Artesanato com Corda – Aprenda a Fazer um Cesto Artesanal com Balde

Artesanato com Corda – Aprenda a Fazer um Cesto Artesanal com Balde

Cestos são essenciais para a organização de qualquer casa, não é verdade? Além de serem ótimos itens decorativos, eles são super versáteis e podem ser usados como cestos de roupas, porta revistas e jornais, podem acomodar as almofadas da sala, toalhas no banheiro, brinquedos, e organizar o que mais você quiser! E o melhor de tudo é que os cestos podem ser feitos com um simples artesanato com corda!

O cesto artesanal de corda fica lindo, simples e muito chique para você dar de presente ou até para vender e conseguir uma boa renda extra no final do mês. E o processo é ainda bem rapidinho e fácil de fazer. Aprenda a fazer o seu próprio cesto de corda neste passo a passo!

Veja também:

15 Ideias de Artesanato com Corda para Decorar sua Casa

Aprenda a fazer uma luminária de corda super fácil para decorar a sua casa

Aprenda a fazer um cesto artesanal com corda

Fonte: bigtudo

Materiais necessários

  • Corda de espessura 10mm (a quantidade vai depender do tamanho do cesto que você pretende fazer, mas, em média, usa-se 25m de corda)
  • Cola universal
  • Duas alças de couro ou tecido
  • Tesoura
  • Agulha e linha de costura
  • Rebites
  • Balde ou bacia para servir de molde
  • Tinta spray (opcional)

Passo a passo

1. Faça a base do cesto

Para fazer a base do cesto, passe cola universal na ponta e vá enrolando firmemente a cola nela mesma, formando um “caracol”, sempre passando cola para a base ficar bem firme. Meça o fundo do balde (ou o que você estiver usando como fôrma) para a base do seu cesto ficar do tamanho certinho.

Dica: Se preferir, pode usar a cola quente no lugar da cola universal.

Fonte: pluska

2. Faça a estrutura do cesto

Coloque a base do cesto no chão, apoie o balde em cima e vá enrolando a corda ao redor do balde. Passe bastante cola na corda enquanto enrola para o cesto ficar bem firme.

cesto feito com corda

Fonte: pluska

Vá repetindo esse movimento até que o cesto fique da altura desejada. Depois, retire o balde delicadamente.

artesanato com corda

Fonte: pluska

3. Corte a sobra da corda

Corte a corda que sobrou e queime a pontinha para não desfiar. Passe a linha de costura na pontinha da corda, costurando-a na estrutura do cesto, para deixar o acabamento do artesanato bem firme.

4. Pinte o cesto da maneira que quiser

Este passo é opcional, mas vai dar um charme a mais ao seu artesanato com corda! Uma ótima ideia é usar tinta spray para fazer detalhes e degradês no seu cesto, assim você pode deixá-lo combinando com a decoração da casa. Se preferir, você também pode deixar o cesto com a cor da corda mesmo. Fica lindo!

5. Faça as alças

Depois que a tinta spray secar completamente, pegue as alças de couro e pregue nas laterais do cesto com rebites. Outra opção é usar a corda que sobrou para criar alcinhas, fica super bonito! Tenha certeza de que as alças ficaram bem firmes para não arrebentarem com o peso depois.

E está pronto o seu cesto artesanal de cordas!

Este artesanato com corda, além de ter um visual incrível, segue um estilo rústico que é muito elegante também! Faça diferentes cestos de tamanhos, cores e estilos variados para colocar na casa inteira.

O que você achou dessa ideia? Deixe pra gente nos comentários!

Veja também:

Como usar cordas para fazer objetos úteis

Quadros Decorativos com Corda de Sisal: 2 Ideias Passo a Passo

Revista Artesanato
80 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*

  • Oi, Rose!

    Nesse post demos apenas alguns modelos de inspiração. Mas, em breve faremos um post com receitas também. Continue de olho aqui na Revista Artesanato!

    Abraço!

  • Nossa!!!! Apaixonei pela ideia, são realmente lindos. Por hora não tenho tempo para investir nesse projeto, mas sem dúvida farei assim que puder, queria ter todos os amigurumis que mostraram neste post!!

  • Amo amigurumi mas não sei fazer crochê. Com esta explicação fiquei motivada a tentar. Vamos lá