Bodas de Casamento – Guia Absolutamente Completo

bodas como comemorar

A palavra boda vem do latim votum, que quer dizer promessa, referindo-se aos votos matrimoniais feitos na data do casamento. As festas das bodas tiveram origem na Alemanha, onde era tradição oferecer uma coroa de prata aos casais que completassem 25 anos de casados, e uma de ouro aos que completassem 50 anos de casamento.

Com o passar dos anos, foram criadas outras simbologias, na verdade, um nome para cada ano completo de casamento. Assim, as bodas é o aniversário de casamentos, e uma maravilhosa oportunidade do casal renovar os votos feitos no dia da união matrimonial.

Dessa maneira, para cada ano, há um nome para a comemoração de bodas. Veja mais detalhes na lista abaixo:

arte-bodas-de-casamentoagorasomosum.wordpress.com

Viu que interessante? Agora que você já tem a lista das bodas de cada ano. Assim você não terá mais desculpas para deixar esse acontecimento tão especial passar em branco.

Comemore as Bodas em Grande Estilo, Aprenda a Fazer um Lindo Álbum de Fotografias Artesanal, Clique Aqui Para Mais Informações.

A renovação dos votos dos casal, em seus primeiros anos de casados, acontece de forma mais íntima e reservada, enquanto que as uniões mais longas são costumeiramente comemoradas ao lado da família. Nas bodas de prata e de ouro, por exemplo, é comum a realização de uma grande festa para todos os amigos e família do casal.

Arranjo de centro de mesa para Bodas de Casamento

Se você está planejando a organização de alguma boda, ou se você e seu marido irão comemorar o aniversário de casamento, aprenda como você pode fazer um lindo arranjo para centro de mesa para deixar a sua decoração ainda mais bonita e delicada. Esta ideia de enfeite de mesa, com xícara de porcelana e esponja floral, pode ser utilizada inclusive no aniversário de 20 anos, nas bodas de porcelana.

Veja o passo a passo do Arranjo de centro de mesa para comemoração de Bodas.

centro-de-mesa-para-boda-08

http://www.imujer.com/hogar/2010/09/25/arreglos-de-centros-de-mesa-para-boda

Agora vamos falar um pouco sobre os estilos e maneiras de comemorar algumas das principais bodas de casamento, em diferentes fases do relacionamento. São ideias e sugestões que valem ser consideradas para que vocês possam se lembrar todos os anos que, apesar das diferenças, um foi feito para o outro, e isso é o que realmente importa.

1 Ano – Bodas de Papel

Esse é o ano das primeiras realizações que estavam antes apenas no papel. É uma fase de descobertas e adaptações à uma nova rotina.

Nos primeiros anos de casamento, como nas bodas de papel e de algodão,  é comum que o casal comemore a sós, fazendo um agradável passeio, um delicioso pic nic no parque ou se hospedando em uma aconchegante pousada.

bodas de casamento

https://www.pinterest.com/pin/503699539549239535/

Os jantares românticos também são um ótima opção, e podem ser preparados em casa, e pelo próprio casal. Outra ideia é o casal ir até um restaurante de costume, ou mesmo experimentar um local diferente.

Mas se os dois concordarem em ficar em casa, a dica é pedir para a empresa fazer a entrega da comida e bebidas.  Aí, é só dar aquela caprichada na decoração da mesa e fica tudo pronto para um encontro romântico na sua própria casa. Independente do lugar, o importante é saborear uma boa comida ao lado da pessoa que mais faz você feliz.

bodas de casamento 2 anos

www.blogvidadecasada.com

Não que os homens não sejam bons em decoração e organização de mesas, mas é fato que nesse quesito as mulheres são especialistas no assunto, não é verdade? Veja acima que ótima ideia para um jantar em casa.

