Pacote de Moldes

Como Valorizar a Decoração com o Charme da Cortina de Renda

Cortina de renda

Existem vários modelos de cortinas à venda nas lojas. O motivo disto é que elas são um item integrante da maior parte das propostas de decoração – importantes para a estética e também o conforto dos interiores das residências.

E, neste texto, iremos falar de um tipo já bastante conhecido – e de inegável valor. Ele voltou a ser tendência, aparecendo em muitas propostas de design e arquitetura do momento. Este seria a cortina de renda. Saiba mais.

Veja também:
Modelos de Cortina Artesanal para dar um Toque Especial à Decoração
Decoração de Interiores – Peças de Artesanato em Cortinas

Um pouco sobre cortinas de renda

Existem pessoas que amam e outras que odeio cortinas de renda. Mas antes de tentar entender o porquê disto, é preciso esclarecer o que é exatamente uma renda.

Pois bem, renda seria um tipo de tecido de malha aberta e fina. Geralmente, ela é feita de delicados fios de linho, seda ou algodão. E pode apresentar os desenhos mais variados de entrelaçamento por agulha – o que, aliás, sempre chama bastante a atenção.

Cortina de renda
Revista Viva Decora

Um tipo de cortina de renda que está voltando com tudo à moda é a cortina de crochê. Mas existem muitos outros modelos bem bonitos e que podem combinar com decorações de diferentes estilos. E só isto já poderia ser motivo suficiente para convencer qualquer consumidor. Porém, criou-se por aí uma falsa ideia de que a cortina de renda seria utilizada apenas em projetos simples, sem muito glamour, o que é uma total inverdade.

Cortina de renda colorida
Revista Viva Decora

Sim, há modelos de cortinas mais em conta no mercado – principalmente os estampados, vendidos a metro e sem bainha nas laterais. Mas também existem cortinas de renda de outras qualidades e acabamentos.

Algumas, inclusive, apresentam um bandô – o que é esteticamente interessante – e um forro de estrutura reforçada – perfeito para controlar a luz natural e a privacidade dentro dos ambientes.

Características das cortinas de renda

Cortinas de renda podem ser sofisticadas e dar um toque leve e especial a qualquer cômodo de casa. Mesmo simples e delicadas, oferecem, sim, o ótimo controle da luminosidade nos ambientes – sua função principal antes da estética.  Os vasados ainda ajudariam a manter os cômodos arejados. Elas são facilmente laváveis. E combinam com composições modernas e tradicionais.  Ou seja, um ótimo custo-benefício.

Cortina de renda
Revista Viva Decora

Como usar cortinas de renda na decoração moderna

Há vários ambientes dentro de casa que podem receber uma cortina de renda.  E sempre é possível achar um modelo específico que se encaixe com cada opção.

Para áreas como cozinha, lavabo e lavanderia, por exemplo, as cortinas de renda mais adequadas seriam as de meia altura. Próprias para estes locais, existem as cortinas de renda em tom cru, com temáticas relacionadas às atividades de alimentação e higiene.

Com um tamanho também bem ajustado a largura da janela, teriam-se as cortinas próprias para quartos infantis – repletas de desenhos de bichinhos e mais.

Neste caso, a altura das peças costuma ir até uma bancada de estudos ou nível do braço de uma poltrona de amamentação, por exemplo. E mais outra características destas peças seria um forro em tom claro, que ajudaria a deixar o cenário com um visual mais acolhedor e aconchegante.

Pois bem, se nos ambientes infantis utilizam-se muito cortinas com temáticas lúdicas – repletas de bichinhos e outros desenhos -, em quartos de casal a realidade é diferente.

Para estes ambientes o melhor são as rendas em cores claras e neutras e desenhos como os floreados – bem romântico.  O mesmo vale para as salas. Nos dois casos a cortina de renda utilizada até pode ir até o chão – mas é melhor não arrastar.

Cortinas de renda ainda ficam muito lindas em quartos de solteiro e até em escritórios, dependendo do modelo.

Estes ambientes, assim como outros, com peças como estas, devem apresentar uma atmosfera bem aconchegante. E quando as cortinas escolhidas são em cores vibrantes toda a decoração tende a ficar mais divertida. Então, que tal montar uma decoração com essa “pegada” meio ‘retrô’ ou ‘boho chic’ em sua casa também.

Gostou das sugestões? Agora, vá às lojas e conheça os diversos modelos de cortinas de renda que existem à venda. E use as imagens deste texto como inspiração do que usar na decoração da sua casa.

Essas dicas de como utilizar uma cortina de renda na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:
Dica de decoração – deixe a cortina da sua casa diferente
Cortina com círculos de feltro passo a passo

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato para Decoração Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email