Pacote de Moldes

Como Utilizar Tapetes de Corda para Mudar o Visual da Casa



Tapetes não são apenas peças utilitárias. Além de servir para proteger e aquecer os ambientes, elas também podem ajudar a enriquecer a decoração. Existem muitos modelos diferentes a venda no mercado.

Alguns são indicados para cobrir pisos de cozinha, outros de banheiro; e tem ainda os próprios para dormitório, sala de estar e sala de jantar. Todos esses, certamente, têm o poder de transformar o visual da casa!

Veja também:
15 Ideias de Artesanato com Corda para Decorar sua Casa
Tapete de Retalho de Malha: 40 Modelos Lindos + Passo a Passo

tapete de corda
Fonte: LojasKD

Muitas peças encontradas nas lojas se ajustam bem às propostas de arquitetos e designers de interiores. Mas, o dono do imóvel pode preferir uma decoração mais personalizada. Daí é preciso apelar para alternativas ainda mais ousadas.

Moldes de Feltro

E é por isso que o movimento DIY – do it your self – tem feito tanto sucesso. As pessoas querem algo único e diferente, então resolvem, elas mesmas, criarem seus objetos.

Recentemente, muitas tendências novas surgiram no campo da “moda para casa” – algumas são até bem sustentáveis, como ‘upcycle’.

E o que se percebe é um desejo de poder utilizar materiais inusitados para criar bonitas peças de design. Falando especificamente das coberturas de piso, a última tendência em decoração são os tapetes feitos de corda.

Sobre o uso de tapetes de corda na decoração da casa

Os tapetes de corda possuem um visual bem diferente dos tapetes tradicionais que a maioria das pessoas conhece.

Pacote de Guirlandas em Feltro

Com os materiais no qual eles são fabricados, fica difícil fazer desenhos geométricos tão complexos ou mesmo conseguir tramas de pontos tão pequenos. Afinal, cordas são cabos, feixes, tripas entrelaçadas, fibras torcidas em espirais nos mais diversos comprimentos e espessuras.

Portanto, o visual dos tapetes de corda é mais simples – menos estampado e mais uniforme -, com aspecto mais rústico, bem rugoso. Mesmo assim, isso não quer dizer que eles tenham que combinar apenas com decorações de casas de campo ou de praia. Na verdade, estas peças ficam bem também em propostas modernas de residências urbanas.

Com muita criatividade, o arquiteto ou designer de interiores pode utilizar os tapetes de corda para compor vários cenários diferentes.

Peças assim pode ser usadas em varandas fechadas, em halls de entrada, em dormitórios de adulto, sob mesas de jantar e mais. Ou seja, tapete de corda é um item bastante versátil. Veja nos exemplos apresentados neste texto como eles dão um toque descontraído aos ambientes!

Como fazer tapetes de corda

Os tapetes de corda mais conhecidos pelo público consumidor são aqueles feitos de fibras vegetais, como o sisal. Porém, têm formas artesanais de se fazer um tapete com outros tipos de corda, como fitas plásticas, barbante e tiras de tecido trançadas.

Em tese, pode-se usar qualquer material, desde que seja resistente, não tóxico, e  que possa ser enrolado, atingindo um resultado final flexível.

As imagens apresentadas neste texto confirmam que, com os tapetes de corda, o decorador pode conseguir inúmeros efeitos visuais para os interiores.

Ambientes mais requintados têm sua seriedade quebrada de forma sutil com peças assim. Outros ficam mais confortáveis, com cara de “casinha da vovó”. E tem ainda aqueles coloridos, que combinam com o perfil de muitos clientes jovens.

Se a pessoa decidir fazer, com suas próprias mãos, um tapete de corda, deverá, antes, aprender alguma técnica de artesanato. Pode-se fazer uma peça assim, enrolando um fio longo e firmando a peça com cola ou costura.

Também é possível usar elementos como tear, agulha de tricô ou crochê. Fazer uma transagem. Ou ir trabalhando as tiras em uma tela quadriculada, tanto faz.

Onde é indicado usar tapetes de corda na casa

Como dito antes, é possível usar tapetes de corda em vários pontos da casa. O decorador pode escolher peças de formatos, tamanhos, texturas, cores, materiais e estampas diferentes. Tudo vai depen

der de sua intenção de projeto.

E a reutilização de cordas nem precisa parar por aí. Há maneiras criativas de usar solução similar para fazer adornos e até cobrir almofadas, assentos de cadeiras e sofás.

Agora, use e abuse de toda a sua criatividade para fazer um lindo tapete de corda para a sua casa! Depois, veja onde ele ficará mais bonito.

Estas dicas de decoração com tapete de corda foram criadas pela equipe Viva Decora.

Veja também:
Como Fazer Tapete de Barbante – Passo a Passo Fácil

Artesanato com Corda – Aprenda a Fazer um Cesto Artesanal com Balde

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Artesanato para Decoração Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email