Já os casais mais festivos optam por reuniões junto com a família e amigos queridos, programam uma pequena festa com bolo, um almoço ou até mesmo um encontro em uma boa pizzaria.

bodas de papel 2

http://tudoparaomeuevento.blogspot.com.br/2014/04/dicas-para-comemorar-bodas-de-papel.html

Outra tendência para comemorar as bodas de casamento dos primeiros anos da vida de casado, são os ensaios fotográficos, produzidos de acordo com o desejo do casal. 

bodas de papel

https://es.pinterest.com/pin/240661173811895677/

Se você está prestes a completar 1 ano de casamento, vá pensando no que fazer para comemorar essa data importante da melhor maneira!

5 Anos – Bodas de Madeira

bodas de casamento madeira

https://es.pinterest.com/pin/70861394110196265/

Com 5 anos de casamento o casal já sabe os defeitos e principalmente os pontos positivos do outro. Nessa fase, já viveram muitas situações e já passaram por muitas coisas boas e ruins. Este foi o período de adaptação à nova vida a dois. Agora, com 5 anos de casados, os dois são mais cúmplices, mais amigos e menos egoístas, e optam por ficar cada vez mais juntos.

Comemore as Bodas em Grande Estilo, Aprenda a Fazer um Lindo Álbum de Fotografias Artesanal, Clique Aqui Para Mais Informações.

As bodas de madeira sem dúvidas merece ser comemorada, e vale até chamar os padrinhos de casamento para celebrar junto o casal. Faça qualquer tipo de comemoração, mas não deixe passar em branco.

bodas de casamento - madeira1

mindenegybenblog.net

Além dos caixotes de madeira, você pode utilizar barris e palets para decorar a sua recepção. Com materiais simples você pode ter uma decoração incrível!

mesa bodas de madeira - bodas de casamento

https://es.pinterest.com/pin/315674255108320698/

Um cantinho com a árvore genealógica fica um charme para as bodas, ainda mais se estiver com a decoração no clima da comemoração.

bodas de madeira

https://es.pinterest.com/pin/407716572490457069/

Para decorar sua festa, abuse de objetos e utensílios de madeira, como bandejas, quadros, porta retratos e taé caixotes entram em cena. Assim, o próprio visual da mesa ou do ambiente irá remeter ao tipo de bodas que está sendo comemorada.

Se anda sem ideias e precisa de uma sugestão simples de lembrancinha, então olha só esse item em madeira: pode servir para marcar lugar e também como lembrancinha do casamento. Pode conter as iniciais do casal ou então o nome do condado.

marcador de mesa bodas de casamento - bodas de madeira

https://es.pinterest.com/pin/563231497123733508/

Outra ideia de lembrancinha é o leque perfumado feito de madeira, um luxo só. Serve para bodas e também para casamento.

lembrancinha bodas de madeira

https://es.pinterest.com/pin/323625923194400519/

A lembrança da sua comemoração de 5 anos pode ser uma linda foto da família na moldura de madeira. Todos os convidados vão amar esse mimo.

lembranca bodas de casamento

https://es.pinterest.com/pin/161918549075177425/

Viu como é fácil criar uma decoração condizente com a ocasião e de forma super fácil?

Veja agora sobre as bodas de 10 anos…

10 Anos – Bodas de Estanho ou Zinco

Aos 10 anos de casamento, pode ser que o casal tenha um ou mais filhos. Já estão em uma fase mais madura do relacionamento. O estanho, que é um metal maleável, representa a resistência contida na relação e a possibilidade de adaptação.

Comemore as Bodas em Grande Estilo, Aprenda a Fazer um Lindo Álbum de Fotografias Artesanal, Clique Aqui Para Mais Informações.

