Pacote de Moldes

Máscara de Proteção Infantil: Passo a Passo + Molde Grátis

Máscara de proteção infantil

Cuidar de nós mesmos e das crianças é fundamental durante a panemia de coronavírus. A máscara de proteção infantil é indispensável, assim como o álcool em gel. 

Mas atenção: o uso da máscara só é recomendado para as crianças acima de 2 anos de idade, uma vez que as mais novas podem se sufocar com o tecido.

Então, se você tem crianças acima dessa idade em casa, é hora de aprender a fazer máscaras para elas. Afinal, além de ser necessário trocá-la de duas em duas horas, a criançada acaba sujando com mais facilidade. Por isso é imprescindível ter uma grande variedade de máscaras.

Pra te ajudar, trouxemos nesse artigo com um passo a passo completo e um molde grátis para você baixar e imprimir. Confira!

Moldes de Feltro

Veja também:
Como Fazer Máscara de Tecido para Proteção: Molde + Passo a Passo
Máscara de Proteção: Os 4 Tecidos Mais Indicados para Produção

Como fazer máscara de proteção infantil: passo a passo completo

Para fazer a máscara de proteção infantil você vai precisar de:

  • Tecido de algodão;
  • 2 elásticos;
  • Tesoura;
  • Ferro de passar;
  • Máquina de costura;
  • Alfinetes;
  • Moldes .

Neste artigo disponibilizamos para você os moldes para crianças entre 2 a 5 anos, que está na primeira página do arquivo, e para as de 6 a 10 anos, que está na segunda página do mesmo arquivo.  

Clique no botão para baixar os moldes:

Agora vamos ao passo a passo!

  1. Pegue os moldes e corte,  no tecido de algodão, dois de cada um dos modelos – Bochecha (cheek), face (face) e boca (mouth). Na hora de cortar, coloque uma camada de tecido com o lado avesso para dentro e outro para fora, para que os dois lados sejam invertidos.
  1. Pegue os moldes cortados da bochecha. Com o ferro de passar, dobre a borda reta mais longa da peça para o lado avesso em 0,5cm.
  2. Faça o mesmo com as peças cortadas da boca.
  3. Agora costure cada uma, ao longo da dobra, fazendo uma bainha simples.
  1. Coloque as duas peças da face do lado direito juntas (ou seja, com os lados avessos para fora) e costure ao longo da borda curva. A margem de costura é de 0,5cm.
  1. Faça o mesmo com as peças da boca: una as duas pelos lados direitos (ou seja, com os lados avessos para fora) e costure ao longo da borda curva com uma margem de 0,5cm.
  1. Em uma mesa, coloque as peças da bochecha e da boca com os lados direitos do tecido voltados para baixo, como na imagem abaixo.
  1. Com alfinetes, prenda as peças da bochecha à da boca, de forma que as da bochecha se sobreponham no topo da peça da boca em cerca de 2,5cm, como na imagem a seguir. Essa é a peça da parte interna da máscara.
  1. Agora pegue a peça da face e una-a a essa peça interna que você acabou de criar com os alfinetes. Os lados direitos de ambas devem ficar juntos, ou seja, os lados avessos ficam para fora. Prenda-as com alfinetes 
  1. Agora remova cuidadosamente um dos alfinetes que prende as peças da boca à da bochecha. Ajuste os tecidos para que se encaixem bem entre as laterais e a costura central. E fixe novamente as camadas.
  2. Repita o processo com todos os outros alfinetes que estão prendendo as peças da boca à da bochecha. 
  3. Costure em toda a volta da máscara com uma margem de 0,5cm de costura. Em cada um dos cantos, pare com a agulha da máquina para baixo, levante o calçador, vire o tecido, abaixe o calçador e continue costurando.
  4. Quando você tiver costurado toda a volta da máscara, continue a costura por cima dos primeiros pontos. Depois faça o pesponto para prendê-lo. 
  1. Agora apare os tecidos que ficaram para fora da costura com cuidado para não cortá-la.
  2. Vire a máscara para o lado direito através de uma das aberturas próximas à bochecha.
  1. Agora faça as bordas laterais para colocar os elásticos, dobrando cerca de 1,5cm. Costure bem para reforçar.

Pronto! A máscara de proteção infantil já pode ser utilizada pelo seu filho ou filha!

É muito importante que as crianças tenham uma máscara de proteção infantil, com o tamanho adequado para o rosto delas. E agora que você já sabe como costurar a sua!

Use tecidos de personagens, divertidos e coloridos, isso deve fazer com que a criança tenha mais vontade de usar a máscara.

O que você achou? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários abaixo.

Veja também:
45 Ideias de Máscaras Customizadas Super Criativas
Como Fazer Máscara de Tecido Fácil Sem Molde

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

2 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email