Pacote de Moldes

Como Fazer Enfeites de Natal Reciclados



Os materiais que vão compor a decoração de Natal da sua casa podem estar aí pertinho de você. Dê uma analisada em todos os cômodos, armários e principalmente naquelas gavetas que você quase nunca abre. Pode ter certeza que desses lugares você vai retirar a matéria-prima necessária para produzir lindos enfeites de Natal.

Para dar uma mãozinha à sua criatividade, reunimos 15 ideias de enfeites de Natal reciclados super fáceis. Canudinhos de plástico viram enfeites para a árvore, garrafa PET se transforma em guirlanda e palitos de picolé em presépio. E na falta de uma árvore de Natal, que tal fazer a sua com palets?

Aproveite as ideias abaixo para deixar a sua casa linda e ainda contribuir com a preservação da natureza. Agora, chega de perder tempo! Inspire-se e mãos à obra!

Moldes de Feltro

Veja também:

Como Fazer Enfeites para Árvore de Natal

Como Fazer Bolas de Natal em Patchwork

Ideias de Enfeites de Natal Reciclados

Árvore de Natal de… macarrão!

Aquele pacote de macarrão que estava escondido no fundo do armário venceu e você nem se deu conta? Nada de jogá-lo no lixo. Ele é a matéria-prima que faltava para você fazer lindas árvores de natal para decorar a mesa.

Primeiro, faça um cone com um pedaço de acetato. Depois, pinte os tubos de macarrão com tinta spray e se preferir passe um pouco de purpurina. Quando secar, cole os tubos de macarrão em volta do cone, utilizando cola quente.

Árvore com palet

Reaproveitar um palet para fazer a sua árvore de Natal é uma idéia que vai despertar a atenção dos seus visitantes. Risque o contorno da árvore, pinte e coloque apliques de pompons ou enfeite com luzes. Quando o Natal passar, é possível reaproveitar o palet para outro projeto, mudando apenas a pintura.

Árvore de colheres descartáveis

O passo a passo é semelhante ao da árvore feita com macarrão, só que usando colheres descartáveis sem o cabo. Este é um ótimo projeto para utilizar aquelas colheres da última festinha que iriam para o lixo! Clique aqui e veja como fazer uma árvore deste tipo.

Enfeites com palito de picolé

Com palitos de picolé, tinta acrílica e cola é possível dar asas à imaginação e criar lindos enfeites de Natal. Anjo, presépio e Papai Noel são algumas ideias. A confecção é simples: basta colar os palitos formando o desenho desejado e pintar. Pode ter certeza de que as crianças vão adorar ajudar com esse projeto.

Enfeites com clipes de papel

Aquele item que está sempre na mesa do escritório tem muito mais utilidade do que apenas prender papéis. Para enfeitar sua árvore de Natal com anjinhos feito de clipes, é simples: com o auxílio de um alicate, separe as duas extremidades superiores do clipe e molde conforme o formato desejado. Prenda um pedaço de fita de cetim e coloque uma miçanga para decorar.

Enfeite de árvore de Natal com canudinhos

Fonte: GShow

Par este enfeite, você vai precisar de:

  • 60 canudinhos
  • 1 abraçadeira de nylon
  • Tinta spray

Como fazer: Junte todos os canudinhos e prenda-os pelo meio utilizando a abraçadeira de nylon, puxando bem para deixar os canudinhos bem unidos. Com isso, o enfeite já vai ganhar forma. Depois, passe tinta spray, amarre uma fita ao centro e está pronto! Assista ao vídeo com o passo a passo:

Link do vídeo no YouTube:  Holiday DIY – Part 1: Using Plastic Straws – Something on Everything

Bola decorada com CD

Reaproveite CDs que não servem mais para dar um ar de sofisticação a enfeites simples, como é o caso das bolas de Natal transparentes. Para esse projeto você vai precisar de:

  • Bola de Natal
  • CD velho
  • Tesoura
  • Cola quente

Como fazer: Corte o CD em pedacinhos com formas aleatórias. Aplique esses recortes na bola de Natal com cola quente, formando um mosaico. Está pronto! Prático, não é?!

Boneco de neve com lâmpada

Fonte: Delas

Já que as lâmpadas incandescentes gastam muita energia, que tal dar outra utilidade para elas e produzir lindos bonecos de neve para pendurar na árvore de Natal? Separe os seguintes materiais:

  • Lâmpada
  • Tinta fosca
  • Cola quente
  • Feltros coloridos
  • Barbante

Como fazer: Pinte a lâmpada e aguarde secar. Recorte o feltro para formar o cachecol e o nariz do boneco e cole na lâmpada. Amarre um pedaço de barbante na parte de cima para poder pendurar o enfeite na árvore.

