Pacote de Moldes

Máscara de Proteção: Os 4 Tecidos Mais Indicados para Produção

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A pandemia continua. Por isso, é essencial continuar nos protegendo de modo adequado e seguro. É importante evitar locais com muitas pessoas, respeitando o máximo o isolamento social.

Mas se tiver que sair para trabalhar ou atender necessidades básicas como supermercado, é essencial o uso da máscara de proteção

PUBLICIDADE

Você pode fazer sua proteção em casa com os materiais certos.

Pensando nisso, listamos quais são os tecidos mais adequados para você produzir suas máscaras. E quais tipos não devem ser usados. Seja para se proteger, proteger quem você gosta ou para vender.!

Veja também:
45 Ideias de Máscaras Customizadas Super Criativas
Como Fazer Máscara de Tecido Fácil Sem Molde

Tecidos com eficácia comprovada

Antes de mais nada, para uma proteção completa, lembre-se de cobrir as laterais do rosto, nariz e o queixo. Nunca toque na máscara de proteção pela frente e ajeite-a pelas tiras. 

De acordo com um estudo publicado na revista estrangeira ACS Nano, os melhores materiais para as máscaras de proteção são os seguintes:

  • Algodão
  • Chiffon
  • Seda
  • Flanela
Máscaras de proteção de tecido
terracestandard.com

No estudo, um teste foi feito com um ventilador que soprava gotículas e aerosóis simulando a nossa respiração. Desse modo, mediram a capacidade de filtragem de diversos tecidos. 

E por sorte, o algodão se mostrou um dos mais eficazes. Pode ser de uma camiseta, de uma fronha ou lençol. Como ele é um tecido firme, é capaz de filtrar 65% das gotículas de saliva liberadas na tosse.

Máscara de proteção de tecido
buttoncounter.com 

Chiffon, seda e flanela oferecem uma proteção diferente do algodão. São tecidos com alta carga estática. Por isso, formam uma barreira que filtra os aerosóis, isto é, as partículas menores que saem na fala. 

Máscara de proteção de tecido
redbubble.com 

Porém, a grande conclusão do estudo foi que as máscaras mais efetivas foram aquelas que combinaram mais de uma camada de tecidos diferentes. Aliados ao algodão, chiffon, seda ou flanela aumentam a eficácia da máscara de proteção para até 99%.

Máscara de proteção de tecido
futurity.org 

Molde: Máscara de proteção de tecido

Agora que te contamos os melhores tecidos para produzir sua proteção, é hora de costurar. Você estará contribuindo com os profissionais da saúde deixando as máscaras cirúrgicas para eles.

Além de garantir para si e para muitos uma proteção testada e aprovada por cientistas. 

Sabendo os materiais ideais para produzir suas máscaras de proteção, que tal conferir nossos tutoriais para faze-las?

Você pode aprender e começar a costura-las nesse momento. Aqui você confere como começar com o auxílio de um molde.

Passo a passo com molde aqui

Não se preocupe, também temos um tutorial para você aprender a fazer sem molde, aqui. Reunimos por lá algumas dicas com os cuidados ideais para conservá-las por mais tempo.

E não se esqueça, quanto mais medidas protetivas você tomar, melhor. Respeite o isolamento sempre que possível e lave bem as mãos. 

Pronta para costurar suas máscaras de proteção e proteger-se com seu artesanato? Comente suas dúvidas e compartilhe suas produções com a gente.

Veja também:
Como Fazer Máscara de Tecido para Proteção: Molde + Passo a Passo
Como Fazer Máscara de Tecido Fácil Sem Molde

PUBLICIDADE

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

2 comentários

  • Anônimo diz:

    adorei. Obrigada

  • ana belle diz:

    Muito criativa essa ideia! Algo tão simples que se tornou um enfeite para qualquer ocasião, o bom é que essa ideia pode ser feita para muitas outras coisas!
    Você pode até utilizar suas ideias para fazer dele seu próprio negócio e pode ser feito online também! Isso é ótimo!
    Parabéns pelo excelente post.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Uncategorized Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email