Como Montar um Terrário de Suculentas Passo a Passo

Como Montar um Terrário de Suculentas Passo a Passo

Os terrários de suculentas são mini jardins ideais para pessoas que contam com pouco tempo e têm espaço limitado em casa. Desse modo, as suculentas são as plantinhas perfeitas para quem trabalha muito e mora em apartamento.

As suculentas exigem poucos cuidados, gostam de pouca água e de claridade. Esses são dois segredinhos para folhas sempre saudáveis e bonitas.

Sabendo do sucesso que são os terrários, a Revista Artesanato, em parceria com a Villa Maris: Flores e Adornos, preparou um vídeo com o paisagista Carlos. Assista e aprenda como montar um terrário em poucos minutos. Além disso, fique por dentro de dicas para cuidar corretamente do seu mini jardim.

Se você gostou do tema de hoje, continue com a gente para não perder nenhum detalhe.

Veja também:

Como Fazer Vasinhos de Garrafa PET Para Plantas

Como Fazer Vasos de Cimento Para Plantas – Passo a Passo

Como Montar um Terrário de Suculentas Passo a Passo

Os terrários de suculentas podem ser montados em vasos de barro, cerâmica e vidro. Para esse projeto elegemos um aquário de vidro.

A transparência nos permite observar a terra, os pedriscos, as plantas, e cada detalhe sutil do jardim. O vidro tem outra super vantagem: combina com vários estilos de decoração.

Vamos aos materiais?

como-plantar-suculentas

Materiais Necessários

  • Granitina (pedriscos)
  • Seixo de rio para decorar
  • Terra com areia em partes iguais (se a suculenta já vier com um torrão de terra na raiz não será necessário acrescentar mais)
  • Suculentas
  • Aquário redondo
  • Enfeites de resina
  • Água e borrifador

Passo a Passo

Plantar suculentas não envolve grandes segredos, na verdade o plantio é mais simples do que muita gente imagina. Confira abaixo o passo a passo completo.

Link do vídeo no YouTubeTerrário de Suculentas

Depois de finalizar o seu mini jardim, basta escolher um cantinho pra ele. O lugar ideal é aquele que recebe um pouco de luz natural, como perto da janela ou perto da porta. Sua casa vai ficar puro charme com lindo jardim.

Como Cuidar de Suculentas – 3 Coisas que Você Precisa Saber

Confira algumas dicas do paisagista Carlos para que a suas suculentas permaneçam bonitas e saldáveis por muito mais tempo.

como-cuidas-de-suculentas-dicas

Dica 1 – Limpeza do Vidro

Para retirar a água respingada no interior do vidro, enrole um papel toalha em um palito de churrasco e passe-o nas áreas molhadas. Essa mesma dica serve para fazer a limpeza periódica do vidro.

Dica 2 – Como Fazer a Rega

A rega pode ser feita com um borrifador ou conta gotas, use pouca água. No inverno, regue as suculentas a cada sete dias.

Dica 3 – Falta ou Excesso de Água?

Folhas enrugadas são sinal de falta de rega. Folhas amareladas ou se desprendendo estão apodrecidas, sinalizam excesso de água. Para resolver o problema deve-se adequar a frequência de rega à necessidade da planta.

Não deixe de seguir essas simples mas importantes dicas, esse é o segredo para ter um terrário de suculentas bonito o ano todo.

Se você do passo a passo de hoje, deixe o seu comentário aqui no final da página, vamos adorar ouvir sua opinião.

Um abraço!

Veja também:

Vasos de Cerâmica Decorados com Marcador Permanente

Como fazer mosaico em vaso de flores

Projeto: Carlos – paisagista da Villa Maris: Flores e Adornos (www.villamarisbh.com.br)

Mariana Barbosa
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

97 Comentários
  • Araci Salvador de Oliveira

    Adorei! As suas idéias são fantásticas!

  • Júlia Vieira

    Linda vossa dica. Mas preciso da vossa ajuda queria fazer uma hortinha de temperos numa parede de cerca de 60 cm de largura que tenho na cozinha é uma parede saliente daí a sua largura tão pequena depois a altura é a normal de uma divisão da casa mas não queria pô-la até acima , lembrei-me de fazer com ripas aparafusadas em duas verticais que ficariam na parte interior e depois colocava os vasos e aí é que está a dúvida como coloco os vasinhos e que plantas devo colocar. Obrigada pela vossa ajuda. Agradecia me enviassem para o e-mail [email protected] .
    Cumprimentos e parabéns a toda a equipa
    Júlia Vieira

  • Cyea de Andrade

    Gostei muito da dica dada e hoje mesmo vou por em prática, pois estava buscando algo assim para colocar minhas plantinhas. Obrigada.
    So que no lugar destes cestos vou utilizar umas cestinhas com alças que tenho. já vejo como ficará lindo. Um abraço. e Parabéns pelo seu trabalho na internet. Cyra

  • Regina Lucia Moronte

    Gostei,mas como gosto de certas coisas com mais durabilidade penso em seguir com os ce
    stos,mas…….colocaria os vasinhos dentro pois poderia substituí-los se necessário,ou forraria os cestos por dentro com sacos plásticos antes.Mesmo assim obrigada pela idéia principal,adorei……como sempre…..vocês são geniais…..