Pacote de Moldes

Como Tirar Foto de Seus Artesanatos: 4 Erros que Você Pode Estar Cometendo

Na hora de expor os seus artesanatos na internet é fundamental se atentar para algumas estratégias na postagem, como as fotos que serão publicadas.

Afinal, é por meio dessas imagens que o interesse do público será despertado. Mas não basta apenas dar um clique no seu celular ou na sua máquina de fotografar. É preciso saber como tirar foto, observando e explorando diversos aspectos, como iluminação, cenário e enquadramentos.

Mas você sabe como tirar foto dos seus artigos? Sabe quais são as técnicas que devem ser utilizadas para ter uma fotografia de qualidade e que destaque ainda mais o seu produto?

Pensando em te ajudar nessa tarefa de exposição dos seus artesanatos, elaboramos este artigo com os erros mais cometidos pelos artesãos e, é claro, com as soluções para todos eles. Assim, você terá fotos de qualidade e alcançará mais pessoas. Veja só!

Moldes de Feltro

Veja também:
Como administrar o meu estoque?
Onde Vender meu Artesanato?

4 Dicas para tirar fotos perfeitas do seu artesanato

1. Iluminação

A iluminação é essencial para dar cor e vida aos seus artesanatos, mas é preciso estar atento à forma em que ela se dará.

Um dos maiores erros cometidos é tirar foto do artesanato utilizando o flash. Ele faz com que apareçam manchas no seu artesanato e deixa a foto com um aspecto amador.

Solução: Se você não tiver um comodo bem iluminado pela luz do sol, é melhor que sejam utilizadas 3 luminárias ou abajures com lâmpadas espirais da cor branca em pontos em volta da peça, a uma distância de 30 a 40cm.

Você pode, ainda, fazer uma softbox caseira para te ajudar a ter uma excelente iluminação. Aprenda como fazer no vídeo abaixo.

Uma terceira possibilidade é utilizar a luz solar, natural. Mas não tire a foto diretamente no sol quente, por volta do meio dia.

 2. Câmera

Os maiores erros cometidos no manuseio da câmera é tirar a foto no modo automático e/ou sem foco.

Solução: Atualmente quase todas as máquinas e celulares possuem o modo manual. Opte, portanto, utilizá-los nesse modo operacional, e não no automático, pois ele permite que você tenha o controle sobre a qualidade das suas fotos.

Assim, teste as opções de configurações da sua máquina ou do seu celular e aprenda conceitos básicos (velocidade, abertura e ISO).

Escolha sempre a maior resolução, pois ela permite que a pessoa que esteja vendo a foto do seu artesanato dê um zoom sem que a qualidade seja perdida.

Lembre-se também de limpar a lente da câmera. Pode parecer uma dica boba, mas muita gente acaba esquecendo disso e produzindo fotos embaçadas.

3. Cenário

Desconsiderado muitas vezes, o cenário também é essencial para uma foto de qualidade.

Erros: Um erro gigantesco muito comum é tirar as fotos dos artesanatos com fundos muito estampados e coloridos ou em mesas e sofás. Isso pode tirar o foco da peça a ser exposta.

Solução: Você pode criar um cenário próprio para esse trabalho. Utilize EVA, tecido, cartolina ou papel cartão para fazer o fundo.

Sempre opte por fundos neutros, como branco ou bege claro – caso a peça a ser fotografada tenha grande quantidade de branco.

Só é recomendado tirar foto do seu artigo expondo ambientes, caso a peça seja própria daquele lugar, como: foto do tapete na sala, toalha de rosto no banheiro, pano de prato na cozinha, etc.

4. Enquadramento

Essa é um fator fundamental na hora de tirar fotos, mas que requer bastante prática.

Erros: Muitas pessoas erram na hora de posicionar o objeto a ser fotografado no cenário e no abuso do zoom.

Soluções: Para o primeiro erro, a solução é treinar e usar a regra dos terços. Por meio dessa regrinha, você deverá dividir a sua foto em nove quadros iguais, utilizando duas linhas na horizontal e duas linhas na vertical. A sua peça deve ficar posicionada onde as linhas se cruzam.

Veja no tutorial a seguir como fazer isso:

Já para o segundo erro, a dica é tirar as fotos sem o zoom, pois ele reduz a qualidade. Se necessário, faça os cortes depois.

Agora que você aprendeu como tirar fotos mais bonitas e com mais qualidade, com certeza seus artesanatos chamarão mais atenção. E consequentemente suas vendas também devem aumentar.

Siga todas essas dicas aí na sua casa, e deixa aqui nos comentários qual você mias gostou. E caso tenha ficado com alguma dúvida pode perguntar também.

Veja também:
5 Artesanatos que Vão Fazer Sucesso em 2020
Como vender artesanato e ganhar dinheiro trabalhando em casa

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

2 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Artesanato em Geral Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email