Pacote de Moldes

Como Fazer Sacolas Ecológicas em Tecido – Passo a Passo

sacolas ecológicas dupla face

Você já ouviu falar das ecobags? Se não ouviu, a gente explica. São as famosas sacolas ecológicas, geralmente feitas de algodão, de lona ou de materiais sustentáveis.

As ecobags têm como principal objetivo substituir o uso das sacolas plásticas fornecidas nos supermercados. Além disso, são mais resistentes, bonitas, laváveis e duram em média cinco anos.

Pensando nisso, organizamos um tutorial para você aprender de uma vez por todas como fazer uma sacola ecológica em tecido. Esse modelo é dupla face, ou seja, pode ser usado dos dois lados. Assim vai ficar fácil ajudar o meio ambiente e ter uma peça exclusiva e versátil para ser usada no dia a dia.

Moldes de Feltro

Veja também:

Como Fazer uma Mochila Saco [Costura para Iniciantes]

Como Fazer uma Bolsa de Calça Jeans Linda e Fácil

Como Fazer Sacolas Ecológicas Dupla Face

Materiais Necessários

Fonte: purlsoho

  • Alfinetes de cabeça de vidro
  • Ferro e tábua de passar
  • Tesoura de tecido
  • Fita métrica
  • Linha para costura
  • Tecido de sua preferência (duas parte de 84 cm X 35 cm cada uma, em cores ou estampas diferentes)
  • Alça de poliéster ou de aldodão

Passo a Passo

Costure os saquinhos de tecido

1. Pegue o tecido que você escolheu para ser o interior da bolsa e estique-o sobre a mesa – deixe o lado direito virado para cima. Agora, dobre ao meio o lado maior desse retângulo, juntando o lado direito com direito (ou estampa com estampa, se for esse o caso).

2. Alfinete as duas laterais, mas deixe a parte superior aberta.

3. Em seguida, leve o tecido para a máquina de costura e feche os lados alfinetados; deixe uma margem de 1 cm a partir da borda. Está pronto o primeiro saquinho, que será a parte interna da bolsa!

4. Para fazer a outra face da bolsa basta executar os passos 1, 2 e 3 com o segundo retângulo de tecido.

4. Após fazer os dois saquinhos de tecido, corte as quatro pontinhas das extremidades, retirando as sobras de tecido (mas com cuidado para não cortar sobre a costura!). O próximo passo é colocar as alças.

Pregue as alças

5. Agora você deve pregar as alças no primeiro saquinho que você costurou. Primeiro, dobre a alça em formato de “U” e posicione as pontas dela rente à borda do saco. Em seguida, meça 7 cm (a partir das laterais do saco) e alfinete a essa distância a primeira alça.

6. Em seguida, alfinete a segunda alça na parte de trás do saco, mantendo a mesma distância de 7 cm das laterais.

Monte a sacola

Nesse momento temos dois saquinhos: um com as alças (que já está virado para o lado direito); e outro sem as alças, que ainda está pelo lado avesso.

7. Para montar a sacola ecológica, encaixe o saquinho que está com as alças dentro do segundo saquinho. Alinhe as costuras e as margens. Em seguida, junte as duas camadas de tecido alfinetando a borda.

8. Costure a parte superior da sacola. Nesse momento, gire a peça, como se estivesse costurando uma manga de camisa. Deixe uma pequena abertura para desvirar a peça.

9. Desvire a sacola, revelando o tecido que estava por dentro e também as alças. Passe a sacola com ferro para desamassar o tecido e marcar bem as laterais.

Fonte: purlsoho

10. Para reforçar as alças e fechar a abertura que você havia deixado, faça um pesponto na parte superior da sacola, a cerca de 2 cm da borda ou de acordo com seu gosto.

Fonte: purlsoho

Está pronta a sua ecobag de tecido! Viu como fazer sacolas ecológicas em tecido é bem mais fácil do que você imaginava?  Agora é só virar e desvirar quando quiser.

Curtiu o tutorial? Então aproveite para conhecer o Curso de Bolsas Descoladas e Descomplicadas e aprenda a fazer peças lindas e modernas com técnicas muito simples!

Veja também:

Máscara de Dormir: Aprenda a Fazer um Modelo Fofíssimo!

Como Fazer Capa de Almofada Estilosa com Botões

Compartilhe onde preferir

Mariana Barbosa

Formada em Letras pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, redatora na Revista Artesanato. Acredita que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas.




Comentários

Riscos Para Pintura em Tecido




Costura Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]