Tinta Para Artesanato – Descubra Como Escolher o Melhor Tipo

Uma das principais dúvidas entre os artesãos, em especial para os iniciantes, é qual tinta para artesanato usar em cada tipo de trabalho, não é mesmo? Afinal de contas, uma tinta para vidro não vai ter uma boa aderência em uma caixa de MDF ou num retalho de feltro, por exemplo. Além disso, o acabamento de cada peça vai ficar melhor se o artesão usar a tinta própria para cada material.

Pensando nisso, criamos uma lista com as principais tintas usadas no artesanato para você conhecer cada uma, aprender onde aplicar e deixar o seu trabalho cada vez mais profissional. Continue lendo!

Veja também:

Aprenda Como Pintar EVA – Dicas de Tintas e Aplicação

Moldes de Feltro

Como Usar Tinta Spray Corretamente – Dicas Imperdíveis

Descubra qual tinta usar para cada tipo de artesanato

Tinta Acrílica

De longe a tinta para artesanato mais conhecida, a tinta acrílica pode ser facilmente encontrada e está disponível em diversas tonalidades e acabamentos, como fosco, brilhante, metalizado e neon. Solúvel em água e de secagem rápida, ela é frequentemente usada para pintar tecido, madeiras, MDF, paredes, plástico, EVA, isopor, entre outros materiais. Pode ser aplicada em áreas externas e internas.

Tinta Esmalte

A tinta esmalte também é uma das mais comuns quando o assunto é artesanato. Ela pode ser a base de água ou a base de solvente, e está disponível nos acabamentos fosco, acetinado e brilhante.

Esta tinta pode ser usada em madeiras, metais, PVC e alumínio, e pode ser aplicada tanto em ambientes externos quanto internos. A tinta esmalte não tem aquele cheiro forte que algumas tintas costumam ter e a secagem é rápida.

tinta para artesanato

Tinta Latex ou PVA

A tinta latex, assim como a tinta esmalte, não tem cheiro e seca bem rápido. Recomendada para ambientes internos e secos, esta tinta é mais usada como base de pintura de móveis, por exemplo, para realçar a tinta que vem por cima e deixá-la mais vibrante. Além disso, esta tinta é mais barata e pode fazer uma boa diferença no seu bolso no final das contas. É indicada para superfícies porosas como madeira, gesso, cerâmica, paredes, EVA, isopor, MDF, cortiça, papéis e derivados.

Tinta Epóxi

Impermeável e resistente à abrasão, esta tinta é principalmente usada para decorar pisos e azulejos. É recomendável que você utilize a tinta a base de água que tem a aplicação bem mais fácil, enquanto a base de solvente precisa que um profissional de pintura faça a aplicação.

Tinta Spray

Mais uma das queridinhas das artesãs e adeptas ao “faça você mesmo”, a tinta spray é uma das mais práticas do mercado. Muito fácil de ser encontrada, esta tinta está disponível em várias cores e tons e pode ser aplicada em diversas superfícies, como madeira, plástico, vidro, metal, entre outras. Porém, em alguma situações, você precisa aplicar o primer antes da tinta para o spray aderir melhor à superfície.

Aprenda como usar a tinta spray corretamente aqui.

Tinta Craquelê

A tinta craquelê é aquela que se “quebra” depois de seca e adiciona textura ao artesanato. Ela pode ser aplicada em acrílico, madeira, cerâmica e vidros. É uma boa opção para decorar caixinhas de MDF, por exemplo.

tinta para artesanato

Tintas para tecido

Existem vários tipos de tecidos diferentes. Sendo assim, também existem vários tipos de tinta para tecido e você deve escolher a ideal para o material com que irá trabalhar. A tinta para tecido tradicional acrilex é usada na maioria dos projetos, é diluível em água e está disponível em várias cores.

Tem também a aquarela (mais usada em seda e algodão), a tinta dimensional (para criar um efeito 3D no artesanato), e tintas próprias para faixas de juta.

Tinta vitro

A tinta vitro é própria para pintar superfícies de vidro, cerâmica, faianças e porcelana, dando uma boa cobertura e acabamento nas peças mais delicadas.

Tinta betume ou envelhecedora

Esta é uma dica especial de uma tinta diferenciada. A tinta betume é usada para dar um aspecto envelhecido para a peça, ideal para criar um estilo vintage de artesanato. Ela pode ser aplicada sobre outras tintas em praticamente qualquer superfície, como plástico, MDF e acrílico.

tinta para artesanato

Um bela pintura sempre enriquece qualquer artesanato. E agora que você já aprendeu mais sobre os tipos de tintas para artesanato, é só separar o material e colocar a mão na massa!

Gostou dessas dicas? Deixe suas dúvidas e comentários pra gente!

Veja também:

Como Pintar Letras de Madeira para Decorar a sua Casa

Caixa em MDF decorada com respingos de tinta

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende





Comentários

2 comentários

  • Solange Custódio Santana diz:

    Farei um comentário geral sobre a REVISTA ARTESANATO, Acho super interessante gosto, muito e facilita muito o nosso trabalho, suas ideias são iIncríveis.. Estão de parabéns e agradeço muito a todos vocês.🌹🌷🥀

  • Marina Rezende diz:

    Muito obrigada, Solange! Ficamos muito felizes em ajudar e fazer parte do seu trabalho!

    Abraço!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email