

Ornamentos com palito de picolé

Fazer artesanato com palito de picolé é imaginar novas possibilidades para além de um simples objeto. Assim, o palito de madeira, tão comum nas sorveterias, sai da sua função utilitária e ganha a função decorativa na árvore de Natal.

1. Logo abaixo temos exemplos interessantes de enfeites que podemos criar com esse material. Entre eles, estão o Papai Noel e a rena, sua fiel escudeira.

pingente-de-natal-com-palitos-de-picole
Pacote de Guirlandas em Feltro

Fonte: craftriver

2. Abaixo, um passo a passo em fotos para você aprender a fazer um enfeite em formato de árvore, com direito a mini pompons e estrela de Natal.

3. Com o mesmo formato de triângulo da ideia anterior, é possível fazer um gorro de Papai Noel, basta pintar os palitos de vermelho e colar bolinhas de algodão para decorar.

Esses artesanatos com palito de picolé são ótimos para fazer com a ajuda das crianças, é diversão na certa!

Enfeites de Natal com pinha

As pinhas são comumente encontradas pelas ruas de algumas regiões do país. Quando o Natal se aproxima, muitas pessoas tendem a levar para casa algumas unidades desse material com a intenção de produzir belos enfeites natalinos.

4. Para fazer um ornamento colorido, pegue alguns mini pompons e cole-os por toda a pinha. Pendure a peça na árvore e veja a mágica acontecer: um ambiente simples fica com a cara do Natal em poucos instantes.

5. Você também pode tingir a pinha com tinta spray para montar uma mini árvore de Natal muito  elegante. O processo é simples e rápido. Clique aqui para saber mais sobre esse enfeite de Natal simples de fazer.

6. O que seria do bom velhinho sem os seus ajudandes, não é mesmo? Para uma decoração de Natal caprichada, aproveite as pinhas para fazer vários duentes usando esferas de madeira, pinha e feltro. Clique aqui para para ver o passo a passo.

Enfeites com doces

Doces são bons em qualquer data, não é verdade? Se você concorda, confira abaixo duas inspirações de enfeites de Natal feitos com guloseimas.

arvore-de-natal-com-doces-e-garrafa-de-vidro

Fonte: moteris

7. Para fazer uma árvore de doces, cole mini chocolates em uma garrafa de vidro, faça isso até chegar ao topo. Seguindo essa dica, você terá uma árvore de Natal linda e criativa. Clique aqui para ver mais instruções.

8. Para fazer a guirlanda mostrada acima, você vai precisar de balas, cabide, pequenos arames flexíveis e laço de fita para decorar. Para produzir a guirlanda, encaixe as balas no cabide, finalize com o laço e tenha como resultado uma peça digna de elogios.

Enfeites com barbante

Os artesanatos com barbante são fáceis de fazer, baratos e resultam em peças extremamente delicadas. Veja abaixo duas ideias simples para você fazer em casa.

arvore-de-natal-com-barbante

Fonte: sashe

9. Aquela mistura básica de cola e água, muito usada em diferentes técnicas artesanais, é ótima para enrijecer o barbante. Para fazer uma árvore de barante, basta umedecer o fio nessa mistura e dar várias voltas em um cone de papel encapado com plástico. Deixe o barbante secar e desenforme.

10. Com a mesma técnica do passo a passo anterior é possível fazer um boneco de neve super divertido. A diferença é que, para este projeto, você deve substituir o cone por dois balões cheios de ar. Depois que o barbante secar, estoure o balão e monte seu boneco de neve com vários adereços.

Ideias com bolinhas de isopor

O isopor é um material que pode ser cortado e esculpido com facilidade, por isso é tão bom para trabalhar. Confira abaixo duas ideias natalinas com esse material.

11. Para fazer um boneco de neve, pegue 2 bolinhas de isopor, faça um corte com estilelete e junte-as com cola. Em seguida, pinte o rotinho e adicione os adereços de feltro.

12. Nesse tutorial, bolinhas de isopor e lantejoulas fazem um casamento perfeito. Para fazer esse ornamento em casa, encaixe os alfinetes no centro da lantejoula e espete-os no isopor até cobrir a bolinha por inteiro. Se você gostou da dica, clique aqui para ver o passo a passo completo.

Guirlandas natalinas

As guirlandas de Natal podem ser feitas com tecido, feltro e até juta. Mas, quem tem dificuldade para trabalhar com esses materiais, pode usar materiais alternativos na hora de produzir as guirlandas.

13. Você pode usar pregadores de roupa para fazer uma guirlanda incrível. O resultado é uma peça resistente, que também funciona como porta cartões e recados.

14. Para fazer um modelo de guirlanda ainda mais simples, pegue uma base de isopor e enrole o festão até cobrir a peça por inteiro. Finalize as pontas aplicando um poco de cola quente. Depois de seguir esses passos, você terá uma guirlanda novinha para ser usada na decoração de final de ano.

guirlanda-com-festao

Fonte: madebyuss

Bolinhas de papel

O papel, seja ele decorado ou reciclado, é muito utilizado em várias técnicas artesanais, como é o caso da encadernação e da dobradura 3D. No Natal, essas e outras técnicas podem rendar peças incríveis.