Potinhos divertidos

Fonte: Blog Mara

Reaproveite os potes de vidro para criar um universo particular repleto de temas que lembram o Natal. Coloque um pouco de sal grosso dentro do pote e faça pontinhos com tinta acrílica na lateral para simular a neve. Insira pequenos objetos natalinos, como Papai Noel, pinheiro e boneco de neve. Feche e amarre uma fita. O pote fica divertido e ideal para decorar ambientes.

Dica: O sal também pode ser substituído por flocos de isopor. 

Decoração com garrafas e potes de vidro

As garrafas e os potes de vidro também podem ser transformadas em lindos objetos de decoração se receberem uma pintura. Existem duas maneiras fáceis de pintar este tipo de objeto. Uma delas consiste em aplicar tinta acrílica PVA por dentro da garrafa e deixá-la secar com o gargalo apoiado em uma superfície plana, em cima de um jornal.

Outra maneira é aplicando tinta spray por fora. Escolha as cores que mais se adequam ao ambiente que você quer decorar e mãos à obra! Veja um passo a passo detalhado de como fazer a pintura da foto.

Luzes com garrafa PET

As luzes não podem faltar na decoração natalina, e as garrafas PET podem ser aliadas para dar um charme a mais aos tradicionais pisca-piscas. Para isso, você via precisar de:

  • Pisca-pisca
  • Alicate
  • Tesoura
  • Garrafas PET de 500 ml com tampa
  • Furadeira ou haste de metal
  • Tinta para plástico

Como fazer: O primeiro passo é cortar as garrafas rente ao início da parte afunilada. Em seguida, faça quatro cortes na vertical e arrendonde essas abas, formando pétalas de flores. Vire as pétalas para fora e pinte.

Enquanto as flores secam, faça um furo nas tampas das garrafas utilizando a furadeira ou uma haste de metal aquecida. Encaixe as lâmpadas do pisca-pisca no furo das tampas e rosquei-as nas flores. Estão prontas as luzinhas de natal mais charmosas que você já viu.

Decoração com rolo de papel higiênico ou papel toalha

Quase sempre eles passam despercebidos, mas com criatividade e um pouco de tinta dá para transformar os rolos de papelão em objetos de decoração para o Natal. Para a maioria dos enfeites, precisamos cortar o rolo em pedados de dois centímetros e pintá-los.

Com essas pecinhas é possível montar enfeites para a árvore de natal, como estrelas, anjinhos e até guirlandas. Basta ir colando um ao outro para deixar a escultura no formato desejado. De hoje em diante, nada de jogar fora os rolos de papel higiênico, ok?!

Enfeites com cano de PVC

Árvores de Natal, guirlandas, bonecos de neve… É infinita a lista de objetos natalinos que podem ser feitos com canos de PVC.

Basicamente, para produzir todos eles é preciso seguir passos simples como serrar o cano nos tamanhos desejados e montar os objetos utilizando cola apropriada para PVC. Você também pode dar uma cor diferente ao seu enfeite com tinta spray.

Anjos de jornal

Fonte: Mowimyjak

Revistas e jornais velhos podem ser transformados em objetos de decoração natalina. Para fazer as asas, dobre as folhas formando uma sanfona e amarre o centro, deixando as extremidades abertas. O corpo também é feito com o papel sanfonado, mas com uma das pontas presas. Junte a asa no corpinho e cole uma bolinha de isopor para fazer a cabeça.

Agora que você viu várias ideias fáceis de como fazer enfeites de Natal reciclados, que tal colocar tudo isso em prática para sua casa ficar ainda mais linda nessa época especial do ano? Deixe um comentário e nos conte qual foi a sua ideia preferida.

Veja também:

Vela Decorada com Glitter: Descubra como Fazer!

32 Enfeites de Natal com Pinha Para Fazer em Casa

Compartilhe onde preferir

Fernanda Vasconcelos

Jornalista com duas paixões: a escrita e o artesanato. Nas horas vagas, se dedica a arte do “faça você mesmo” e, desse modo, acrescenta mais cor e alegria à vida.




Comentários

22 comentários

1 2 3 5

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Reutilização Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email