Como Fazer Sacolas Ecológicas em Tecido – Passo a Passo

Como Fazer Sacolas Ecológicas em Tecido – Passo a Passo

Você já ouviu falar das ecobags? Se não ouviu, a gente explica. São as famosas sacolas ecológicas, geralmente feitas de algodão, de lona ou de materiais sustentáveis.

As ecobags têm como principal objetivo substituir o uso das sacolas plásticas fornecidas nos supermercados. Além disso, são mais resistentes, bonitas, laváveis e duram em média cinco anos.

Pensando nisso, organizamos um tutorial para você aprender de uma vez por todas como fazer uma sacola ecológica em tecido. Esse modelo é dupla face, ou seja, pode ser usado dos dois lados. Assim vai ficar fácil ajudar o meio ambiente e ter uma peça exclusiva e versátil para ser usada no dia a dia.

Veja também:

Como Fazer uma Mochila Saco [Costura para Iniciantes]

Como Fazer uma Bolsa de Calça Jeans Linda e Fácil

Como Fazer Sacolas Ecológicas Dupla Face

Materiais Necessários

Fonte: purlsoho

  • Alfinetes de cabeça de vidro
  • Ferro e tábua de passar
  • Tesoura de tecido
  • Fita métrica
  • Linha para costura
  • Tecido de sua preferência (duas parte de 84 cm X 35 cm cada uma, em cores ou estampas diferentes)
  • Alça de poliéster ou de aldodão

Passo a Passo

Costure os saquinhos de tecido

1. Pegue o tecido que você escolheu para ser o interior da bolsa e estique-o sobre a mesa – deixe o lado direito virado para cima. Agora, dobre ao meio o lado maior desse retângulo, juntando o lado direito com direito (ou estampa com estampa, se for esse o caso).

2. Alfinete as duas laterais, mas deixe a parte superior aberta.

3. Em seguida, leve o tecido para a máquina de costura e feche os lados alfinetados; deixe uma margem de 1 cm a partir da borda. Está pronto o primeiro saquinho, que será a parte interna da bolsa!

4. Para fazer a outra face da bolsa basta executar os passos 1, 2 e 3 com o segundo retângulo de tecido.

4. Após fazer os dois saquinhos de tecido, corte as quatro pontinhas das extremidades, retirando as sobras de tecido (mas com cuidado para não cortar sobre a costura!). O próximo passo é colocar as alças.

Pregue as alças

5. Agora você deve pregar as alças no primeiro saquinho que você costurou. Primeiro, dobre a alça em formato de “U” e posicione as pontas dela rente à borda do saco. Em seguida, meça 7 cm (a partir das laterais do saco) e alfinete a essa distância a primeira alça.

6. Em seguida, alfinete a segunda alça na parte de trás do saco, mantendo a mesma distância de 7 cm das laterais.

Monte a sacola

Nesse momento temos dois saquinhos: um com as alças (que já está virado para o lado direito); e outro sem as alças, que ainda está pelo lado avesso.

7. Para montar a sacola ecológica, encaixe o saquinho que está com as alças dentro do segundo saquinho. Alinhe as costuras e as margens. Em seguida, junte as duas camadas de tecido alfinetando a borda.

8. Costure a parte superior da sacola. Nesse momento, gire a peça, como se estivesse costurando uma manga de camisa. Deixe uma pequena abertura para desvirar a peça.

9. Desvire a sacola, revelando o tecido que estava por dentro e também as alças. Passe a sacola com ferro para desamassar o tecido e marcar bem as laterais.

Fonte: purlsoho

10. Para reforçar as alças e fechar a abertura que você havia deixado, faça um pesponto na parte superior da sacola, a cerca de 2 cm da borda ou de acordo com seu gosto.

Fonte: purlsoho

Está pronta a sua ecobag de tecido! Viu como fazer sacolas ecológicas em tecido é bem mais fácil do que você imaginava?  Agora é só virar e desvirar quando quiser.

Curtiu o tutorial? Então aproveite para conhecer o Curso de Bolsas Descoladas e Descomplicadas e aprenda a fazer peças lindas e modernas com técnicas muito simples!

Veja também:

Máscara de Dormir: Aprenda a Fazer um Modelo Fofíssimo!

Como Fazer Capa de Almofada Estilosa com Botões

Mariana Barbosa
13 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*

[Grátis]
[Grátis]