Veja algumas inspirações para comemorar os 10 anos de casamento:

Fazer uma sessão de fotos com os filhos já crescidos é uma ótima forma de congelar momentos preciosos da vida da família e do casal.

bodas de estanho ou zinco

https://es.pinterest.com/pin/27725353930156264/

Se preferir comemorar com um almoço, ofereça aos convidados uma lembrancinha que pode ser simples, mas que tenha tudo a ver com a significação da ocasião.

lembrancinha bodas de estanho ou zinco

http://dindinpresentes.com.br/

Você ainda utilizar latas recicladas para fazer lindos arranjos de mesa. Seu almoço ou jantar vai ficar ainda mais belo com essa dica.

bodas de estanho ou zinco

blogdecoracao.biz

O bolo em branco com tons de cinza é totalmente no clima da bodas de zinco. Um arraso!

bolo bodas de casamento 2

http://dindinpresentes.com.br/

Nossa! Quantas ideias para colocar em prática…

15 Anos – Bodas de Cristal

Bodas de Cristal é o nome dado à comemoração do aniversário de 15 anos de casamento. Para que um casal alcance 15 anos juntos, é necessário ter uma relação sólida, e com muita cumplicidade e transparência. Se você precisa de ideias sobre o estilo dessa comemoração, então confira essas inspirações:

bodas de cristal 1

https://es.pinterest.com/pin/535083999455025907/

Os cristais, esses comprados em lojas de peças para bijuterias, podem servir de enfeite para quase todos os objetos e ambientes da comemoração. Na foto abaixo, até a base do bolo é composta por esses ornamentos, que têm tudo a ver com a ocasião.

bolo bodas de casamento

https://es.pinterest.com/pin/186125397077688397/

Uma pulseira de cristal (não precisa ser o verdadeiro, rsrs) pode fazer toda diferença no visual, traz delicadeza muita e beleza à mulher.

bodas de cristal 2

https://es.pinterest.com/pin/469289223647422917/

Copos e vasos de vidro podem abrigar lindas flores, e compor a decoração de uma bela mesa de jantar para os 15 naos de casamento.

bodas de cristal arranjo de mesa

https://es.pinterest.com/pin/380272762261990828/

Os enfeites e ornamentos trazem à tona o estilo da festa, como este, por exemplo, que traz uma beleza imponente.

bodas de crsital

bodas-de-casamento.blogspot.com

Gostou das dicas? Que tal indicar para as amigas?

25 Anos – Bodas de Prata

O casal que comemora a bodas de prata tem muita história para contar. Se essa relação já dura 25 anos, quer dizer que o relacionamento, apesar de todos os problemas que já passaram, está forte e sólido, assim como a prata.

Comemore as Bodas em Grande Estilo, Aprenda a Fazer um Lindo Álbum de Fotografias Artesanal, Clique Aqui Para Mais Informações.

Quem comemora as bodas de prata costuma fazer uma grande festa, não no sentido de festa cara, mas no sentido de grandiosa, tanto no número de convidados, quanto da sua importância.

Decoracao-de-Bodas-de-Prata-25-Anos-de-Casados-6

www.decorardicas.com.br

Os itens da decoração para essa comemoração tendem a ser em branco e prata, dando um aspecto glamouroso. Veja abaixo que linda ideia de convite, que dá para ser feito até em casa. Um luxo!

bodas de prata convite

www.noivas.net

E esses potes decorados? Lindos demais e super fáceis de fazer. Primeiro escreva no fraco com a pistola de cola quente, depois pinte todo o frasco com spray metálico. E já está pronto! Resultado incrível para sua bodas de casamento.

bodas-de-casamento-25-ano-de-casados-bodas-de-prata-5

parananoivas.com.br

30 Anos – Bodas de Pérola

A pérola possui como característica durabilidade e beleza, por isso foi escolhida para representar o aniversário de 30 anos. Depois de todos esses anos juntos, o casal tem os sentimentos totalmente voltados um para o outro, e uma união marcada pela cumplicidade.

Que tal taças lindas como essas para um maravilhoso brinde?

tacas bodas de perola

https://es.pinterest.com/pin/390476230170943211/

Outra sugestão maravilhosa é o casal organizar um álbum de bodas, com fotos pessoais e da família, todo decorado com pérolas.

