Natal: saiba sobre a origem, os símbolos e como se preparar para a data

Comemorado no dia 25 de dezembro, o Natal é uma das comemorações mais importantes e mais esperadas do ano. Além da troca de presentes e reuniões familiares, a data é ótima para investir no artesanato, afinal é possível confeccionar itens incríveis de enfeite, decoração, utilidades e muito mais.

1. Origem do Natal
No calendário cristão, o Natal celebra o nascimento de Jesus Cristo, porém, sua origem vem de festas pagãs. Na antiguidade, os romanos costumavam comemorar a chegada do solstício de inverno com um culto de renovação ao Deus Sol, realizando uma festa que durava dias.

Já na Mesopotâmia, a festa celebrava a passagem do ano. Os mesopotâmicos acreditavam que a chegada do inverno trazia “monstros do caos” que precisavam ser derrotados pelo Deus Marduk. Para isso, um prisioneiro era sacrificado, levando consigo todos os males e restabelecendo a ordem.

Somente no século VI, a data foi oficializada pelo Papa Julius I como “Natali Domini” ou “Natal do Senhor”. A palavra “natalis” deriva do verbo nascer e, como eles não sabiam o dia exato em que Jesus nasceu, escolheram o dia 25 de dezembro como data oficial que é celebrada até os dias de hoje.

2. Tradições natalinas
As tradições natalinas podem variar de país para país, mas no Brasil elas costumam ser bem parecidas em quase todos os lugares. Por exemplo, reunir a família para a ceia em volta da mesa de Natal decorada e trocar presentes virou um hábito anual. A realização do “amigo oculto” ou “amigo secreto” também faz parte dessa tradição, muito comum em escolas e empresas.

3. Símbolos natalinos
Enfeites de Natal: luzes e pisca-piscas, árvores de Natal, guirlandas, sinos, velas, bolinhas, presépios, entre outros.
Personagens: Papai Noel, Jesus Cristo, os 3 Reis Magos, Maria e José, renas em trenós, bonecos de neve.
Comidas natalinas: Peru ou frango assado, panetone, farofa, castanhas, rabanada, pernil, tortas e pavês, entre outros. Vale lembrar que a mesa de Natal pode variar de região para região.

4. Decoração de Natal
Basta o mês de dezembro se aproximar para as cores vermelho, verde e dourado invadirem as casas e lojas. Os itens que não podem faltar são árvore de Natal de todos os tamanhos, luzes e pisca-piscas, bolas natalinas comuns, de crochê ou tricô, enfeites de Natal feitos com diversos materiais, guirlandas nas portas e entradas, velas decoradas, papais-noéis de todo o tipo de material seja de EVA, papel, feltro e até reciclado.

5. Lembrancinhas de Natal
O que também não pode faltar nessa época do ano são os presentes e as lembrancinhas para amigos e familiares. E, assim como os enfeites de Natal, muitas lembrancinhas podem ser feitas em casa com materiais simples, por exemplo porta-bombons de EVA, chaveiros de feltro, sacolinhas decoradas e muito mais. Além disso, você pode caprichar e entregar o mimo junto com um cartão de Natal personalizado feito com muito carinho.

Tudo para sua Decoração de Natal 2022

Aqui você vai encontrar tudo que precisa para uma decoração de Natal simples e bonita: ideias de enfeites natalinos, decoração para árvore de natal, lembrancinhas de natal, cartões de natal e muito mais. Aproveite!