Você sabe qual é a melhor tinta para pintar MDF? Apesar da infinidade de opções existentes no mercado, cada tinta possui uma indicação, função e técnica de aplicação específica. Por isso,
Muitas vezes queremos mudar nossa casa e não sabemos como. Seja na pintura ou nos cômodos, qualquer mudança pode influenciar e muito na aparência de qualquer ambiente. Por isso, muitas vezes o seg
3 Tipos de Tinta para Pintar MDF – Saiba Como Usar Cada Uma
Você sabe qual é a melhor tinta para pintar MDF? Apesar da infinidade de opções existentes no mercado, cada tinta possui uma indicação, função e técnica de aplicação específica. Por isso, antes de começar a pintar uma peça de MDF, é importante que você saiba exatamente quando e como usar cada uma delas.
Ficou curiosa e quer saber qual o tipo de tinta é mais indicada para a peça que você vai pintar? Então continue a ler este post e veja algumas técnicas para pintura em MDF.
Tipos de Tinta para Pintar MDF
1. Látex PVA
Se você não tem prática com pintura ou deseja um acabamento mais fosco, essa é, sem dúvida, a tinta ideal para usar nos seus projetos. Além da grande variedade de cores, a tinta látex PVA também é fácil de aplicar e limpar, seca rápido, é resistente ao mofo, aceita a repintura, tem pouco odor e grande durabilidade. Não é à toa que é a tinta mais usada em artesanato.
Isso acontece porque a base solúvel em água permite que a tinta seja aplicada tanto com pincel quanto com rolos, esponjas e rolinhos de espuma, o que facilita o processo de aplicação, mesmo por pessoas sem prática em pintura.
Em contrapartida, a mesma propriedade pode ser um problema se a tinta for usada em objetos que permaneçam em ambientes externos, ao abrigo do sol e da umidade, visto que, por ser solúvel em água, a pintura pode manchar. Por isso, opte pela tinta látex PVA apenas para objetos e móveis que permanecerão no ambiente interno.
Além disso, antes de aplicar a tinta PVA, lembre-se sempre de fazer a preparação do fundo, pois isso permitirá que a tinta fixe melhor na superfície. Para tanto, lixe toda a peça até o brilho sumir e passe uma base para pintura.
2. Tinta acrílica
Assim como a tinta látex PVA, a tinta acrílica também é solúvel em água e, portanto, tem as mesmas propriedades, como facilidade de aplicação e limpeza e secagem rápida. Contudo, a variedade de acabamentos é bem maior, podendo achá-la nas versões fosco, semi brilho e acetinado.
Outro ponto que diferencia a tinta acrílica da PVA são as resinas acrílicas contidas em sua fórmula e que proporcionam impermeabilidade à peça e maior resistência aos efeitos do tempo, o que faz com que essa tinta seja mais indicada para pintura de objetos para áreas externas.
Já o acabamento perfeito fica por conta da aplicação, que deve ser feita com, pelo menos, duas a três demãos. Mas, como a tinta acrílica seca rápido, não é necessário esperar entre as sessões de pintura, o que torna o processo mais ágil.
3. Tinta spray ou automotiva
A palavra que melhor define a tinta spray é praticidade. Isso porque o spray dispensa qualquer tipo de ferramenta de aplicação, pois possui um bico atuador que facilita e acelera o processo de pintura, além de cobrir superfícies variadas, que tenham muitos detalhes ou recortes.
Outro ponto que diferencia a tinta spray das demais é a sua composição. Ao contrário das tintas já mencionadas, a tinta spray possui solvente em sua composição, o que deixa a peça com efeito laqueado, brilhante e mais resistente às ações do tempo.
Contudo, usar a tinta spray não é tão simples quanto se imagina. Como a aplicação requer um conhecimento técnico específico, o risco de danificar a peça é grande. Por isso, veja aqui como aplicar a tinta spray corretamente.
Além disso, como o spray tem uma área de cobertura mais ampla que as demais tintas, é necessário que a pintura seja realizada em local aberto e ventilado, lembrando-se sempre de cobrir tudo – móveis e chão – com jornal para não ter a casa manchada de tinta. Antes de começar a pintar, também é importante preparar a peça para receber a tinta, lixando-a para eliminar imperfeições.
E aí, pronta para pintar móveis e objetos em MDF? Se você gostou de aprender como usar tinta para pintar MDF, deixe um recadinho aqui no final da página.
Compartilhe onde preferir
Revista Artesanato
Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.Recomendados Para Você:
Comentários
4 comentários
Gostei muito das dicas…E para pintura em gesso? Qual a tinta ideal?
Sandra,
Para pintura em gesso, o ideal é usar uma tinta acrílica.
Abraço!
Excelentes dicas….obrigada.
AMEI AS INFORMAÇÕES.
PARABÉNS!!