15. Para fazer bolinhas natalinas, corte algumas tiras de papel, marque o meio delas e fure-as com uma agulha fina. Por esse furo, passe um arame flexível. Em seguida, abra as tiras, formando uma espécie de estrela.

bolas-natalinas-com-papel

Fonte: madebyuss

Passe a ponta de cada tira pelo arame e regule a altura delas até alcançar um formato arredondado. Para finalizar o enfeite, aplique no topo da bolinha uma pérola ou conta.

Enfeites com Materiais Recicláveis

Muitas pessoas têm costume de fazer artesanato com rolo de papel higiênico, mas poucas sabem que é possível levar essa tendência para os enfeites de Natal.

16 . Para fazer pingentes de árvore, corte o rolinho de papelão formando várias pétalas. Junte 5 pétalas para formar uma flor, deixe secar e pinte com tinta acrílica. Para dar mais beleza à peça, passe cola branca e jogue o glitter por cima; espere secar e pendure na sua árvore.

17. O Papai Noel é mais um enfeite de Natal que pode ser feito com rolo de papel  higiênico. Para este projeto é preciso ter feltro, algodão, olhinhos móveis e copo descartável. Clique aqui para ver o passo a passo.

papai-noel-com-rolo-de-papel-higienico

Fonte: cbc

18. Ainda na onda dos enfeites natalinos recicláveis, temos os bonecos de neve feitos com tampinhas metálicas. Para fazer os seus, junte 3 tampinhas colando uma fita no verso, decore com caneta permanente e finalize com fitas e botões.

Os enfeites feitos dessa forma ficam lindos, e saem praticamente de graça.

Árvores de Natal com materiais descartáveis

Pratinhos, copos e forminhas de doces são materiais que sempre sobram depois de uma festa. Temos abaixo algumas dicas para aproveitá-los na confecção de enfeites de Natal fáceis de fazer. Confira!

arvore-de-natal-com-forminhas-de-papel-passo-a-passo

Fonte: sashe

19. O primeiro enfeite desse tópico é uma árvore feita com forminhas de cupcake, que precisaram ser cortadas e depois organizadas em um cone.

20. Aqui temos uma árvore ainda mais simples, feita com copo descartável e chapéu de festa infantil. Acrecente algumas luzinhas de LED para um resultado ainda melhor.

Árvores de Natal em feltro

Confeccionar uma árvore de Natal em feltro no final do ano já é uma prática comum para quem trabalha com esse material. Mas, quem ainda não tem muita prática com costura, ou prefere algo mais rápido e de fácil confecção, pode apostar nos modelos de árvore feitos com a união de círculos e quadrados de feltro.

21. Para fazer um pinheirinho, primeiro corte vários círculos de feltro. Em ordem decrescente, junte-os com cola quente ou mesmo com linha e agulha. Para finalizar o enfeite, adicione um rolinho na base, ele será o tronco da sua árvore.

22. Faça um modelo diferente de árvore, mude o formato do feltro mas use a mesma técnica usada na peça anterior para fazer a montagem.

Pinheirinhos de papel

Os papéis de jornal, revistas, livros velhos e embrulhos, podem render árvores de Natal lindas e criativas.

23. Ganhou muitos presentes e não sabe o que fazer com  o papel? Nós temos uma sugestão bem legal. Corte alguns círculos irregulares e monte sua árvore sobre um palito espetado em uma rolha de cortiça. Depois, é só usar a sua mini árvore na decoração.

24. Otra ideia interessante é usar livros velhos na produção de uma árvore de Natal. O resultado é uma peça sóbria e rústica. Se preferir, substitua livros por revistas antigas.

Globo de neve

Os potes de vidro decorados estão com tudo. No Natal, eles podem funcionar como apoio para a mesa de jantar, como lembrancinha e até como decoração de mesa. Além disso, você poden usar a mesma matária prima, o pote de vidro, para fazer globos de neve.

25. Você pode reaproveitar potes de vidro na confecção de globos de neve lindos para crianças e adultos se divertirem neste Natal. Para conseguir um bom efeito, deve-se usar uma mistura de água e glicerina. Esse artesanato é uma boa ideia de lembrancinha de Natal.

Enfeites de Natal com canela

A canela deixa um maravilhoso aroma no ar, que aquece e traz aconchego. Por isso, essa especiaria, muito utilizada na confeitaria, tem tudo a ver com a época de Natal.

26. Os pinheirinhos feitos com canela são enfeites de Natal simples de fazer em casa, além de lindos e naturalmente perfumados.

27. As velas são elementos clássicos das festas de final de ano. Como aqui a ideia é mostrar enfeites de Natal simples de fazer, nada mais justo que ensinar o passo a passo de vela para arranjo de mesa. Fazer esse artesanato não tem mistério, basta contornar a vela com paus de canela e finalizar o trabalho com uma bela fita.

De agora em diante, com esses enfeites de Natal fáceis de fazer, ficará muito mais simples deixar a casa perfeita para o Natal. Deixe um comentário e conte pra gente de quais artesanatos você mais gostou.

Veja também:

29 Enfeites de Natal em Feltro com Moldes

Lembrancinhas de Natal – 15 Opções Lindas e Criativas

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

31 comentários

1 2 3 7

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato para Datas Comemorativas Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email