Pacote de Moldes

3 Tipos de Tinta para Pintar MDF – Saiba Como Usar Cada Uma



Você sabe qual é a melhor tinta para pintar MDF? Apesar da infinidade de opções existentes no mercado, cada tinta possui uma indicação, função e técnica de aplicação específica. Por isso, antes de começar a pintar uma peça de MDF, é importante que você saiba exatamente quando e como usar cada uma delas.

Ficou curiosa e quer saber qual o tipo de tinta é mais indicada para a peça que você vai pintar? Então continue a ler este post e veja algumas técnicas para pintura em MDF.

Veja também:

Tinta Para Artesanato – Descubra Como Escolher o Melhor Tipo

Moldes de Feltro

Como Decorar Caixas em MDF Passo a Passo

Tipos de Tinta para Pintar MDF

1. Látex PVA

Se você não tem prática com pintura ou deseja um acabamento mais fosco, essa é, sem dúvida, a tinta ideal para usar nos seus projetos. Além da grande variedade de cores, a tinta látex PVA também é fácil de aplicar e limpar, seca rápido, é resistente ao mofo, aceita a repintura, tem pouco odor e grande durabilidade. Não é à toa que é a tinta mais usada em artesanato.

Isso acontece porque a base solúvel em água permite que a tinta seja aplicada tanto com pincel quanto com rolos, esponjas e rolinhos de espuma, o que facilita o processo de aplicação, mesmo por pessoas sem prática em pintura.

tinta para pintar MDF

Em contrapartida, a mesma propriedade pode ser um problema se a tinta for usada em objetos que permaneçam em ambientes externos, ao abrigo do sol e da umidade, visto que, por ser solúvel em água, a pintura pode manchar. Por isso, opte pela tinta látex PVA apenas para objetos e móveis que permanecerão no ambiente interno.

Além disso, antes de aplicar a tinta PVA, lembre-se sempre de fazer a preparação do fundo, pois isso permitirá que a tinta fixe melhor na superfície. Para tanto, lixe toda a peça até o brilho sumir e passe uma base para pintura.

Pacote de Guirlandas em Feltro

tinta para pintar MDF

Veja também: Como Fazer Pátina em Móveis de MDF

2. Tinta acrílica

Assim como a tinta látex PVA, a tinta acrílica também é solúvel em água e, portanto, tem as mesmas propriedades, como facilidade de aplicação e limpeza e secagem rápida. Contudo, a variedade de acabamentos é bem maior, podendo achá-la nas versões fosco, semi brilho e acetinado.

tinta para pintar MDF

Outro ponto que diferencia a tinta acrílica da PVA são as resinas acrílicas contidas em sua fórmula e que proporcionam impermeabilidade à peça e maior resistência aos efeitos do tempo, o que faz com que essa tinta seja mais indicada para pintura de objetos para áreas externas.

Já o acabamento perfeito fica por conta da aplicação, que deve ser feita com, pelo menos, duas a três demãos. Mas, como a tinta acrílica seca rápido, não é necessário esperar entre as sessões de pintura, o que torna o processo mais ágil.

3. Tinta spray ou automotiva

A palavra que melhor define a tinta spray é praticidade. Isso porque o spray dispensa qualquer tipo de ferramenta de aplicação, pois possui um bico atuador que facilita e acelera o processo de pintura, além de cobrir superfícies variadas, que tenham muitos detalhes ou recortes.

Outro ponto que diferencia a tinta spray das demais é a sua composição. Ao contrário das tintas já mencionadas, a tinta spray possui solvente em sua composição, o que deixa a peça com efeito laqueado, brilhante e mais resistente às ações do tempo.

Contudo, usar a tinta spray não é tão simples quanto se imagina. Como a aplicação requer um conhecimento técnico específico, o risco de danificar a peça é grande. Por isso, veja aqui como aplicar a tinta spray corretamente.

tinta para pintar MDF

Além disso, como o spray tem uma área de cobertura mais ampla que as demais tintas, é necessário que a pintura seja realizada em local aberto e ventilado, lembrando-se sempre de cobrir tudo – móveis e chão – com jornal para não ter a casa manchada de tinta. Antes de começar a pintar, também é importante preparar a peça para receber a tinta, lixando-a para eliminar imperfeições.

E aí, pronta para pintar móveis e objetos em MDF? Se você gostou de aprender como usar tinta para pintar MDF, deixe um recadinho aqui no final da página.

Veja também:

Como Usar Tinta Spray Corretamente – Dicas Imperdíveis

Aprenda a Fazer um Porta Joias de MDF Decorado

 

Compartilhe onde preferir

Marina Rezende

Jornalista e redatora na Revista Artesanato, acredita no poder de transformação que o artesanato tem no mundo e na vida das pessoas.




Comentários

3 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Pintura Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email

[Grátis]
[Grátis]