Pacote de Moldes

Reduzir, reutilizar e reciclar – entendendo os 3 R’s



Essa é a semana da reciclagem aqui na Revista Artesanato! Para começar bem, ontem lançamos o curso de reciclagem, com 130 ideias simples e criativas para reciclar objetos em casa. Você pode ver mais informações sobre o curso clicando na imagem abaixo:

 

Curso de reciclagem

Moldes de Feltro

 

Hoje, para continuar com esse assunto, trazemos o texto da Ione Estrella, explicando um pouco sobre os 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Esse é um tema muito importante para quem deseja ajudar o meio ambiente, fazendo ações relevantes sem esperar do governo, com as próprias mãos. Vamos ao texto:

Se você curti confeccionar projetos artesanais com garrafa pet, não deixe de visitar a nossa categoria Artesanato com Garrafa Pet.

3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Pacote de Guirlandas em Feltro

Fala-se muito em sustentabilidade, reciclagem e que temos que ajudar o planeta com ações para amenizar o impacto causado pelo lixo, pelo desmatamento e pela ganância. Mas para que isso aconteça, precisamos entender o que significa esse conjunto de palavras.

Na década de 1980, o crescimento econômico leva a discussões sobre o meio ambiente e começa-se a pensar em ações de preservação e sustentabilidade.

Sustentabilidade: Ações que tem por objetivo suprir as necessidades, sem que para isso tenha que devastar a Amazônia, poluir os Mares e Rios com toneladas de lixo, comprometendo as próximas gerações. É de nossa inteira responsabilidade deixar um mundo melhor,  com mais Amor, Respeito pelo Ser Humano e pela Natureza.

A poluição do meio ambiente tem despertado a atenção para o problema do lixo nos grandes centros urbanos. O crescimento populacional, a cultura do descartável, a falta de educação ambiental tem trazido grandes dificuldades para as cidades lidarem com o seu lixo, tal a grande quantidade de resíduos.

A consciência ecológica tem que começar nos lares e nas escolas, mas a implantação da coleta seletiva é o primeiro passo para ensinar as pessoas a separar o lixo seco do lixo orgânico. Alguns condomínios usam a coleta seletiva como forma de reduzir custos e gerar renda,  existindo também diversas cooperativas que buscam resolver o problema dos resíduos, que aumenta mais a cada dia.

 

A melhoria da qualidade de vida e a geração de renda passa pelo aprendizado dos 3 R’s .

 

Reduzir: Comprar e usar somente o que for necessário, evitando assim o desperdício financeiro, o desperdício de alimentos e o acúmulo de lixo na natureza, a isso se dá o nome de consumo consciente.

 

Reutilizar: Procurar ações que façam a latinha, o vidro, a garrafa pet, a calça jeans e a camiseta, demorarem um tempo maior para chegar ao lixo. Como isso pode acontecer?

O pote de vidro, a garrafa pet e a latinha, com criatividade, podem virar jarra, carrinho, bichinho, potinho para condimentos, enfeites de festa e objeto de decoração. Existe uma infinidade de possibilidades para a reutilização.

O jeans e a camiseta, após a customização, retornam mais bonitos. A água usada na máquina de lavar pode ser reutilizada para lavar área de serviço, o quintal e calçada.

Nós temos acúmulo de pneus, que podem ser reaproveitados como pufes. Ficam lindos, é muito fácil de ser feito! Algumas pessoas usam sisal, que fica mais sofisticado, e outras usam o tecido para revestir os pufes. As duas formas são válidas e com certeza garantem uma boa renda.

Existem instituições que necessitam de tudo, faça doações do que você não usa, evitando assim o lixo.

Reciclar: Material que após o desmonte retorna para a cadeia produtiva de outra forma, podendo competir em igualdade de condições, em nível de beleza, luxo e originalidade com qualquer peça do mesmo seguimento.

Caixa tetra pak, filtro de café, caixa de sabão em pó, jornais e revistas, podem ser transformados em bolsas, carteiras, sacolas, colares, brincos, peças para decoração e o que a sua criatividade permitir.

A garrafa pet, após processo de desmonte, pode ser transformada em tecido, bolsa, colar e brinco. O pneu (nesse caso é reciclagem) em sandálias e chinelos. O grande negócio é trabalhar a criatividade!

O mais importante na “Reciclagem” é geração de emprego e renda para a manutenção das famílias, pois há muitas pessoas que vivem desses resíduos.

 

Entendeu um pouco sobre os 3 R’s? Pois então agora vem a parte mais importante: colocar em prática! Veja que você pode fazer muitas coisas com as suas próprias mãos, sem esperar que outros façam. Pense bem na sua importância para a sociedade, seja útil!

 

Sobre a Autora: 

Ione Estrella

www.facebook.com/reciclandoartevida

[email protected]

Tel: (21) 9498 4756

Compartilhe onde preferir

Revista Artesanato

Queremos mostrar a você os melhores trabalhos manuais para se fazer, gastando pouco dinheiro e o mais fácil possível para que qualquer pessoa possa fazer.




Comentários

7 comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.


Você pode usar estas tags HTML e atributos:

Riscos Para Pintura em Tecido




Artesanato com Reciclagem Veja mais >>

JA CONHECE NOSSOS CURSOS?

Mais cursos

Receba ideias gratis por email