Pacote de Moldes

Organização e Decoração – Como Criar Peças Incríveis com Rolos de Papelão



“Casa limpa e organizada é vida em harmonia!”

Espaços assim apresentam boas energias e tendem a proporcionar às pessoas melhores condições de saúde, tanto física quanto mental. Mas, manter ambientes como a cozinha compacta, a sala ou o dormitório bem arrumados não é tarefa fácil, principalmente quando não se tem condições de fazer grandes alterações na decoração.

Realizando uma pesquisa rápida na internet, é possível ver várias boas ideias sobre como organizar uma casa de forma simples, rápida e barata.

Todas são muito criativas. Mas, as que mais chamam a atenção – principalmente pela questão da sustentabilidade – são aquelas que se valem de materiais que iriam para o lixo. Um exemplo são os rolos de papelão e suas multifuncionalidades.

Moldes de Feltro

Veja também:

Artesanato com Rolo de Papel Higiênico – 12 Ideias com Passo a passo

Como Fazer Sapateira Artesanal com Papelão

Que tipos de rolos podem ser usados na organização da casa?

Não é preciso ir muito longe para conseguir encontrar um rolo de papelão ou de papel mais grosso. Existem aqueles que são utilizados dentro dos rolos de papel higiênico, de papel toalha, de papel filme e de papel laminado. Ou aqueles que envolvem certos tipos de alimentos, como bolachas e salgados – esses costumam ter até uma pequena tampa metálica. E, em ambientes de escritório, os rolos de bobinas de papel para impressoras.

Qualquer um desses, estando em bom estado, pode servir para a organização da casa. Como? Se você pensar bem o papelão é, muitas vezes, fácil de ser cortado com o auxílio de uma tesoura ou um estilete simples. Sendo assim, poderia ser reduzido a um tamanho menor, somado a unidades maiores e, desse modo, moldado até formar o objeto que se deseja. E as possibilidades são mesmo ilimitadas!

O que se pode fazer com rolos de papelão?

Pacote de Guirlandas em Feltro

Tem muita coisa bacana que se pode fazer com rolos de papelão e que venham a contribuir para a decoração da casa. Pode-se fazer um suporte para pulseiras, colares e brincos. Uma base para apoiar o celular ou o controle remoto. Um separador de roupas íntimas, lenços e sapatos. Também de fios elétricos – incluindo cabos de computadores e secadores de cabelo. E na cozinha, um recipiente alternativo para guardar palitos.

Todas as peças citadas anteriormente podem ser feitas de forma manual. Basta apenas que a pessoa tenha, de fato, habilidade; além de certos materiais de papelaria.

Para a tarefa, será preciso cola branca ou cola quente; além de fitas, tecidos e adesivos estampados. Nada mais, simples assim! Achou fácil? Que tal criar algo parecido com os exemplos apresentados neste texto para a sua casa? Fica a dica!

Onde posso aplicar essas peças para melhor organização da casa?

Na área de refeições, você pode usar os rolos de papel ou de papelão como anéis para organizar os guardanapos de tecido.

Esta ideia dá mais certo se pessoa se dedicar a encapar cada uma das peças com um tecido na cor ou estampa semelhante à toalha ao jogo de sousplat. Fora isto, como já foi dito, os pequenos tubos podem ajudar a organizar os palitos de dente ou outros itens igualmente pequenos e leves presente na mesa.

No dormitório, os rolos podem ser vistos sendo usados para organizar principalmente as gavetas – onde se encontram as menores peças de roupas. Dentro deles, podem ser colocadas enroladas as meias, calcinhas, cuecas e mais. Até mesmo as gravatas, que não podem ter suas fibras quebradas, ficam mais bem guardadas com um molde redondo de papel endurecido na parte interna.

Sobre a bancada de estudos, os lápis de cor e canetas ficariam melhor organizados em um suporte especial, feito a partir de vários rolos de papel, em alturas diferentes. Um modelo semelhante funcionaria também para separar os pincéis de maquiagem em uma penteadeira. E esconder a fiação de qualquer equipamento, mesmo que de uma luminária de mesa.

Fonte: pinterest

Até mesmo seus sapatos, que ficavam perdidos pelo quarto, jogados ao chão, podem ficar bem separados dentro de tubos de papelão – nos de diâmetro maior. São tubos assim que os arquitetos usam para montar estruturas de edificações de caráter temporário ou emergencial.

Então, de fato, trata-se de um material com muito potencial – servindo desde a pequena a grande escala.

Certamente, depois de receber todas estas informações, você nunca mais olhará para um rolo de papelão ou de papel do mesmo modo. Aposto que já está pensando em como criar para melhorar a decoração e organização de sua casa!

Estas dicas de decoração com rolos de papelão foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:

Anéis de guardanapo com rolo de papelão – Faça você mesmo

15 Brinquedos de Papelão para Fazer com as Crianças

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

One Comment

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Artesanato com Reciclagem Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email