Nós temos um curso maravilhoso no qual você pode aprender a fazer esse lindo álbum com as técnicas de encadernação artesanal. Saiba mais: Encadernação Artesanal Festas e Eventos.

bodas de perola

Para dar de lembrancinha, esse molesquine com aplique de pérola é uma ótima pedida, os convidados vão amar! Quer aprender a fazer essa peça? Então saiba mais informações: Encadernação Artesanal Festas e Eventos.

moleskine bodas de papel

Na decoração abaixo, mais uma vez as pérolas estão presentes, formam um lindo arranjo junto às velas e ao vidro.

bodas de perola1

bodas-de-casamento.blogspot.com

50 Anos – Bodas de Ouro

mesa bodas de ouro1

https://multifest.wordpress.com/

E para encerrar esse post em grande estilo, não poderíamos deixar de falar das bodas de ouro.

Chegar aos 50 anos de casado não é para qualquer um, não é verdade? Comemorar a bodas de ouro que dizer que o casal continuou cultivando o mesmo amor de quando se conheceram, significa ainda respeito mútuo, cumplicidade e carinho.

bolo bodas de ouro

https://br.pinterest.com/pin/524880531545810925/

É costume que os netos e os filhos ajudem na organização das bodas de ouro. A família presente na organização desse momento torna a festa ainda mais especial. Dessa maneira uma pessoa da família pode se encarregar das lembrancinhas, outras duas da decoração, e assim por diante…

Veja que ideia mais linda de topo de bolo em biscuit. Muito lindo!

topo de bolo bodas de ouro

https://br.pinterest.com/pin/379639443564899971/

Na decoração dessa festa, que pede um ar mais glamouroso, você está livre para abusar do dourado. O dourado pode aparecer em tecidos da mesa, no convite, nos enfeites e até mesmo nos doces e nas lembrancinhas.

convite bodas de ouro

https://br.pinterest.com/pin/369435975652997820/

Uma boa dica é utilizar garrafas de vidro para decorar a mesa principal e também a mesa dos convidados. Para conseguir um efeito como da foto acima, você pode pintar as garrafas com tinta em spray. Se preferir, use cola branca e glitter, também fica sensacional!

bodas de ouro

https://br.pinterest.com/pin/415527503096622571/

No final da comemoração, que pode ser um almoço, um jantar ou mesmo um café da manhã em alto estilo, você pode oferecer aos convidados as lembrancinhas, que não precisam ser caras, mas devem estar de acordo com o tema. Esse item é indispensável para esta festividade tão especial e significativa para o casal.

As toalhas de mão, bordadas com as iniciais do casal, são uma ótima ideia de lembrancinha. Elas podem ser bordadas à máquina ou manualmente.

lembrancinha bodas de ouro

https://br.pinterest.com/pin/483785184945780114/

Os bem casados são outra ótima opção de lembrancinha. Se a recepção não contar com mesa de doces, o bem casado pode entrar em cena, e fazer o papel de sobremesa e lembrancinha.

bem casados bodas de ouro

https://br.pinterest.com/pin/456974693413169560/

Com organização é possível produzir uma festa de bodas incrível e inesquecível!

Nossa vontade mesmo era falar de todas as bodas, e detalhe por detalhe, mas infelizmente seria um turbilhão de informações que mal daria para terminar de ler.

Mas esperamos que essas dicas que separamos possam te inspirar a ter mais e mais vontade de comemorar a bodas de casamento, todos os anos, e mesmo que seja só entre o casal. O que vale nisso tudo é que os dois estejam felizes e satisfeitos.

Se você já comemorou alguma boda, conta pra gente. E se você ainda não comemorou mas achou que as dicas foram super úteis, comenta aqui também!

Um grande abraço e até a próxima!

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

8 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:



 



Festas Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email